quinta-feira, 5 de junho de 2008

O que é, o que é?


A coisa grande, é claro.

16 comentários:

minha palha minha vida disse...

Essa fruta a gente chama de jamelão, aqui no PR. Uma fruta deliciosa

Tá Bem Bom disse...

A fruta é o Jamelão, encontra-se facilmente no Mercado Municipal da Cantareira aqui em São Paulo. Utilizei varias destas para decorar uma festinha lá em casa.
Inté. Leo

Anônimo disse...

Neide
Parece uma mortadela vegetal!
Já ví, pesa prá caramba, é dura pacas, não sei o nome, e não sei se serve para alguma coisa (ah, tem um cheirinho gostoso e adicicado)!
Beijos

Anônimo disse...

Oi Neide.
Este Jamelão cresce em uma planta parecida com maracujá? Minha mãe tinha, só que ninguém sabia o que fazer com ela e virou planta ornamental. Somente tenho a impressão de que a cor lembra mais a berinjela.
Abraços
Rui

Laurinha disse...

????
essa nem arrisco, desconheço cor, cheiro, tamanho recheio, usa-se casca ou polpa, ou e/ou?, cru, cozido...
Beijinhos,

César disse...

JAMELÃO

Este fruto é conhecido por vários nomes, como Jamelão, crua, melão caboclo, tem origem na América do Sul e sua frutificação é durante o ano todo. O crua tem casca dura e resistente, de cor amarela a roxo-escura. Polpa carnosa, amarelada de cheiro forte, envolvendo sementes elípticas, achatadas. Conhecida como a "fruta da mulher", ganhou esta fama graças a suas sementes que, moídas, resolveriam os problemas periódicos femininos.
Ele é um fruto de casca dura, que deverá ser aberto somente quando começar exalar um perfume forte, característico da fruta. Sua carne é bem parecida com a de um melão comum.

SUCO DE JAMELÃO CRUA

Ingredientes
1 fatia de crua com aproximadamente 100g
200 ml de leite
Açúcar e gelo a gosto
Modo de Preparo
Bater tudo no liquidificador e servir.

BATIDA DE JAMELÃO
Rendimento 3 litros.

Ingredientes
1 kg de açúcar
1 litro vodka
1 litro leite
1 lata de leite condensado
1 peça de Jamelão com aproximadamente 2 kg

Retire a polpa do Jamelão, com semente e tudo (menos a casca). Coloque no liquidificador e bata no modo “pulsar”. Retire a polpa batida e passe na peneira, retorne o suco de Jamelão ao liquidificador e vá acrescentando os demais ingredientes sem parar de bater para não coalhar o leite. Sirva gelado.

Neide Rigo disse...

Obrigada, pessoal, pela colaboração.
Pelo jeito jamelão é o nome mais conhecido, inclusive é com este nome que é vendido aqui em São Paulo. Mas eu gosto de cruá.

Leo, eu já tive vários numa fruteira grande também para enfeitar e perfumar. O bom é plantar e colher, porque eita enfeitinho caro este (pelo menos aqui em São Paulo não está barato).

Marco, realmente parece uma mortadela, por isto há quem o chame de fruta-mortadela.

Rui, a planta é uma trepadeira, mas acho mais parecida com um pé de chuchu. Há quem o chame de fruta-maracujá mais pelo perfume.E quanto à cor da casca, você tem razão. Há variedades roxas.

Laurinha, no post de hoje dei todas as dicas. Tente experimentar um dia.

Taio, obrigada pela colaboração. Mas acho que esqueceu de dizer a fonte de onde copiou o comentário. Aqui vai: http://www.frutasluma.com.br/luma/frjamelao.htm

Obrigada, um abraço,
Neide

Anônimo disse...

Aqui em Pernambuco, conhecemos como Cruá, inclusive tem um pé do fruto aqui em casa. Particularmente não gosto, é bastante enjooativo.Meu pai adora o suco e o picolé.

Beijos

Angerleide

Meire Jorge disse...

Neide

nem tenho idéia do que seja...rs Cheguei o seu blogue poque estava procurando informações sobre uma fruta "grumixama"....já faz uma hora que estou aqui e não consigo sair....rs
Adorei tudo por aqui...quantas coisas novas, diferentes, exóticas....Parabéns!

Anônimo disse...

Olá, Neide! Minha mãe ganhou um fruto deste na intensão de melhorar a glicemia, pois é diabética. Não localizei comentários quanto a eficacia para portadores de diabétes. Vc poderia me confirmar se é ou não eficaz? Obrigada Silvana. e-mail: salmeida21@ig.com.br

Neide Rigo disse...

Salmeida,
sei que este melão é usado para fins medicinais, mas não tenho muita informação. Falo mais dele aqui: http://come-se.blogspot.com/2008/06/cru-melo-caboclo-jamelo.html
Melhor procurar em sites especializados em publicações científicas pelo nome em latim, com o Pubmed, por exemplo.
Um abraço,
N

anestor.mezzomo@gmail.com disse...

Olá, Neide: Eu também o chamo mais de Cruá ou Melão Caboclo ou de caboclo. Já tive das duas cores. Amenira que mais gostei dele, foi mesmo batido com leite e açúcar. Fica muito bom! Minhas fotos dele aparecem em http://picasaweb.google.com.br/lh/view?q=sicana%20odorifera&uname=Amezzomo2002&psc=S&hl=pt-BR#

roça do arteiro disse...

Neide....
Tive contato com a fruta no mercado de Atibaia. Gostei e levei alguma sementes para plantar na chacára. Já comecei a produzir frutos, são maravilhosos, mas ainda não sei direito o que fazer com eles.
Aguardo sugestões.
Milton

Neide Rigo disse...

Milton,
se procurar na caixa de busca aí em cima, à direita, vai encontrar muitas sugestões de preparo com cruá.
Um abraço, n

Anônimo disse...

Se llama Pepino Socato en Puerto Rico...

Unknown disse...

Muito gostoso, tenho um pé em minha casa em guarulhos São Paulo.