segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Amanhã é o Terra Madre Day

Amanhã, no mundo todo, convívios do Slow Food e associados costumam comemorar o dia da terra, Terra Madre Day, celebrando o que ela nos dá. Há um ano, o Come-se comemorou com alguns leitores uma colheita urbana. Neste ano, vou estar com amigos na cidade onde tenho uma chácara. Para quem estiver por perto, transmito aqui o convite do Slow Food Piracaia: 

Convidamos a todos a se juntarem a nós em um
Almoço Comunitário no Parque Ecológico, em Piracaia-SP, para celebração do Terra Madre Day

O que levar?
A ideia é que os participantes levem um prato preparado
com alimento local para ser compartilhado e sua bebida.
Não esquecer de prato, copo, talheres, guardanapo
e toalha para colocarmos na grama. Lembramos que deve ser evitado o desperdício, o uso de utensílios descartáveis de plástico e que se deve dar preferência para produtos não industrializados.

Quando?
Terça-feira, 10 de Dezembro de 2013
Que horas?
Das 12:00 às 14:00

Onde?
Parque Ecológico de Piracaia
Rua Sebastião Ferreira de Araújo Filho
Bairro de Santo Afonso
Piracaia - SP

E aqui umas palavras sobre o evento que todos associados receberam por email do Slow Food Brasil. Junte-se a nós! 

"Terra Madre Day 2013
Celebrando o alimento local e protegendo a biodiversidade

Todo dia 10 de dezembro o Slow Food comemora o Terra Madre Day que é uma celebração mundial do alimento local.
Onde? Como?
Onde quer que você esteja, pode participar de um TMD.
Clique aqui e descubra os eventos registrados no Brasil e procure pelo mais próximo.
Você também pode fazer o TMD no seu próprio estilo. Pode ser um piquenique ou uma janta familiar, com os amigos, comunitária ou até uma festa. Pode ser grande ou pequeno. O importante é celebrar o alimento e a diversidade, do alimento e das pessoas.

Local
Valorize o alimento local.
Prefira consumir alimentos produzidos próximos de você.
Quanto maior a proximidade, mais você valoriza o entorno e tem garantia maior de um alimento fresco. Procure conhecer um pouco da biodiversidade local.

Indique um produto para a Arca do Gosto
O TMD sempre promoveu o uso de produtos da Arca do Gosto, que são alimentos em risco de extinção. Este ano queremos ir além e incentivar não apenas o uso deles, mas que as pessoas indiquem alimentos para que esta Arca cresça e proteja toda agrobiodiversidade com risco real ou potencial de extinção.

O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo e é de se supor que muitos alimentos tradicionais e silvestres estejam se perdendo junto com nossos biomas.
Indique alimentos de sua memória.
Aqueles que não se encontram mais.

Baixe o formulário de inscrição, preencha e envie para a comissão da arca (arcadogosto@slowfoodbrasil.com)

Participe e convide um amigo para se associar
(para mais informações escreva para contato@slowfoodbrasil.com)"
Slow Food Brasil

Só para ter uma ideia, dê uma olhada nos eventos que acontecem aqui no Brasil: (vá ao site para mais informações sobre estes e eventos no mundo todo) 

Data
Evento

2 comentários:

Anônimo disse...

Querida Neide, sou portuguesa, moro em Coimbra, não sei se conhece. Sigo o seu blogue há já bastante tempo e, apesar de não conhecer muitos dos alimentos de que fala, adoro a forma como se interessa por tudo. É um conceito que gostaria muito de ver ser aplicado em Portugal, aos nossos produtos e alimentos. Quem sabe um dia não possa fazer a mesma coisa. Hoje resolvi comentar porque, veja só, é o dia do meu aniversário, e que dia melhor que o Terra Madre Day! Tenho muito gosto em acompanhar o Slow Food já existe em Portugal o Slow Food Algave com muito que aprender acerca dos nossos produtos. Dê uma olhada no facebook. Beijinhos de Coimbra e continua o bom trabalho. Cila

Neide Rigo disse...

Oi, Cila!
Que emoção ter notícias de uma leitora de além-mar. Não, não conheço Coimbra, mas adoraria conhecer. Quem sabe um dia.. Eu não tenho facebook.
Um abraço,
N