O coração, quando ainda estava fresquinho, úmido, tenro, foi pra panela
Pra mim, que tenho uma agroflorestinha de nada, a casa da Veronika em plena São Paulo é quase um latifúndio produtivo. É sempre uma delícia passar umas horas ali apreciando os produtos da safra e as crianças brincando soltas na terra. É um cacho de banana pendurado, as acerolas vermelhas caindo de maduras, o cará do ar que se espicha pro céu, a saúva que podou o pé de louro, a cana que precisa ser podada, as temíveis lesmas. Repertório ali não falta.
Como eu, ela faz seus próprios pães e quase tudo o que vai em cima dele. Desta vez, o sol do dia foi o antepasto de coração de banana temperado com alfavacão ou afavaca-cravo. Como a maioria de nós, ela faz este tipo de prato sem receita, mas consegui arrancar de sua intuição uma fórmula. Lá vai:


Antepasto de coração de banana no vapor do alfavacão (receita de Veronika Paulics)
1 coração de banana (o botão que fica no fim do cacho, que deve ser tirado quando as bananas ainda estão verdes)
2 colheres (sopa) de suco de limão diluidos em 1 litro de água
1/2 colher (sobremesa) de sal misturado com 1 litro de água
Cerca de 20 folhas de alfavacão (se não tiver, use manjericão de folhas grandes)
1/2 xícara de nozes picadas
6 azeitonas verdes picadas
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
3 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de vinagre
Azeite e sal a gosto
De preferência, usando luvas, corte com uma faca afiada as folhas do coração em tirinhas bem finas, deixando de molho em água com o suco de limão antes e depois de picar (só enquanto trabalha com o ingrediente). Em uma panela com água e sal já quente ferva as tirinhas escorridas por 5 minutos. Enquanto isso, faça com as folhas de alfavacão uma caminha no fundo de um recipiente de vidro - que possa ir à mesa. Coe as tirinhas de coração e jogue-as ainda quente sobre as folhas, para que fiquem impregnadas com o vapor aromático. Junte as nozes, azeitonas, pimenta, salsinha, vinagre, azeite e sal. Sem mexer, tampe a vasilha e deixe em repouso até esfriar completamente. Só então misture os ingredientes sem desmanchar a cama de ervas. Prove o sal e corrija, se necessário. E junte mais azeite se quiser conservar na geladeira por mais alguns dias. Deixe do lado de um pãozinho fresco e nhac! (Veronika, eu botaria ainda umas fatias de cebola roxa).
Sobre o alfavacão


O arbusto da foto de cima é o alfavacão da Veronika, pai do que tenho no meu quintal, do qual roubei o galhinho da foto de baixo - ando apaixonada por esta erva, se é que ainda não percebeu


