segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Bolo de jabuticaba com casca e semente




Chegamos ontem do cinema e, na porta, um saco de jabuticabas miúdas. Sem bilhete, sem nada. Imediatamente já chupei umas e amassei outras pra deixar na cachaça com açúcar e virar licor. Ainda sobrou um tanto e hoje de manhã resolvi fazer um bolo pra visita que viria. Acompanhado com chá feito com as cascas, vermelhinho. 

Só quando o bolo já estava pronto é que vi uma mensagem no celular avisando do pacote. Foi presente da vizinha Evelyn - que, claro, ganhou um pedaço do bolo. 

Fiz um bolo comum, só que bati a jabuticaba no liquidificador - já sabia que fazendo assim o sabor da semente não comprometeria em nada. Já fiz pão assim e ficou muito bom. 

O bolo ficou delicioso, com leve sabor de jabuticaba,  sem o gosto travoso das sementes. Só não ficou muito colorido, mas eu gosto desta cor de farinha integral. Veja como fiz:






Nhac!
Bolo de jabuticaba 

Bate no liquidificador 2 xícaras de jabuticabas pequenas inteiras, com casca e semente, com 3 ovos, meia xícara de azeite (ou qualquer gordura), meia xícara de leite (qualquer leite) e 1 e meia xícara de açúcar (qualquer açúcar). Bate até triturar bem. Passa para uma tigela, junta 2 xícaras de farinha de trigo e 1 colher (sopa) rasa de fermento químico. Mistura bem e assa em forma untada e enfarinhada como qualquer outro bolo.  Desenformei e polvilhei o com açúcar de confeiteiro fazendo frescura, mas não precisa. 

10 comentários:

Leticia Cinto disse...

Adorei o bolo genérico (qualquer açúcar, qualquer gordura...). Dá pra imaginar que pode usar qualquer fruta também né? ;) Parece ser ótimo!

BIBLIOTECA MADRE ÓDILA MAROJA disse...

Olá, Boa noite!
Linda postagem, é sempre bom apreciar receitas tão deliciosas.

Abraços, tenha uma noite sossegada com um repouso tranquilo e um amanhece de paz.

Anônimo disse...

Fiz o bolo, ficou muito bom,exatamente como vc comentou, um gostinho de jaboticaba no final.
Única modificação que fiz, foi colocar um pouco de kefir.
Obrigada pela receita
Dirce

Mayra_angra disse...

Boa tarde, voce faz suco de jabuticaba batendo no liquidificador também??? Adoro essa fruta, fiz iogurte de kefir com ela, maravilhosa. Estava tao docinha que nem precisou de açucar.

Teresa Isabel Silva disse...

Nunca comi, mas parece delicioso!
Segui o teu blog!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Leticia Cinto disse...

Atualizando: fiz o bolo com as acerolas fresquinhas que ganhei da sogra do meu irmão. Como achei que os caroços da acerola poderiam dar uma sensação desagradável, bati levemente as frutas com os líquidos e cacei os caroços com um garfo (eles flutuam). Depois bati bem para triturar melhor. Ficou um sabor maravilhoso!

Julieta Saglauskas disse...

Neide, fiquei abismada com as receitas, adorei ver tantas e lindas, e coloridas; o de que gostei mais que tudo foi a do pão. Há tempos que não faço pão, mas esse de fubá! com fermentação natural, vou ter de fazer...Muito obrigada Neide Rigo por ser uma cozinheira e pesquisadora tão especial. Beijos. Julieta Saglauskas.

Anônimo disse...

Oi Neide, boa tarde.
Por favor, como e aonde eu posso conseguir sementes NÃO-transgênicas (Crioulas) de milho ?
Agradeço a sua ajuda, e Muito Obrigado.
Meu e-mail para contato é: alexandrecontato39@gmail.com
Muito Obrigado e até logo.

Unknown disse...

Parece muito bom, tenho jaboticaba aqui, vamos experimentar. Um abraço.

Anônimo disse...

Bom dia Neide Rigo, sou seu fan desejo imensamente, um dia poder te conhecer. Sou adepto dessa linha de pensamento seu. Vou fazer esse bolo de jabuticaba e vender aqui na minha padaria, no sul de minas. A minha pequena e encantadora cidade é Carmo do Rio Claro uma grande ilha banhada pelo lago de furnas. E esse ano vou fazer panetone com frutas do cerrado . Deporte mando um . Valeu
Fique na paz !