quinta-feira, 10 de junho de 2010

Spätzle de folhas de batata-doce

Dito e feito. Como disse no post anterior a respeito das folhas de batata-doce, fui pra cozinha e testei um restinho delas numa receita do versátil spätzle. Como não tinha mesmo ideia do que seria o almoço de hoje, foi uma ótima saída, pois se tem um prato tão rápido quanto miojo é o tal do spatzle. Molho, não tinha nenhum, então poderia ser apenas umas rodelas de cebola douradas na manteiga. Só que a manteiga também se acabou nesta manhã. Mas Eliana se lembrou dos tomatinhos orgânicos que estavam meio esquecidos na geladeira. Foi só refogar no azeite com alho, pimenta e folhinhas de manjerona. Sobre as minhoquinhas verdes com gosto de massa de espinafre, só os tomates doces e suculentos, umas lascas de parmesão e nhac.
Spätzle de folhas de batata-doce
1/2 xícara de folhas de batata-doce cozidas e escorridas (70 g)
1 ovo
Água suficiente para completar 240 ml com as folhas e o ovo
120 g de farinha de trigo especial (1 xícara)
1 pitada de sal
Numa xícara-medida de 240 ml, coloque as folhas cozidas de modo a atingir metade de sua capacidade. Por cima, coloque o ovo e complete o volume com água. Bata no liquidificador até a mistura ficar cremosa. Passe para uma tigela, junte o sal e mexa bem. Acrescente a farinha e bata até resultar numa massa firme e elástica. Passe pelo instrumento de fazer spätzle ou por uma frigideira furada (veja aqui outro instrumento improvisado na receita do spatzle de taioba). Ou ainda apoie uma tábua com a massa na borda da panela e vá cortando tirinhas com uma faca ou espátula, deixando cair direto sobre a água. Quando as massinhas boiarem como nhoque, tire com uma escumadeira e vá ajeitando numa travessa que deve ser mantida aquecida. Regue com um pouquinho de manteiga ou azeite só para não grudarem. Sirva com molhos ou carnes ensopadas.
Rende: 2 porções
Para os tomates: aqueça numa frigideira 2 colheres (sopa) de azeite com 2 dentes de alho fatiados. Junte uma pimenta dedo-de-moça sem sementes picada e deixe começar a dourar o alho. Junte 8 tomates pequenos cortados em quatro ou tomatinhos cerejas cortados ao meio, umas folhinhas de manjerona, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Chacoalhe a frigideira só para aquecer os tomates. Sirva quente sobre o spatzle. Complete com umas lascas de parmesão.

20 comentários:

clau disse...

Neide, toda vez que vejo vc fazer estas massinhas me entusiasmo e depois...me esqueço. rss
Um dia vou lembrar e por a mao na massa!
Bjs!

Neide Rigo disse...

Clau,
até eu me esqueço. Um beijo, N

Nina disse...

Hum... gostei dessa idéia. Gosto mais de comer que de cozinhar, mas essa eu acho que vou testar...

Bjo

Karla Caetano disse...

Super Neide, sempre me socorrendo!
Tava aki sem saber o que fazer pro filhote almoçar amanhã, minha horta tah no zero, a grana chegou no fim, a despença quase vazia e eis que você me vem com "folhas de batata-doce"? Salvou nosso almoço! A última vez tinha sido com caroço de jaca... hummmmmm (cativou), ainda vou fazer a jaca verde, a jaqueira do meu cunhado que me aguarde!
Bjkas e grata por você ser você!

Dricka disse...

Neide definitivamente estou começando a achar que nossos pensamentos estão em sintonia cósmica,rsrs: estava com uma batata doce na fruteira que começou a nascer e eu deixei por que ela tava dando umas folhas lindas, fiquei olhando aquilo com uma vontade de refogar e morrendo de medo, perguntei a minha mãe se comia-se folhas de batata doce e ela, mesmo sendo da roça, me disse que nunca tinha ouvido falar, muito menos experimentado. Que grata surpresa ver esclarecida no blog uma duvida que nem mesmo formulei. Por isso que o Come-se cada dia me encanta mais.
Bjs
P.s.: esse molho do spätzle é meu preferido sempre pra qualquer massa. AMO.

Eduardo Luz disse...

