segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Jambo-amarelo, jambo-cheiroso, jambo-rosa, rose apple

Nhac

A não ser por uma groselha e uma ameixa, todas as outras respostas à charada ficaram no universo das Mirtáceas. É o caso do araçá e da guariroba, da mesma família do jambo, resposta acertada pela maioria dos leitores que arriscaram um palpite. 

Este jambo redondo, de cor entre laranja e salmão tem nome Syzygium jambos, sinonímia Eugenia jambos, da mesma família das mirtáceas que os araçás, as pitangas, goiabas, jambolão etc. Foi colhido em Águas da Prata, na pousada Canto dos Xamãs. Eram raros os frutos íntegros, quase todos comidos por pássaros ou, quem sabe, morcegos.  Mas os que pudemos provar tinham doçura de sorvete e aroma forte de rosas.  Como disse o amigo e leitor Guilherme Ranieri, lá no comentário da charada, jambo é uma esponja crocante com gosto de perfume, de rosas, de água de colônia de penteadeira de vó. Incrível é que todos estes atributos, no caso do jambo, lhe caem bem. Acho-o uma fruta deliciosa e intrigante, que sabe à sobremesa indiana já pronta para comer, com casca e tudo - sementes, não.

Há vários componentes aromáticos nesta fruta tropical de origem asiática (Leste da Índia e Malásia), mas o principal, que dá a sensação de estar comendo pétala gorda de rosa cheirosa ou fatias de maçã verde mergulhadas em água de rosas é o linalol, substância responsável pela fragrância de tantos perfumes famosos.


Estes, mais sem-graça. Vou ver se amadurecem mais. 
Ontem, coincidentemente, caminhando num clube da prefeitura perto de casa, me deparei justamente com um pé de jambo, um outro tipo, mais claro e mais insípido. Apenas docinho, com um quê de acidez e algo mais de tanino. Muito diferente daquele cor de rosa do Acre e da Ilha do Marajó ou deste de Águas da Prata, muito mais equilibrados no sabor. 

Bem, como acordo muito cedo e o café da manhã demorou um pouco a sair na pousada em Águas da Prata, quatro jambos amarelos foram meu desjejum. Não poderia haver melhor opção. Mas, se tivesse mais deles em mãos, faria chutney, lassi, geleia, cozidos em vinho, uma salada... 
E quem quiser ter um pezinho de jambo-amarelo, o Edilson pode mandar pelo correio: http://www.ciprest.com.br/produtos.htm

40 comentários:

Anônimo disse...

Neide já comi muito jambo, hoje não vi mais nem o cheiro.

Unknown disse...

Oi, Neide. Adoro seus comentários e descobertas gastronômicas maravilhosos! Porém, nesta postagem do jambo acho que você confundiu gabiroba, que é da família das Myrtaceae- Mirtáceas- como o jambo ou os jambos, com a guariroba, que é da família Arecaceae, e é uma palmeira muito apreciada em Goiás pelo seu palmito amargo. Será que foi isso? Um beijão e obrigada pelas postagens deliciosas que você faz!

Maria de Lourdes Ruiz disse...

Eu tenho um pé de jambo amarelo aqui e este ano foi a primeira frutificação, mas nem deu pra saborear porque só vingaram alguns frutinhos e acho que os pássaros deram conta deles.

Neide Rigo disse...

Márcia, claro, me confundi. E olhe que ainda me policiei na hora pra não escrever guariroba - que tem o palmito que adoro. Obrigada, vou corrigir.

Maria, tomara que nas próximas safras frutifica o bastante para pássaros e gentes.

Um abraço,n

Tahiana Ferraço Valletta disse...

oi Neide, adorei este post sobre o jambo....na casa dos meus pais tem um pé de jambo e dá muita fruta, gostaria de saber se você tem algumas receitinhas pra fazer com jambo, pois adoro comê-los mas não sei como utilizá-los na cozinha. Obrigada

Anônimo disse...

