segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Bulbos de trevo ou azedinha

Quem respondeu bulbos de trevo acertou. Estava fácil a charada apenas para quem conhece a planta que nasce à toa nos vasos, jardineiras e em lugares reservados às plantas cultivadas. E especialmente para quem tenta controlar sua população arrancando a planta toda. Às vezes os bulbinhos estão alojadas profundamente e o que se consegue arrancar são apenas os talos frágeis que crescem em direção à luz meio estiolado. Para conseguir controlar, é preciso tirar os bulbilhos que se parecem se multiplicar em progressão geométrica.


O gênero Oxalis agrupa muitas espécies conhecidas popularmente como azedinhas, inteiramente comestíveis. Tem das graúdas e das miúdas, das verdes e das roxas. Crianças parecem nascer sabendo que a planta é comestível e refrescante. Não me lembro de ter aprendido com alguém que podia de vez em quando comer os talos tenros e folhas ácidas dos trevos para refrescar.

Hoje eles estão espalhados por toda a América e são considerados plantas daninhas. Mas há muitos registros de seu consumo (várias espécies) por índios americanos - as  folhas cozidas ou cruas.  Há espécies com bulbos mais desenvolvidos, caso das ocas (Oxalis tuberosa), das quais já falei aqui - já plantei e colhi.

A planta é rica em ácido oxálico (caso também do espinafre, ruibarbo, azedinha etc) e por isto não deve ser comida aos montes. Mas uma folhinha aqui, outra ali, tudo bem. E as flores também, as rosas, amarelas, pinks.  Os bulbos são minúsculos como grãos de ervilha e, mesmo que queira comer uma pratada, só vai conseguir se tiver quem os limpe pra você. Um bom limitante para que não coma muito é sempre colher e limpar seu próprio bulbilho.  São gostosos, lembram batatas em pétalas, pois os bulbos são formados por várias camadas densas que se juntam firmemente. São mais interessantes pela textura que pelo sabor. E o valor nutricional nem deve ser levado em consideração dada a pequena quantidade que vai comer, mas, claro, tem vitaminas e minerais.  


Prefira arrancar as batatinhas (e isto é um ótimo controle populacional) de vasos que você mesmo cultiva e sabe que não colocou na terra nenhuma substância tóxica. Jardineiras abandonadas são pratos cheios para a planta.  Lembre-se que no fim da tarde as folhas se dobram e as flores se fecham. Melhor comer saladas no almoço que no jantar.

Na salada, os bulbos fazem uma graça. Já os comi cru, mas não gostei. E também por causa do ácido oxálico, melhor cozinhar.  Prefiro cozinhar em água e sal e refogar rapidamente em óleo de girassol virgem e orgânico (que tem sabor de alcachofras), completar com mais óleo cru, vinagre, sal e jogar sobre folhas verdes, que podem ser ou não os próprios trevinhos.  E nhac! Ou coloque junto do arroz na hora de cozinhar. Ou afervente e coloque na fritada. Ou invente seu jeito.

19 comentários:

Anônimo disse...

nossa, isso foi uma surpresa para mim.

Consegui umas mudinhas de araruta! Vou plantar!

Quando espalhar uns ora-pro-nobis pela Lapa me avise por favor!

Anônimo disse...

Olá Neide
Por favor, qual o nome daquela planta que está junto às azedinhas, com manchas avermelhadas? Eu a tenho e ganhei como sendo "espinafre africano".
Grata
Nedi Ropke

Neide Rigo disse...

Bethlee, logo logo teremos mudas de ora-pro-nobis na horta comunitária Citylapa.

Nedi, é amaranto africano, também conhecido como espinafre africano. Come-se. Ainda vou falar dele.

Um abraço,n

Anderson Porto disse...

Oi Neide!

Sabe se essa "azedinha" tem hormônio feminino? Li tempos atrás que esta planta serviria para reposição hormonal... Sabe dizer se é esta?

Grande abraço!

Alex disse...

Se não me engano,parece uma planta que conheço por crista-de-galo.

Alex disse...

Se não me engano,parece uma planta que conheço por crista-de-galo.

Suzana disse...

Fiz a geleia de folhas, pecíolos e poucos botões (não tinha mais) da receita do Kinupp. Fiquei na dúvida quanto ao de 4 folhas, ele se come igual?

José disse...

Olá Anderson, sobre hormônio infantil, alguns trevos possuem isoflavoides assim como a soja e são usados para reposição hormonal em mulheres na menopausa, mas neste caso não são do gênero Oxalis e sim do gênero Trifolium (estes dois gêneros de trevos são de famílias diferentes), inclusive existe um fitoterapico vendido em Farmácias a base da espécie Trifolium pratense, cujo nome comercial eu não me recordo. Abraço.

Unknown disse...

Tomei o cha da planta azedinha. Junto com folhas de capin saunto e mangericao alfavaca.esta me dando um sono.

Anônimo disse...

Qual a função da azedinha na elaboração de geleia de frutas vermelhas q vi num filme?

Unknown disse...

Para que serve a azedinha na elaboração de geleia de frutas vermelhas q eu num filme? José Akamine

Hugo César disse...

Acabei comer e comprovo: É bem azedinha mesmo 😍😂

Anônimo disse...

Comecei a cultivar umas plantas agora. Me ajuda indicando como conseguir mudas de plantas?

Anônimo disse...

rogeriafernandes@hotmail.com

Walter Schumacher disse...

Maravilha! Colhi bulbos de alguns vasos ontem mesmo e não sabia como utilizar. Parabéns pelo blog, me interessa muito este tema.

leandro garcia disse...

Cresci comendo muito desses na rua. Sdds

novas tecnologias disse...

Quando era criança eu e uns amigos amava comer essa planta achava-mos que tinha gosto de uva

Nanci de Paula disse...

Pena que não posso enviar uma foto pra vcs verem como essas azedinhas se espalharam há tempos nos meus vasos, estão lindas! Antes ficava na dúvida se poderia comer exatamente por estarem em vasos e não no chão, mas como utilizo só terra preta e esterco de vaca, creio que não fará mal! Abraços!!

Beatriz Kondarzewski disse...

E eu limpando e jogando fora kkkkk
Estão graúdas pq elas deram em vasos cheios de adubo... resolvi pesquisar pra que serve, pois não estou dando conta de exterminar elas.