terça-feira, 5 de novembro de 2013

O que fazer com folhas murchas. Folhas de nabo no arroz

As folhas murcham porque perdem água e muita gente sabe que para recuperá-las basta hidratá-las novamente, mas já vi cozinheiros e cozinheiras jogando fora folhas assim, aparentemente irrecuperáveis. 

Agora, mais que nunca, quando trago quase tudo do sítio, costumo me deparar com situações assim, em que as folhas chegam murchas, especialmente quando colhi por causa das raízes, sem pensar muito nas folhas. Foi o caso destas folhas de nabo. A maioria de nós pensaria em jogá-las no lixo, mas vamos pensar duas vezes antes de fazer isto. 

Depois de hidratadas em água fresca - não precisa ser gelada, elas poderiam ir para saladas. O tempo varia a depender da severidade da desidratação. Dez, quinze minutos ou até meia hora. Como prefiro folhas de nabo e rabanetes cozidas, uso no alimento que estou preparando - arroz, fritadas, sopas. Colocar no arroz é um bom recurso quando as folhas são poucas, insuficientes para uma salada. E nem precisariam estar super hidratadas. Contribuem com o sabor como se fossem tempero e com a nutrição do prato, com um pouco de vitamina, fibra e mineral.

E nesta semana tem Mesa-SP no Senac Santo Amaro. Então, só vou postar aqui pílulas que não me exigem muito tempo pra pensar. 

Estavam assim
Depois de 15 minutos ficaram lindas assim
E gostosas assim. No arroz com tomate e batata-doce

E já eram. Nhac!

5 comentários:

a disse...

Super apetitoso este arrozinho, uma verdadeira delicia!
Beijinho

aguiar disse...

Nossa Neide, deu água na boca!
Comida simples, porém apetitosa e acima de tudo nutritiva.
Sempre aproveito suas dicas!
Obrigada
Bjs

silvia lopes disse...

Eu sou dessa turma que joga as folhas murchas fora, ou melhor, era porque a partir de agora vou reidrata-las.
Beijinho

Anônimo disse...

Neide muito raro achar folha de Daikon boa como esta ai vem amarela furadinha, ando querendo o broto dela que é delicia.(Diulza) vê se vem pra cá Santo André.

Karina disse...

Oi Neide! Li há um tempo atrás sobre o desidratados de alimentos que vc ganhou de um amigo que veio de viagem e achei interessante. Estou procurando o post e não encontro mais.
Penso em adquirir um, principalmente para folhas, sabe me indicar algum? Sei que folhas tem bastante volume, para secar quantidades grande será que dá conta? Agradeço muito se puder me responder.
Abraços. Karina