A última vez que comi jambo aqui em Anápolis Goiás, eu tinha entre 17 e 18 anos, amei a fruta, fiz um monte de sucos e aproveitei para criar algumas receitinhas, só que nunca mais vi por aqui, e gostaria de saber onde posso encontrar para comprar a fruta.

Anônimo disse...

Adoro jambo amarelo! Quando era criança, no terreno em frente à casa dos meus pais havia um jambeiro. Vi a frutinha amarela, peguei nas mãos, acabei partindo uma e, com aquele misto de medo e curiosidade pelo delicioso perfume, experimentei um pedacinho. Como não caí duro nem seco, subi logo no pé e me fartei de comer. Que sensação boa, crocante, perfumada, doce.

O terreno foi comprado e a primeira providência do infeliz proprietário foi "cortar aquela árvore não-se-sabe-do-que". Só porque eu não tinha nem 12 anos de idade é que ele saiu livre, senão extrair-lhe-ia alguns dentinhos! :-D

Tanto enchi meus pais que compraram uma muda, que hoje já tem seus quase 10 metros de altura e frutifica abundantemente. Normalmente em dezembro.

A graça é comer na hora, e a fruta não dura muito após colhida (uns 2 dias na geladeira, talvez, mas já começa a ficar mole). A árvore rende bastante, então dá pra comer parte, distribuir aos apreciadores e fazer um delicioso suco (para tomar na hora, que oxida em algumas horas).

Cheguei a fazer uma compota (nem me lembro como, pois sou um ignorante culinário, mas envolveu quantidades absurdas de açúcar e várias horas ao fogo baixo. Resultou saborosa, preservando o aroma da fruta, e é uma boa maneira de se ter o gostinho fora da safra.

Não tentei congelar "de imediato", mas pela estrutura da fruta acho que deva ficar bem interessante.

É sem dúvida alguma minha fruta favorita. Mas nem todos gostam, e muitos se incomodam com o forte perfume.

Neide, parabéns pelo blog e grato por compartilhar tantas idéias e receitas. Imagino como cuidar de um blog, com a dedicação que você aplica, deve tomar tempo.

Obrigado,

Alessandro

Tiêh na Cozinha disse...

Olá Neide, senti o cheiro de jambo amarelo no ar e resolvi buscar algo a respeito. Muito obrigada. Achei meu pezinho de Jambo amarelo. Delicia da infancia.

Unknown disse...

OI Neide tudo bem,agora fiquei sabendo que fruta é essa que nasceu no meu quintal,e amei de saber que é jambo amarelo,agora preciso saber quando ela estará no ponto para colher e comer, beijos

Unknown disse...

HTML

Unknown disse...

HTML,

jovane disse...

Dhjovan@hotmail.com este é meu email, como que eu Fasso pra conseguir um pezinho de jambo?

WWW.FRUTIFERASDAAMAZONIA.COM.BR disse...

ola neide sou residente aqui no rio de janeiro e sou produtor de frutiferas das regiões amazonica e do cerrado e tenho muitas mudas disponivel,se voce quiser pode divulgar para as pessoas interessadas o meu endereço para conseguir exemplares.
pesqueirarui6@gmail.com.
ATT:RUI PESQUEIRA

WWW.FRUTIFERASDAAMAZONIA.COM.BR disse...

ola neide sou residente aqui no rio de janeiro e sou produtor de frutiferas das regiões amazonica e do cerrado e tenho muitas mudas disponivel,se voce quiser pode divulgar para as pessoas interessadas o meu endereço para conseguir exemplares.
pesqueirarui6@gmail.com.
ATT:RUI PESQUEIRA

maria disse...

hola Neide saba decir donde puedo conseguir jambo amarelo emla ciudad de santos sp gracias

rui pesqueira disse...

ola MARIA eu tenho varios pes de jambo amarelo,so que o meu sitio fica aqui no rio de janeiro um pouco longe de SANTOS.no momento não tenho a fruta pois ja passou da epoca de frutificação se voce tiver querendo mudas eu tenho bastante e posso mandar para voce,e so mandar o endereço.
Email:pesqueirarui6@gmail.com
ATT:RUI PESQUEIRA

Unknown disse...

