quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Leucocasia gigantea, a taioba oriental



A taioba é uma Panc que já está quase deixando de ser. Já encontramos pra comprar, muita gente já sabe reconhecer pelas características morfológicas, ninguém mais se mete a besta de comê-la crua (embora algumas variedades muito mansas ou se deixadas no sol com sal) pois é melhor prevenir que remediar e  todo mundo tem uma boa receita com taioba. Enfim, tá dominada. Ainda assim, há quem diga que a taioba roxa seja venenosa e não é - o próprio Valdely Kinupp, autor do guia das Panc, afirma que não é. Eu mesma já comi a batata e as folhas desta taioba roxa e realmente é muito boa.

Mas há parentes dela por aí que ainda podem gerar confusão. No bairro da Liberdade a gente encontra talos de taioba que na verdade não é da nossa taioba - estes também comestíveis diga-se, porém
 são mais escuros e mais finos. Trata-se de uma variedade de taro, o nosso inhame japonês, tudo parente da taioba, só que é mais cultivado pelos descendentes de japoneses não pela batata nem pelas folhas, embora ambos sejam comestíveis, mas pelos talos carnudos e mais claros que os da taioba. No Japão, costuma-se secar estes talos cortados em tiras e, se ainda não viu, dê uma espiada nos vegetais secos nas mercearias da Liberdade. São tiras grandes e esbranquiçadas que, depois de hidratadas, podem ser adicionadas em sopas ou refogadas com alho, pimenta e missô. Os talos do inhame japones, desses que compramos pra comer, são mais avermelhados e também podem ser consumidos assim. Sempre cozidos.

Tenho desta variedade oriental em casa e quando esqueço de comer as folhas e elas ficam amareladas, os talos ainda podem ser aproveitados. Diferente da taioba, os lobos da folha não estão separados na inserção do talo (folha sagitada), mas tem o talo disposto mais ao centro (folha peltada) . Como se vê na foto, dá até pra fazer um copinho que acumula água. Embora as folhas sejam extremamente mansas, macias, gostosas, dependendo do solo podem aumentar a concentração de ráfides de oxalato de cálcio e podem virar taiobas bravas, que pinicam a língua, machucam a garganta e podem resultar em lesões doloridas  - e isto aconteceu com o próprio Kinupp, que plantou em seu Sítio Panc, em Manaus, e comeu algumas vezes. Era bem mansa, até que um dia a planta acordou com a pá virada e resolveu ficar brava. Segundo ele, demorou uma semana para passar o efeito dolorido depois de comer as folhas. Por isto o que se recomenda a qualquer taioba é a prova de um pedacinho antes de servir e preferir comer quando o tempo está mais chuvoso. Na seca elas ficam mais bravas. Só pra garantir.

Então, quando encontrar estes talos em mercearias japonesas, compre e experimente: basta descascar como se descasca aspargos e fazer cozido como se cozinha vagem ou qualquer outra hortaliça. Nem precisa jogar a água fora. Apenas corte, lave bem e cozinhe até o ponto desejável - em sopas, refogados etc.

Não é ingrediente apenas japonês, onde o talo é conhecido como Zuiki e quando seco, imogara. Mas parece que em todo o Sudeste Asiático, onde está presente e de onde é nativa, a planta é consumida desta forma. Ontem publiquei um vídeo do Sri Lanka,  em que ela é preparada com leite de coco, pândano, folhas de curry, pimenta etc.   Aqui está: https://youtu.be/T1Gptj_w3x8

Seu nome científico mudou recentemente. Era Colocasia gigantea e agora Leucocasia gigantea.  O gigantea da espécie justifica-se pelo tamanho gigantesco, que pode chegar a 2 metros de altura. No meu quintal, é bem maior que a taioba.

Logo mais posto receita com os talos e folhas, inspirada no vídeo acima do canal Village life.

Os talos mais claros são da taioba oriental. Os escuros, da nossa taioba. 
.
A maior, taioba japonesa, folha peltada. Nossa taioba, menor, sagitada. 

6 comentários:

Marilia Kelen disse...

Neide!

Morei num lugar com muitas taiobas (conheço bem as características da espécie). Quando fui provar, era a brava. Depois disso, fiquei com o pé atrás e sempre provo antes de servir (mesmo conhecendo a planta, indivíduo). Esse teu alerta é extremamente importante :)

Bjs

Firminio Souza disse...

Parabéns

Acho seu blog fantástico.

Gilda disse...

A sua disposição para explicar tudo desta forma é uma coisa rara. E pode confiar que é tudo verdade e provavelmente mais do que é possível encontrar em outro lugar, tudo junto e didático assim. É de tirar o chapéu. A cada vez que você posta alguma coisa. Como não amar o seu blog?

regina yassoe fukuhara disse...

Adorei as infos, eu conhecia com o nome científico anterior... gratidão pelas infos, minha mãe plantava zuiki na nossa horta e sempre preparava os talos ; ) Que saudades daquela horta cheia de dálias, margaridas, capuchinha e hortaliças que ela plantava ; )

Acemyonlineclasses.com disse...

I entrusted my online class to this service, and they exceeded my expectations in every way. Their expert tutors navigated the do my online class for me seamlessly, ensuring I stayed on track and grasped every concept. From timely submissions to thorough explanations, they truly went above and beyond. Thanks to them, I not only passed but excelled in my online class. I highly recommend their services to anyone seeking academic support.

essayhelp.uk disse...

Essay Help: This article gives significant experiences and useful hints for understudies battling with essay composing. Figuring out the task, leading exhaustive examination, and making areas of strength for an assertion are key advances underscored here. Furthermore, the accentuation on clear and succinct sections, alongside the significance of reexamining and looking for help when required, offers a complete way to deal with Essay Help composing. The idea to use web based composing devices and practice consistently is especially helpful for understudies hoping to work on their abilities. Generally speaking, this remark fills in as an estimable aide for anybody looking for help with creating effective essays