quarta-feira, 28 de abril de 2010

Granulado de pinhões com castanha-do-pará e cebola dourada


Conforme disse no post de ontem, teríamos pinhão também no jantar. Havia sobrado cerca de 2 xícaras das sementes cozidas e descascadas. Teria que ser algo rápido e não consegui pensar nada além de uma cebola picada e bem dourada, quase queimando, naquele ponto em que ela fica muito adocicada sem no entanto amargar.
Não vou chamar de farofa, que pressupõe sempre alguma farinha e/ou alguma crocância. Não é o caso. Então, fica mesmo como granulado de pinhões. No final, provei e o adocicado do pinhão e das cebolas pedia uma especiaria para equilibrar. Raspinhas de limão rosa foi o que ocorreu e combinou muito. Pedia também uma crocância aqui e ali e juntei 5 castanhas-do-pará picadas do mesmo tamanho do pinhão triturado. Se tivesse, teria botado ainda umas uvas passas pretas, mas bem picadinhas. Para comer com carne assada seria o ideal. Não foi, porém, o que aconteceu aqui no jantar de ontem, com sobras do almoço e orelhas-de-padre do quintal.

Simples assim: dourar as cebolas na manteiga e juntar os pinhões triturados
Granulado de pinhões com castanhas-do-pará e cebola dourada
2 xícaras de pinhões cozidos e pelados
2 colheres (sopa) de manteiga
Meia cebola grande picada em quadradinhos
5 castanhas-do-pará (do Brasil, da Amazônia, como queiram)
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de raspas de limão rosa (ou de outro que tiver)
Triture os pinhões no processador (ou faça-o com a faca até reduzir em pedacinhos do tamanho de grãos de lentilha). Numa frigideira coloque a manteiga e a cebola e deixe dourar até quase queimar. Junte o pinhão, as castanhas e o sal e misture bem só até ficar tudo impregnado e bem quente. Desligue o fogo e junte as raspinhas de limão. Misture e sirva quente.
Rende: cerca de 1,5 xícara

3 comentários:

Figos & Funghis disse...

Adoro pinhões! Esta receita deve ficar divina heim! Adorei!
Bjinhos

Anônimo disse...

Oi Neide, por favor preciso muito entrar em contato com a Cenia do Slaow Food, voce sabe como cantactá-la
abraço
lucia

Neide Rigo disse...

Lucia, escreva para o meu email que eu lhe passo o contato dela. Um abraço, N