terça-feira, 15 de junho de 2010

Um manjericão com aroma de zaatar

Folhas de manjericão-zaatar e pimentas-rosas: rosa e branca
Na água, o galhinho que viajou em caixa de Sedex ressucitou
Folhas de manjericão e sementes de pimenta-rosa rosa e pimenta-rosa branca (raríssima) chegaram ontem pelo Sedex, presentes do Edilson Giacon da Cipreste Sementes, o mesmo que me mandou uma muda de limão kafir e o jaracatiá que plantei na praça.
Chegaram embalados em guardanapo de papel. As folhas ainda estavam frescas e havia um galho com flor, do qual cortei imediatamente a ponta desidratada, umedeci e desdobrei as folhas e botei num copo com água para tentar reanimá-lo. Hoje as folhas já estavam como se vêem na foto, assanhadas e contentes. Daqui a alguns dias, vão pra terra.
Segundo Edilson, este manjericão, ganhou de um amigo de ascendência árabe que lhe contou ser esta a folha usada para fazer zaatar (aquele tempero que conhecemos como a mistura de sumac, tomilho e gergelim). O amigo o chama simplesmente de zaatar (assim como o tomilho que, em árabe, também pode ser Sa'tar ou Zeeter).
As folhas são grandes e mais escuras que o manjericão gigante que conhecemos como basilicão. Lembram as folhas de alfavacão, porém mais lisas e escuras. Forma um arbusto grande. E o aroma é uma mistura de tomilho e orégano que, aliás, são muito parecidos em si pela coincidência de óleos essenciais.
Porém, a identificação de um manjericão é tão difícil que devemos desconfiar de qualquer certeza em se tratando destes tipos menos comuns. Então, deixo a tarefa para taxonomistas experientes, afinal, só do gênero Ocimum são mais de 60 espécies e dentro da espécie Ocimum basilicum, à qual pertence o manjericão comum e muitos outros, há ainda inúmeras variedades e subespécies com características morfológicas e organolépticas distintas. Veja alguns nomes aqui. Esta proliferação de biotipos se dá porque há muita polinização cruzada entre manjericões. Então, quem sou eu pra arriscar um palpite? Vou chamá-lo de manjericão-zaatar, e saber que tem aroma de orégano agora é o que importa.
Aproveitei as folhinhas para temperar alguns legumes que estavam por aqui dando sopa - umas batatas, couve-flor, chuchu e uma moranguinha que ganhei da Mara Salles (na foto). E ainda pude usar os brotos dos grãos de mostarda branca que eu havia posto para germinar há alguns dias (foto) e que dão uma picância boa, além das raizes de cúrcuma que ainda jazem frescas sob a terra apesar de já terem perdido as folhas. Fiz a olho, mas anotei. Serve como ideia de uso para a erva, que também vai bem em molhos de tomate, pestos, manteiga de ervas, sopas etc.
Legumes no vapor com cúrcuma e manjericão-zaatar

1 cenoura picada (70 g)
1/2 chuchu picado (180 g)
2 batatas médias picadas (350 g)
Sal a gosto
1 couve-flor pequena, florzinhas separadas (200 g)
1 abobrinha madura picada (100 g)
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
1 colher (chá) de grãos de mostarda escura
1/2 cebola grande picada (120 g)
1 colher (chá) de grãos de coentro e grãos de cominho tostados e triturados juntos
1 pimenta dedo-de-moça verde sem sementes picada
1 pimenta dedo-de-moça vermelha sem sementes picada
1 raiz de cúrcuma / acafrão-da-terra (ou 1 colher (chá) do tempero em pó)
1 xícara de água morna
10 folhas de manjericão-zaatar (ou use manjericão e orégano)
3 colheres (sopa) de grãos de mostarda germinados
Numa panela de vapor coloque a cenoura, o chuchu e a batata. Polvilhe sal e deixe cozinhar no vapor por 10 minutos ou até os legumes ficarem macios, mas íntegros. Retire do vapor e faça o mesmo com a abóbora e a couve-flor. Devem cozinhar em 5 minutos. Reserve todos misturados. Numa frigideira grande, aqueça o óleo com a mostarda e espere os grãos começarem a pipocar. Junte a cebola e refogue até murchar. Adicione o coentro com cominho e as pimentas. Mexa e junte os legumes cozidos. Mexa delicadamente, de preferência chacoalhando a frigideira. Quando estiver tudo bem quente, bata a raiz de cúrcuma com a água, coe e junte à mistura de legumes (ou simplesmente misture o tempero em pó e a água). Mexa delicadamente, junte o manjericão e os brotos de mostarda e deixe ferver. Prove o sal e corrija, se necessário. Se quiser, junte mais manjericão em tirinhas para decorar e sirva com arroz.
Rende: 6 porções
Quem quiser encomendar a ervinha, aqui está o contato do Edilson
Edilson Giacon
Fone (19) 3451-5824 / 9144-7580
Ciprest - Mudas de Plantas - www.ciprest.com.br

8 comentários:

Eliane disse...

Deu fome!!!!!!!!!!!!!!!!!
Seu cosido ficou lindo!!!!!!!1

Anônimo disse...

Ai que vontade que dá essa seu blog!!! Socorro!! Mandei email sobre o nosso encontro. Me fala.

beijos, Graziela

Andréa Potsch disse...

OI Neide!
Adorei ver uma foto do zaatar... Só conhecia de nome. Pelo que sei a erva conhecida por zaatar tem o nome de marjorana syriaca. Mas obviamente não sei dizer se é a que você ganhou...
Obrigada! Pesquiso especiarias e suas informações são sempre preciosas para mim!
bjs

Bombom disse...

Ai, como eu gostava de conhecer essas "ervinhas" todas e saber os nomes e distinguir os sabores!...Aqui em Portugal é muito difícil encontrar algumas dessas variedades, mas por certo teremos outras dado que, como dizes, elas são tantas. No meu quintalzinho da aldeia temos uma variedade de tomilho a que chamam serpão e que se usa para temperar a carne dos cabritos para assar no forno. Essa de que falas, não conhecia, mas faz pensar em sabores e perfumes árabes.Esse estufadinho devia estar uma maravilha! Bjs. Bombom

Anônimo disse...

Olá!
Essa planta também é conhecida como alfavaca (ou alfavaquinha). No Norte é utilizada para temperar peixes,juntamente com a cebolinha o coentro (cheiro-verde) e um tipo de coentro chamado de chicória do Pará. Há lugares onde se utiliza para temperar a galinha caipira. Fica uma delícia! Costumo utilizar quando faço almôndegas de proteína de soja. Também acrescento na água que utilizo para limpar o frango. Ajuda a retirar o cheiro forte. Adiciono várias folhas em água fervente e ponho sobre os cortes de frango, já limpos. Confere um aroma especial ao prato. Outra utilização que conheço é em forma de chá para combater hipertensão arterial.

Espero que goste das dicas.

Suzana disse...

Neide, esse manjericão parece maravilhoso! E o prato que você fez, deu água na boca!!! Como você germinou a mostarda? abço

Unknown disse...

Tenho um pé de atar como posso fazer temperos com ele posso fazer chás pois sou diabética

Unknown disse...

Parece com alfavaca, mas não é. Os pe de Zaatar é idêntico e não dá p fazer chá.