sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Chuvas: alguns agradecem 2. Ou Lírio-da-Chuva

No começo da semana molhada já notei um broto verde e vermelho quase estiolado pedindo licença à grama úmida. Fiquei curiosa e ontem resolvi passar por perto novamente para ver no que aquele tubo tinha virado. Incrível, era um delicado lírio-do-zéfiro ou lírio-da-chuva junto à boca-de-lobo e já acompanhado de outro rebento. Incrível porque sabe-se lá como foi parar ali. Um bulbo com a terra da grama? Uma semente com passarinho? Sua origem é México, Guatemala, Jamaica e Cuba, mas por aqui a gente vê de vez em quando em canteiros públicos. Na Lapa, nunca vi. É uma planta frágil, gosta de solos férteis, costuma florescer no fim da primavera chuvosa e é frequentemente atacada por lagartas. E ali no local de passagem, naquela terra improvável, infertil e barulhenta de carros no asfalto, encontrou ao menos o consolo da chuva constante desta semana.

Não, não se come.

8 comentários:

Gilda disse...

É presente de Natal! Presente no Natal! Um lírio renasce quando parecia morto! Quer mensagem mais adequada para nos lembrar do significado desta data? Feliz Natal! Um beijão

Gabi disse...

Oi!

A rua é a Laurindo de Brito? (estive nela hoje) me parece muito familiar essa faixa de pedestre. Ou apenas me confundo com as semelhanças entre as ruas do bairro? :)

Neide Rigo disse...

Gilda,
obrigada. Feliz Natal também pra você. Um beijo, n

Gabi, é a Laurindo, sim. Você mora por aqui? É meu caminho pro Mercado da Lapa.

Um abraço, N

Lilliverdi,Lígia disse...

Hoje fui surpreendida por uma flor linda desssa .
ganhei de amigo secreto e nem sabia o que era,estava aguardando o amigo me dizer o nome qdo vi aqui.
De fato,surgiu após as chuvas.Lindo,adorei!

Janete Borges disse...

Tenho muito desses Lírios aqui no meu quintal em Floripa !!! Nessa época a rua fica cheia dessas flores lindas,os caminhos, as estradas, os pastos !!!
Bjo Neide !!! Boas festas !

Priscila disse...

ô, que beleza! Eu não sabia que o nome era lírio-da-chuva... Eu até tinha alguns aqui em casa..

Anônimo disse...

Linda flor e lindo texto!! Na minha casa nasce todo ano. Só que é mais no tom laranja. E as lagartas sempre acabam com ele!!
Benvinda.

Marcelo disse...

Que legal essa semana adquiri 8 bulbos e estou ansioso pra recebe-los daqui a pouquissimos dias ....o Cravo e o lirio da chuva sao minha flores preferidas,petunias tbm...a historia e super interessante ,além de ser um fato verdadeiro __Grato Marcelo