sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Cebolinha, cebola e cebolona. Valem quanto pesam.

Colhidas do vaso
Entre o ideal e o possível a distância pode ser grande, mas qualquer passo dado é melhor que nenhum. Acho que a vida se tornaria mais fácil, menos complicada e a gente, menos agoniada por não conseguir a perfeição. Se não consegue usar todos os alimentos orgânicos, use pelo menos uma parte. Se não tem lugar para plantar, adapte uma jardineira na janela. Se quer plantar uma árvore, escolha uma praça abandonada. Não sofra, faça o que dá. Até parece conselho de auto-ajuda, cruzes, mas tive a clara noção disso ao colher estas mini cebolas aqui em São Paulo. Talvez não desse tanta importância ao fato se não tivesse, quase ao mesmo tempo, colhido cebolas da mesma idade e do mesmo tipo no sítio em Piracaia, onde foram cultivadas em condições muito mais favoráveis que a que tinha aqui.  

Plantadas displicentemente, apertadamente

Todas elas, plantei a partir do miolo de cebolas que usei na cozinha, como já mostrei aqui. Acontece que fui enfiando os miolos num pequeno vaso com terra. Algumas, levei para replantar no sítio. Em pouco tempo, as cebolas ficaram  grandes, bonitas, sem uso de fertilizantes nem defensivos. Mostrei algumas aqui.  O resto, ficou no vaso esquecido. Outro dia fui ver a pequena cultura e estavam tão apertadas que se espremiam saindo pra fora da terra. Colhi todas e eram tão pequenininhas que couberam na palma da mão.

Deu gosto apoiá-la na mão
Só com o talo curto
Pequenas como alhos
Não tive curiosidade de pesar as pequenas, mas a grande era tão biteca que não me contive. Com um pedaço do talo, mais de meio quilo. E todo o talo e folhas também foram aproveitados. 

Dourando no azeite com alhos

Douradas com fígado de galinha

As cebolinhas se juntaram àqueles alhos, foram douradas no azeite ao qual de juntou ervas, passas e fígados de galinha aferventados em caldo bem temperado e escorridos. 

Com carne de lata

Pimentão, tomates, berinjelas, cebolas, alho - todos colhidos no sítio
As cebolas grandes entraram como complemento da carne de lata (direto de Goiânia, presente da Emiliana) e nos legumes assados (todos colhidos em Piracaia!). 




Aferventa em água e escorre
Bate no liquidificador com azeite
Usa para refogar comidas cozidas
Como o arroz (com sobras de tomate e abobrinha por cima)

Já os talos brancos, usei como cebola também. E as folhas grandes e ainda verdes, separei os melhores pedaços, lavei bem, branqueei rapidamente e bati com azeite e sal. Guardei num vidro na geladeira. É ótimo para refogar arroz e legumes. No arroz de pilão, além de usar para refogar, joguei um pouco por cima depois de pronto. Ficou gostoso, nhac! 

5 comentários:

Anônimo disse...

Ah, Neide, que invejinha branca, queria ter um pedacinho de terra para cultivar. Por enquanto vou colhendo temperos, capuchinha, tomatinhos cereja e jabuticabas, tudo plantado em vasos e jardineiras, plantei até cará moela e açafrão da terra no vaso. Só na torcida para ver se consigo colher algo, mesmo que sejam de tamanho reduzido ...Beijos, Liliana.

Anônimo disse...

Olá Neide... de uns tempos pra cá minha mãe cismou de ter canteiros em casa, prática antiga do tempo em que morávamos no Maranhão onde o clima era mais amenos e as chuvas mais generosas.Há muito tempo moramos no Piauí e aqui a coisa é bem diferente, então ter um caneteiro em casa é antes de tudo um exercício de perseverança, mas minha é antes não desiste fácil. E assim ele vem tentando ter um cantinho com suas hortaliças, ervas e que tais no nosso quintal. Hoje nos damos ao luxo de temperamos com cebolinha e coentro plantados por ela e regados religiosamente para que não pereçam. E ela ainda procurar fazer sombras artificiais para que as folhas não esturriquem com tanto sol. Mas vale a pena o cheiro e o sabor são inigualáveis!
Hildeny Medeiros-Teresina PI

Anônimo disse...

Neide use os talos e folhas para omeletes e panquecas fica uma delicia fervida e temperada com shoyu com pouco de açúcar e tirinhas de carne fininha tb ébão.(Diulza)

Leticia Cinto disse...

Ai, morri, que lindas as cebolinhas e a cebolona! Fiquei feliz de saber que dá para aproveitar as folhas tb. Já tenho um alho plantado aqui no vasinho, a curcuma que brotou na fruteira tb já está com uma folhona linda, já estou colhendo vários tomatinhos, enfim, falta plantar cebolas :)

aguiar disse...

Ei Neide! Fico com água na boca só de ver os pratos que faz com as "sobras", vontade de nhac!!!!
Outro dia fui passear no sítio de uma amiga, e ia observando a vegetação ao longo da estrada, já que não estava dirigindo,então avistei umas flores no meio de muitas folhas e pedi para parar o carro e quanta surpresa, era capuchinha! lindas com folhas grandes e flores de várias cores. Arranquei vários galhos e tinha até sementes, levei pro sítio ,lá lavei tudo muito bem e fiz uma saladona. Meus amigos ficaram "desconfiados", pois nunca tinha comido e nem ouvido falar.Então comentei do seu blog e poderão acessar para aprender muitas coisas assim como eu. Outro dia, aproveitando o fim de semana em família na casa de praia, fiz um arroz "nutritivo",com flores de abóbora, tomatinhos, talos de couve,pimenta biquinho, salsa, cebolinha tudo colhido da horta.Os "meus" ficaram encantados com o sabor e sempre pedem repeteco.Eu adoro, pois vou aprendendo com vc e colocando em prática com eles.Mas ainda quero fazer algo com as ervas "daninhas",tem muito na horta lingua de vaca, caruru de porco, dente de leão e outras, as vezes fico na dúvida se todas são comestíveis ou preciso de alguma identificação.Eu chego lá! Abraços