terça-feira, 26 de agosto de 2014

Repolho e ervilha para o bund gobi aur matter

Gosto destas receitas que combinam dois ingredientes da estação. Ervilha e repolho são colhidos na mesma época. Agora, culturas de inverno.  O prato indiano bund gobi (repolho) aur matter (ervilhas) é um desses refogados simples, confortáveis e quentes,  para fazer de um simples arroz branco um acontecimento, de tanto que se combinam, especialmente no inverno. É também pra carnívoro nenhum sentir falta de um bife. A ervilha faz as vezes do feijão, na combinação de aminoácidos com o arroz. 

Colhi no sítio as ervilhas - ainda tem mais. Um tanto, vou deixar secar e bastante delas vou debulhar e congelar assim, frescas.  O repolho é comprado, mas as folhas verdes de repolho, que também aproveitei, nasceram num pé de repolho em volta da cabeça principal.  Folhas verdes escuras são sempre mais nutritivas, mas colhi mesmo pensando no aproveitamento, já que folhas de qualquer tipo de couve são comestíveis (repolho, brócolis, couve-rábano, etc) e, neste caso, sabem à repolho, claro, sendo apenas um pouco mais firmes. 

A receita pede ingredientes que talvez você não tenha, mas a fórmula sofre muitas variações mesmo entre indianos. Então, se não tem alguns dos ingredientes, faça com o que tem, desde que mantenha a pimenta, o açafão-da-terra, o cominho, o açúcar e o limão (aliás, esta é uma combinação infalível para vários legumes e verduras na cozinha indiana). 

Segue aqui minha receita também com algumas variações, como na proporção de repolho e ervilha (usei o que tinha, mas normalmente é maior a quantidade de repolho) e no acréscimo do pó de curry como reforço - só para usar o que fiz, mas não precisa. 

Repolho com ervilhas e especiarias (bund gobi aur matter)

2 colheres (sopa) de óleo (use de girassol orgânico ou ghee, se puder)
1 pitada de assafétida 
1 colher (chá) de grãos de cominho 
1 colher (chá) de grãos de mostarda escura
1,5 xícara de grãos de ervilhas frescas
2 pimentas dedo-de-moça verdes cortadas ao meio de comprimento 
2 xícaras de repolho cortado fininho (pode misturar com as folhas de repolho)
1 colher (chá) de cúrcuma em pó (açafrão da terra)
1 colher (chá) de pó de curry
1 pitada de pimenta seca (tipo calabresa ou daquelas em flocos para kimchi)
3/4 colher (chá) de sal ou a gosto
1 colher (chá) de açúcar 
2 colheres (sopa) de limão 
Folhas de coentro à vontade 

Aqueça o óleo em fogo médio numa panela. Quando estiver quente, junte a assafétida, o cominho e as sementes de mostarda. Quando os grãos começarem a pipocar, junte a ervilha e as pimentas. Refogue para impregnar os grãos. Junte o repolho, a cúrcuma, o pó de curry, a pimenta, o sal e o açúcar. Misture bem, abaixe bem o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até os legumes estarem macios. Se precisar, junte gotas de água. Cerca de 15 minutos depois, prove o ponto dos legumes e o sal. Corrija se for necessário. Adicione o limão, mexa e junte as folhas de coentro. Apague o fogo e sirva bem quente. 

Rende 4 porções 
E nhac (com arroz e fritada de sobras de carne moída de recheio)


Um comentário:

Anônimo disse...

Neide boa tarde,faça as ervilhas com beicom e ovos farinha de milho flocada é ô delicias.(Diulza)