segunda-feira, 9 de junho de 2008

Concurso de farofas – inscreva-se até amanhã!




Ainda no Laboratório Paladar e SPF&W (veja postagem anterior), haverá um concurso de farofas. Ainda há tempo, mande sua receita até amanhã, dia 10 para: concurso.paladar@grupoestado.com.br. Se sua farofa for selecionada, você poderá prepará-la para um juri especializado e quem sabe abocanha o primeiro lugar.

E por falar nisto, no sábado fiz cá minha versão, não para o concurso, é claro, com ovas de pescada, que sempre conseguia de graça ou a preço de bananas no Mercado da Lapa. Assim como as de tainha. Agora parecem estar na moda e pelo quilo delas cobram R$ 40,00 a de tainha e R$ 12,00 a de pescada. Mas, vá lá, que rendem, é só pra dar um toque especial. Além de usá-las na farofa, misturei-as à farinha para empanar uns peixes agulhas que também comprei no mercado (postagem em breve).


Farofa de ovas de pescada

2 colheres (sopa) de cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de manteiga
60 gramas de ovas de pescada (cerca de 4 unidades)
1 xícara de farinha de mandioca amarela (ou da branca, tanto faz)
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de cebolinha picada

Refoque a cebola e o alho picados na manteiga até ficarem dourados. Coloque as ovas picadas e mexa para que se desfaçam e se tornem opacas. Junte sal a gosto, coloque a farinha e misture bem até que esteja crocante e toda envolta com a manteiga. No final, junte a cebolinha e misture bem. Se quiser, na hora de servir espalhe uns pedacinhos de ovas fritas no azeite. Sirva com peixe assado.

Rende: 4 porções

3 comentários:

Laurinha disse...

Nunca fiz papá com ovas... vou sapear!
Beijinhos,

Isabel (pipoka) disse...

Um dos acompanhamentos que mais gosto para peixe frito ou grelhado é açorda de ovas, por isso fiquei cheia de vontade de experimentar essa sua farofa.

bjs

Neide Rigo disse...

Laurinha, bora lá no Mercado..

Pipoka, me avise quando postar esta açorda, que eu adoro açordas e ovas. Bjs,