Olá, eu me chamo Maria,e o jambo amarelo fez parte de minha infância e tenho muita saudade do tempo em que existia por aqui. Hoje procuro por todos lugares que passo,mas não consigo encontrar nem muda nem o fruto sequer para comprar. Como posso adquirir mudas contigo? Desde já,Obrigada pela atenção.

Solteira sim Sozinha nunca. disse...

Da uma coça no pe .q vai dar fruto

jambo disse...

Olá.
Parabéns pelo artigo, realmente o jambo é ótimo para a saúde em geral.

Anônimo disse...

Gostaria de saber o que posso fazer com o jambo além de comer, pois tenho um pé em minha casa que está carregado de jambo, e esperdiçando muito.Queria poder aproveita-lo mais.Aguardo ansiosa pela sua resposta.

Sônia
E-mail : nokinhamoon@gmail.com

Unknown disse...

bom dia gostaria de saber se a semente do jambo amarelo e comestivel meu nome e marcia meu
email é marciafurosely@gmail.com se puder me responda agradeço tenho muitas sementes

Unknown disse...

bom dia gostaria de saber se a semente do jambo amarelo e comestivel meu nome e marcia meu
email é marciafurosely@gmail.com se puder me responda agradeço tenho muitas sementes

Caetano disse...

Hoje comi o primeiro jambo amarelo do pé que plantei há 6 anos.
Aromático, mas com bastante cica (adstringência). Espero que noa próximos anos a árvore evolua e os frutos melhorem.

Caetano disse...

Hoje comi o primeiro jambo amarelo do pé que plantei há 6 anos.
Aromático, mas com bastante cica (adstringência). Espero que noa próximos anos a árvore evolua e os frutos melhorem.

WWW.FRUTIFERASDAAMAZONIA.COM.BR disse...

Bom dia o ideal é deixar o jambo amadurecer completamente e ficar bem amarelinho ,ira ficar sem cica e delicioso . atenção adoradores de jambo , tenho mudas de todos os tipo de jambo
pesqueirarui6@gemail.com

RUI PESQUEIRA

Unknown disse...


Murilo Carvalho Itapevense SP

Anonimo eu adorei a sua descrição do jambo amarelo, eu diria o mesmo.
Eu lembro de ter comido la no Vale do Ribeira quando tinha uns sete ou oito anos, nossa como eu tenho saudades. essa arvore ficava em um lugar que parecia misterioso no meio da mata, era tudo limpo debaixo da arvore e a mata fechada em volta. era um caminho longo e de mato fechado para chegar até a arvore, ela parecia uma arvore mágica de frutos delirantes de sabor!

Unknown disse...

O João doria junior gosta de goiaba

GILALMEIDA disse...

Entre juiz de fora e o Espírito Santo. O arroxeado e Eugenia e o amarelo e jambo verdadeiro.

Anônimo disse...

Estava tentando descobrir que fruta era que estava dando numa arvore aqui em casa. Agora descobri: é jambo, do amarelo. Tá difícil a competição com os passarinhos.
Moro no Planalto Paulista, perto do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, SP.

Anônimo disse...

Na USP tem uma árvore , está carregada e os passarinhos estão fazendo a festa, sabias, maritacas , eu tinha visto a flor e imaginei se era uma árvore frutífera.Muito alta. Notei que as folhas pareciam demais com a da mangueira. Recolhi sementes e algumas frutas mordidas pelos pássaros, e quando cheirei . Que cheiro maravilhoso. Só que para mim , recém colhido tinha um cheiro mais cítrico e herbal, nada doce ou floral, mas um cheiro maravilhoso. Pensei que não seria comestível com aquele cheiro parecido com com perfume e desinfetante. Procurei agora para saber o nome da árvore, "fruto que os pássaros adoram semente grande parece goiaba" e apareceu a foto. Como vi que era comestível, fiquei curioso. E fui experimentar uma das frutas que peguei do chão no sábado . Deliciosa! Já virou minha fruta preferida. Muito obrigado por esse blogue maravilhoso, sempre li ele, e fiquei surpreso de ter achado a fruta nele.

