quarta-feira, 21 de abril de 2010

Um rio piscoso


Rio Paraíba do Sul, em Guararema, e bagres de monte
É tempo de caqui e em Guararema os pés estão assim, simplesmente carregados
Domingo ensolarado com direito a passeio na praça e comida caipira
A gente até se esquece que mora numa cidade com dois grandes rios, o Tietê e o Pinheiros, hoje feridas abertas, úmidas e infectas. Por isto, sempre me emociono quando vejo um rio que corre ainda piscoso. E mais por estar aqui tão perto de São Paulo. Aproveitamos o domingo ensolarado para passear em Guararema, uma cidade simpática e muito limpa a menos de 100 quilômetros de São Paulo. Marcos, minha irmã, meu cunhado e eu saímos cedinho de casa e em 1 hora já estávamos lá apreciando o rio. No meio da cidade, há um um lindo parque moldurado pelas águas do Paraíba, a que se tem acesso por uma ponte que sombreia um cardume de peixes. Na hora da fome, visita ao tradicional Engenho do Salto (11-4693-1156), prova de cachaças e comida caipira fresquinha. Da lojinha, trouxe o licor de leite, límpido e não-leitoso, que demora dias para ser feito e resulta numa bebida delicada, algo cítrica e aromática. Deliciosa para banhar um pedaço de bolo. Aqui e ali, uns pomares de caqui e estavam tão maduros.

7 comentários:

João Mario disse...

Moro numa cidade em que um dos afluentes do Paraíba do Sul flui graciosamente entre as montanhas nesta serra magnífica de Petrópolis. Adorei o termo "piscoso" pois já não ouvia há muito e o último que o pronunciara tentara explicar a origem do nome "piabanha", peixe plúmbeo, piscoso no rio deste mesmo nome há cento e poucos anos atrás.

É tempo de caqui também aqui.
Forte abraço.

Anônimo disse...

Dá até para fazer uma rima. Rio piscoso em ambiente plumboso?
Ainda bem que existem alguns santuários que escapam de nossa nhaquenta influência. Legal o passeio.

Rui

Leila disse...

Adoro caquis, principalmente os de "chocolate" como chamamos no sul. Aqui ate encontro mas nao sao tao gstosos.
bjs

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog Neide. Nem sei como explicar direito. Mas só sei que o seu olhar e seu texto e fotos é bonito e simples. E o que é bonito e simples é que é difícil.
Fico encantada cada vez que venho aqui.
abraço apertado
madoka

Anna Caroline Lopes Assunção disse...

geeeeeeente, gostei do blog de voces. e estou enfrentando um desafio que a faculdade de publicidade me enviou, fazer um blog de culinaria e preciso de seguidores influentes nesse meio, peço ao dono deste blog que me siiiiiiiiiiga, pleeeease *-* meu blog é : publicinaria.blogspot.com
desde já, muuuito obrigada !

Anônimo disse...

Mandi Amarelo, o melhor pirão que já comi na vida foi feito com esse peixe.

raul disse...

Gostaria de saber se ai em guararema tem lugares bons que se possam pescar
e se ha alguma restrição quanto a pesca.?? Ola João Mario visitei o seu blog, agora gostaria muito que visitasse o meu tbem e deixasse um comentario.
Meu blog;http://raul-compositorsertanejo.blogspot.com