Este post chegou um pouquinho atrasado!! rs
Estava com uma batata-doce brotando e plantei. Resultado: cresceu e multiplicou como poucos!
Cheguei, inclusive a colher algumas. Só que duma hora pra outra, ela morreu e junto com ela, um montão de folhas!! Não sabia que podia aproveitá-las.
Vou comprar outra!! rs
Pergunta: dá pra aproveitar (sem ser pra caldos) as folhas de alho poró?
Abs.

Neide Rigo disse...

Nina, este prato é vapt vupt. E a massinha pode ser feita com qualquer verdura cozida.

Karla, taí um prato econômico, versátil e nutritivo, bom pras horas de aperto. Depois me conte.

Drika, nisto os orientais são bons - em nos mostrar o tanto de itens comestíveis que por aqui desperdiçamos. Eu vivo aprendendo com eles.

Edu, que pena que perdeu as folhas. Eu uso as folhas de alho-poró como cebolinha, finamente fatiadas, pra qualquer prato. Imagigno que sejam apropriadas até para os spatzle. Vou tentar dia desses (cozido antes).

Um abraço, N

Gabriel Leicand disse...

Adorei!
Vou testar...

E com taioba, tem que tomar cuidado com taioba brava. Quando eu era criança, tinha uns nove anos, quis comer um refogado, achei uma no mato de Ubatuba Taioba brava... ardeu a língua até.

Neide Rigo disse...

Gabriel,
A taioba é bom que venha de um pé já conhecido, já que pode mesmo gerar confusão com a brava, com muito ácido oxálico - veja aqui duas delas em Ubatuba também: http://come-se.blogspot.com/2008/01/taiobas-mansas-taiobas-bravas.html. E mesmo assim nunca é bom fazer refogada diretamente sem antes dar uma escaldada.

Um abraço, N

Filipe & Anne disse...

olá, estávamos procurando mais receitas com Folha de Batata Doce. Aqui onde estamos existe um prato delicioso com a esta folha. Chama-se Wuri Burexe (lê-se bureré). Moramos na África. É uma receita deliciosa de molho com folha de batata apimentado com peixe para comer acompanhado de arroz. Abços

Anônimo disse...

Ola.. me diga indo se acha folha da batata doce em SP.

obrigado,
Carlos

Anônimo disse...

Ah! o gostinho de minha infância no interior. Minha mãe fazia um refogado de folhas de batata doce tão saboroso. A forma de fazer é a mesma de fazer uma couve refogada.E ainda dizia, era pura vitamina... Mazé - BH

Anônimo disse...

Boa tarde! Estou precisando urgente de folhas de batata doce para fins medicianis. Sabe onde posso encontrar essas folhas em São Paulo?
Obrigado,
Joacir

Anônimo disse...

Boa tarde! Estou precisando urgente de folhas de batata doce para fins medicinais. Sabe onde posso encontrar essas folhas em São Paulo?
Obrigado,
Joacir

Anônimo disse...

Preciso urgente de folhas de batata doce para fins medicinais. Sabe onde posso comprá-las em São Paulo?
Obrigado,
Joacir

Anônimo disse...

tenho uma plantaçao enorme de batata doce no meu quintal e tava com medo de usar as folhas para fazer cha,entao pode beber o cha que nao faz mal?

Humberto Marra disse...

Pessoal, tivemos a oportunidade de comer esses spatzles do mato aqui em Goiania.... olha uma das melhores coisas que já comi, a combinação com o molho de tomate então .... uma descoberta !

Valéria Silva disse...

Oi você disse massinhas com gosto de espinafre,boa ideia espinafre é que não falta aqui em casa em uma roça deles,já estão na panela vão virar é um nhoque isso sim.Mas vou plantar uma batata no copo para o futuro.Beijocas mil e obrigada.

Hair Fall Treatment disse...

Hair Fall Treatment offers Non-surgical hair replacement in Delhi. We have many types of Quality Hair Patches with the best prices. To Book Your Service 📞+91-9873152223, +91-9250504810 and be our Happy Client. Contact us to getting more Information 9873152223, 9250504810.

Hair Fall Treatment disse...

Amazing blog post. I hope Author will share more information About this post. My Blog is all about Hair Fall Treatment. We offer Amazing hair transformation. Our Service charges very fine. To Book Your Service 📞+91-9873152223, +91-9250504810.