Anônimo disse...

Boa tarde a todos, esta semana vi uma arvore cheia destes Jambos maravilhosos, não conhecia entào tomei a liberdade e curiosidade de experimentar a fruta por minha conta e gostei muito, hoje estou relatando, obrigado pela matéria, ajudou a solucionar um problema frutifero......

Anônimo disse...

Por incrível q pareça no pq são Rafael zona leste de são paulo tem pés na rua e carregado de fruto

Thiago Falvéé,Marco Tulio, Mariana Alves, Amanda, Camila e Carolina. disse...

Que nostalgia! Estou eu aqui com 30 anos lembrando dos sabores da minha infância com meu namorado de 40. Experimentamos este sabor qndo crianças. E nunca mais sentimos. O seu post de 2012 trouxe está nostalgia em palavras. Que recuperaram toda a essência olfativa, tato e degustação desta fruta! Vou viajar pro interior de Minas pra encontrar está iguaria!

Unknown disse...

Meu esposo trouxe de o de trabalha para eu experimentar. .essa fruta tem um cheiro parece até perfume...a natureza é incrível ...parabéns Neide por todo seu empenho em passar todo seu conhecimento a diante. Sou sua fã...

Mauro Pedrollo disse...

A postagem inicial, da Neide, data de 9/12/13. Hoje 23/11/18, quase 05 anos após e estamos com este assunto vivo. QUE MARAVILHA! Parabéns à Neide.
Sou advogado ambiental e apaixonado por plantas, notadamente arbóreas.
Na semana passada, viajando nas proximidades de Maringá-Pr, me deparei com um frondoso pé de frutas amarelas, de um amarelo suave, esmaecido, muitas no pé, outras muitas mais, no chão.
Quase que hipnotizado, sem controle dos meus atos fui à planta e depois da peripécia de subir no muro da casa para colher o fruto consegui. Sucesso! Lá estava eu com dois frutos íntegros na mão.
Cheirei. Imediatamente me veio à lembrança as características descritas mais acima: perfume de rosas, água de colônia da penteadeira (da mãe no meu caso) e, pimba: a recordação dos jambos nordestinos...
Bom, tem características conhecidas, mas O QUE É???
Perguntei a alguns agricultores da região (gente já de idade, poderiam saber). Nada, ninguém identificou ATÉ HOJE, quando me deparei com o blog.
Parabéns Neides que cuidam do nosso patrimônio histórico cultural e tantos que estão somando.

Unknown disse...

Na onde eu trabalho tem 3 pés dessa fruta, eu não tenho coragem de comer, tem um cheiro muito forte de rosa, mais vcs falou que é bom, amanhã vou provar

William Trevizai disse...

Esta fruta tem um aroma inebriante e um sabor especial. Sabor de infância e é mesmo difícil encontrá-la. Encontrei dois pés onde trabalho em Coronel Fabriciano(MG). Muitos jambos pelo chão e eu sempre faço a festa pois penso que a maioria nem a conhece.

Juni disse...

Olá Neide, você sabe me dizer se essa fruta nasce espontaneamente no cerrado ou na serra da mantiqueira? Obrigada.

Unknown disse...

Hoje eu estava lendo um post sobre a planta jambo e consta uma informação no texto que me deixou curioso, consta lá que as sementes do jambo amarelo são muito venenosas.

A informação mais relevante é que uma quantidade desconhecida de ácido cianídrico foi encontrada nas raízes, caules e folhas. Além disso, um alcalóide, a jambosina, foi encontrado na casca da árvore e nas raízes, e as raízes são consideradas venenosas.

Alguém sabe me informar se essa informação procede? Se alguém puder me ajudar com isso, ficarei muito grato.

Unknown disse...

Gostaria de receber o caroço da fruta jambo cheiroso pelo correio

Sou do interior do Rio de Janeiro a cidade chama carmo-rj