Uma vez comprei uma pecinha em um brechó sem nem imaginar o que seria. Só muitos anos depois acabei descobrindo que os biscoitos feitos pela avó e tia, com amoníaco, eram feitos assim, na máquina de moer carne que, com a pecinha, funciona como uma extrusora que vai dando formatos diferentes à massa. Acho bem prático embora raramente coloco em prática. Agora com netinho, tudo fica mais divertido. E ontem ele ditou os formatos e beliscou a massa o tempo todo.
A receita, encontrei aleatoriamente no you tube, no canal Dicas da Dona Zaíra. Fiz algumas modificações para facilitar e ficaram bem gostosos. Novamente Raul não conseguiu esperar fazer o chá.
A peça se encaixa facilmente na máquina de moer carne - é só ir deslizando a reguinha pra mudar o formato. É coisa antiga, mas ainda se acha em lojas de cozinha e nas lojas online. Só veja o tamanho da máquina para não errar. Procure como "modelador de biscoito para máquina de moer carne" ou "acessório de biscoito para máquina de moer". E é claro, há máquinas de modelar biscoito mais modernas e sempre há possibilidade de fazer os boiscoitinhos fazendo bolinhas e achatando com garfo ou qualquer outro achatador que encontrar ao redor. O sabor é de broinha e a erva doce foi por minha conta.
Aqui vai:
Biscoito de fubá na máquina de moer carne
Coloque numa tigela 150 g de manteiga e 1 xícara de açúcar. Bata bem até a mistura ficar cremosa. Junte aos poucos 3 ovos batidos, sem parar de mexer. Pode ser na batedeira (eu usei) . Acrescente 2 xícaras de fubá, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher (chá) de erva doce, 1 pitada de sal e 1 colher (chá) de fermento em pó. Misture bem e vá juntando farinha e fubá (em partes iguais) até ficar com consistência lisa, homogênea, que não grude nas mãos. Aí basta passar pela máquina no formato desejado e assar a 180 graus até dourar. Se não tiver modelador, faça bolinhas e achate-as.
Bolinhas achatadas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário