terça-feira, 19 de agosto de 2014

Refresco com xarope de gengibre com pimenta-do-reino bem picante

Refresco bom para o inverno
Claro, o gengibre que colhi no sítio não foi daqueles bitelos que a gente encontra no supermercado, mas em matéria de potência não ficou atrás.

Na mesma época em que colhi, chegou a revista Saveur com um especial anexo só sobre drinques.  E numa página sobre as combinações de bebidas com especiárias estava lá a receita que me chamou a atenção: Ginger syrup, para fazer sua própria ginger beer misturando o xarope com água gaseificada.

O inusitado é que a receita pede pimenta-do-reino, para que o xarope continue picante mesmo depois de cozido, afinal o gengibre perde potência quando cozido.

É um ótimo aliado para quando bate aquela sede de algo diferente, que não seja refrigerante. Pode ser misturado com água sem gás, com gás, ou kefir de água (prefiro este).

Aqui vai, então, a receita, mais ou menos seguindo a da revista. Já fiz várias vezes e mudei à vontade as quantidades dos aromas. Quanto mais, melhor, mais forte.

Colheita de inverno (chia, abóbora, cúrcuma, araruta e gengibre)
Colheita de inverno 2 (gengibre, cúrcuma e batata-doce)
Xarope de gengibre com pimenta-do-reino.

2 xícaras de água
2 xícaras de açúcar
2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino
1 mão de gengibre sem pele picado (cerca de 1 xícara picado - mas pode ser mais)

Leve tudo ao fogo baixo e cozinhe até o açúcar derreter . Guarde na geladeira por até um mês e vá diluindo com água ou kefir de água a gosto.

Se quiser fazer ao pé da letra, conforme a Saveur, aqui foto. É só clicar e ampliar. Está lá no site da revista também.



Um comentário:

Unknown disse...

uhnnn
já sei o que fazer com a plantação de gengibre do sitio!!! uhuuu