sexta-feira, 10 de junho de 2016

Pancnacity de 04 de junho de 2016

O que colhemos: teve até cogumelo orelha-de-judeu! 


No começo do mês tivemos dois encontros do Pancnacity. E, para eu mesma não esquecer o que servi e das pessoas que conheci, deixo ao menos as fotos. Quem quiser participar, é só me escrever no neide.rigo@gmail.com que eu passo as informações. Se quiser ver fotos dos encontros anteriores, é só digitar na caixa de busca "pancnacity".


A cada passeio, além de conhecer pessoalmente vários leitores antigos do Come-se, ainda aprendo muito com eles e sou apresentada a pessoas que só me conhecem de instagram. Em comum todos chegam sedentos de aprender. E a cada dia, espécies novas vamos descobrindo pelas ruas da City Lapa. No almoço entram outras pancs vindas de outras paragens, como por exemplo as vagens de nabo forrageiro, de Piracaia, e até bancs, como costumo chamar os bichos alimentícios não convencionais. Teve tanajura ou içá torradinha no arroz. Colhidas em Piracaia e congeladas para ocasiões como esta.


Todo mundo cheirando, experimentado, na Horta Comunitária City Lapa 

As vagens do nabo forrageiro. Já falei delas aqui no Come-se. 

Foto da Horta City Lapa para a posteridade, com  pessoas queridas.

Kefir drenado, manteiga de folha de alho, manteiga com ervas do quintal

Um brinde com kombucha de hibisco

Caferana e uva japonesa no fim de safra 

Arroz com formigas (tanajura, içá)


O nabo forrageiro entrou no arroz sem formiga para os que não quiseram
provar. Fora isto, caxi no leite de coco, vagem de feijão espada com vagem
de orelha-de-padre, salada de repolho roxo com guasca, beterraba com
carambola, cogumelo orelha-de-judeu (da horta) com cebolinha, missô e
gergelim e salada de mamão verde com amendoim. 

A sobremesa: creme de abacate com cacau e cumaru 

Pão de abóbora com beterraba 

Um comentário:

Regina Bardella disse...

Oi Neide....Adoro seu blog...já venho acompanhando há mais de um ano , e aprendendo muito com você. Muito obrigada por tudo...minha cozinha já nào é a mesma....graças a você , temos aproveitado muitas plantas que antes nào comíamos, e agora aprendemos a comer e a valorizar o que temos no quintal .
Hoje fiz frango com mamào verde picado...ficou muito bom ..todos gostaram ... o gosto está entre batata e chuchu...e ficou ótimo...vou usar sempre.
Gostaria de saber o nome da fruta que está bem no meio da primeira foto. Parece um coco bege com 3 gomos ...a casca é bem fibrosa...tem umas árvores desta numa praça aqui perto , e sempre vejos as frutas no chào , mas ninguém sabe me dizer o nome da árvore, e se isso é comestível , mas como vi na sua primeira foto , deve ser comestível...Um grande abraço...te admiro muito.