Já fiz um pesto com as folhas e ficou com intrigante aroma de manjericão e cravo. Agora estou testando uma misturas secas à moda do pó de curry. Basta tostar um pouco na frigideira as folhinhas, até ficarem secas, e triturar com pilão junto com grãos de coentro e de cominho também ligeiramente tostados além de cúrcuma em pó. Para carnes e frango. Humm! A planta
Embora a espécie seja subespontânea em todo o Brasil, com muitas variedades, acredita-se que seja originária do Oriente. Diferente do manjericão comum, Ocimum basilicum, que pertence ao mesmo gênero, o afavacão (Ocimum gratissimum) forma um pequeno arbusto de caules lenhosos, podendo chegar a mais de dois metros de altura, como o da Veronika.
As folhas são verde escuras, pontiagudas, com bordos serrilhados e extremamente cheirosas, com aroma de cravo muito agradável e não enjoativo. Mais de 70% da composição química do seu óleo essencial é de eugenol - aquele mesmo do cravo e do gelzinho anestésico do dentista. Por esta similaridade com o cravo, pode ser usado também em doces e licores. Eu tenho muita sorte porque costumo colher as folhinhas para o preparo de pratos do almoço. É que ao meio dia a concentração de eugenol nas folhas está no auge. No fim do dia, o teor é menor. Já se o propósito é usá-lo como expectorante ou antigripal, por exemplo, o melhor é colher no fim ou começo do dia, quando o teor de 1,8-ceneol é maior e esta é a substância responsável pela ação antisséptica pulmonar e expectorante da planta, também presente no óleo essencial (segundo Harri Lorenzi e F.L. Abreu Matos, no livro Plantas Medicinais no Brasil). Outros usos Em infusões aromáticas e terapêuticas (para gripe) com limão e canela; para perfumar qualquer calda que seja usada em doces; para perfumar a água do banho; para temperar peixes, carnes, salada de tomate, molho de tomate, pestos, sopas ou qualquer outro prato que combine com manjericão e/ou cravo.
6 comentários:
Olá Neide,
Eu sou uma mulher da cidade que está indo devagar viver as coisas mais preciosas da vida numa casinha numa rocinha linda chamada Lumiar.
Seu blog é MARAVILHOSO e estou me deliciando com ele. Parabéns, o mais simples é o mais belo.
Obrigada.
bjs
Luciani,
Lumiar, caminho para o Rio, não? Boa sorte na sua roça. Obrigada, um abraço, N
Cara neide. No petisco de coração de banana é usado todo o coração ou só o "palmito" interno. Vc já fez o palmito de coração de banana? Abs
Gostou do que eu fiz no Instagram?
Isso é para você aprender a não fazer queixinha sobre mim lá na coordenação da farmácia, junto com a Julia Tavares de Azevedo.
Por causa da sua queixinha, a coordenação da farmácia vazou as minhas informações pessoais para uma pessoa, que nem me conhece e nem mais estuda na UFRJ.
Faz uma coisa, pega todas as suas provas e as suas testemunhas e vai numa delegacia.
Fala que você colou na prova de assistência farmacêutica, graças à cola da Maria Miceli que é namorada do Fabrício Pereira dos Santos Maia.
Registra um boletim de ocorrência contra mim, igual o Gabriel Vasconcelos de Lucena fez.
A minha casa fica perto de uma boca de fumo, a polícia só aparece aqui na minha rua para buscar o arrego do traficante.
Em frente a minha casa funciona um ferro velho que fornece material para os traficantes construírem barricadas aqui na rua.
Manda um policial aparecer aqui na minha casa, depois que ele tiver ido na boca de fumo buscar o arrego do traficante.
É mais fácil, você mandar o seu amigo o Guilherme de Sousa Barbosa que ameaçou me bater no começo do ano, ir lá na boca de fumo mandar os traficantes me matarem.
Os traficantes têm mais poder aqui na minha rua do que a polícia.
Você vem me ameaçar com polícia, mesmo sabendo onde eu moro.
Toma vergonha na cara, eu acho que o Photomath fritou o seu cérebro.
Quem mandou passar colando na prova?
Você ainda é formada em técnica em química pela escola técnica Rezende Rammel, será que você usou o Photomath, nessa escola técnica?
O que aconteceu para você ter desistido do curso de graduação em química na UNIGRANRIO?
Será que o pessoal da UNIGRANRIO pegou você colando na prova usando o Photmath?
Você ficou um ano trabalhando como assistente de laboratório industrial no laboratório MUSA. Será que o pessoal de lá soube que você passou colando em cálculo para a farmácia usando o Photomath?
Você ficou um ano fazendo iniciação tecnológica com bolsa PIBIT no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), será que você usou o Photomath também no INT?
Quer dizer, colou a beça durante o EAD, ficou com o CR 7 e ficou ganhando bolsa PIBIT, graças a nota alta que você conseguiu graças a cola.
O Theo não deve saber que você passou colando na prova usando o Photomath para aceitar você no projeto de extensão dele, o projeto de extensão: Ações de Extensão Universitária da Faculdade de Farmácia-UFRJ na Promoção de Melhoria de Escolas da Rede Pública Sediadas no Rio de Janeiro
Você ainda trabalha na Farmoquímica, será que o pessoal da Farmoquímica sabe que você passa na prova colando?
Postar um comentário