quinta-feira, 1 de abril de 2010

Manjar do sertão - com licuri, leite de cabra, araruta e caju passa


Aquela farinha de licuri de Capim Grosso, aquela araruta de Conceição de Almeida e aquele caju passa de Alagoinhas, ingredientes baianos que eu trouxe do Terra Madre Brasil 2010, se juntaram com um pouco de leite de cabra, destes de supermercado mesmo, e açúcar e viraram este gostoso manjar. A primeira versão que fiz levei para o aniversário da Veronika, mas depois dele já fiz três testes até chegar a estas medidas que considerei mais adequadas.
Manjar de licuri com araruta, leite de cabra e calda de caju passa
2 xícaras de leite de cabra
1/4 de xícara de farinha de licuri (farelo depois de extraída a gordura) ou use licuri triturado
3 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1/4 de xícara de araruta diluída em 1/4 de xícara de leite
Para a calda
1/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara de água
Gotas de limão
2 cajus passas
Para o manjar, misture numa panela o leite com o licuri , o açúcar e o sal e leve ao fogo. Quando estiver quase fervento, junte a araruta dissolvida e mexa até ferver e engrossar. Coloque numa forma pequena de pudim umedecida com água (ou use qualquer recipiente que permita desenformar depois). Pode fazer porções individuais em xícaras, por exemplo. Leve à geladeira e deixe, de preferência, de um dia para outro. Ou até ficar bem firme. Desenforme e sirva com a calda.
Para a calda, coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo. Deixe caramelizar. Despeje a água de uma só vez e espere dissolver os torrões. Junte umas gotas de limão e o caju picado. Deixe ferver por 1 minuto ou só até amolecer um pouco o caju e desligue o fogo. Espere esfriar e sirva com o manjar.
Rende umas 6 porções
Variações: pode usar leite comum no lugar do leite de cabra; açúcar mascavo ou rapadura no lugar do açúcar comum; coco ralado e até aquele que sobra depois de extrair o leite no lugar do licuri e maisena no lugar da araruta. O que estiver mais à mão. É, na verdade, um mingau durinho para servir com a compota de fruta que quiser.
Nota: uso sempre medidas padronizadas (1 xícara = 240 ml; 1 colher de sopa = 15 ml, sempre rasadas)

5 comentários:

Mariângela disse...

Neide,tu estás me maltratando demais ultimamente,daria TUDO por uma fatia deste manjar,menina,que loucura!Ficou divino.Beijo!

Neide Rigo disse...

Mari, já disse, é só vir me visitar e faço pra ti.
beijos e boa Páscoa! N

Margot disse...

Oi Neide!!! Isso sim é que é um manjar dos deuses!!! Deu tanta agua na boca que vou fazer um no feriado. Mas com a falta do licuri por aqui, vou tentar a castanha do para no lugar do coquinho. Sera que vai dar certo? Depois te conto. Bom feriado. Bjao.

chef Ricardo Siginore disse...

oi Neide, quero te perguntar aonde você conseguiu araruta?
abraços
Ricardo

Claudia disse...

Que luxo esse manjar, Neide! É um luxo só, para seres privilegiados!

Bjs,


Claudia