quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ensaio 1: Taro ou inhame japonês


Este taro que comprei na Liberdade  é tão lindo, mas tão lindo, que não me cansei de olhar no centro, em volta, rodeando, mirando o olho no centro da roupa que o reveste em caracol de fitas de juta, escondendo a massa branca salpicada de fios de cobre ouro que parecem nadar em lago de  leite. E, longe do olho,  furos de pregos desencravados. Não consegui comer. Sofro de apego. E ele segue murchando na geladeira, tentando cicatrizar a ferida da polpa exposta. Talvez ainda brote.

E assim, nada de comida por hoje. Nem nos próximos 10 dias, pois vou estar numa expedição gastronômica (se clicar o link, espere para baixar o áudio da cbn - há uma entrevista interessante da idealizadora do festival, Emiliana Azambuja), por Goiás, a convite do Pitadas - Festival Gastronômico de Goiânia, junto com a Ana Soares e Mara Salles. Vamos visitar produtores de Pirenópolis, Bela Vista, Cidade de Goiás, Inhumas e Itauçu. Volto a escrever aqui no dia 05 de agosto ou a qualquer momento, se isto for  possível. Pela programação intensa, acho que não vai ser. 

Fique, então, com o taro roxo visto de vários ângulos. 










5 comentários:

Anônimo disse...

Nide vais passear no meu estado meu Goias querido que deixei a 40 anos atras,Pirenópolis, ramai uda,igreja da matriz, meia ponte é linda aproveite os doces o artesanato tudo que meu estado tem de bom para lhe dar.boa viagem..(Diulza).

Unknown disse...

Neyde,
De médico, louco e fotógrafo todos temos um pouco !
Lindo ensaio, é de admirar que algo tão trivial possa ter essa beleza em todas as suas facetas !
Adorei a foto dele cortado ao meio, parece uma xícara de capuccino, com uma espiralzinha mexida com palitinho...
Sucesso sempre minha amiga fotógrafa !

Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Vai minha ROSA VERMELHA, minha cigana linda, sopra nos ouvidos do (IAO) meu nome (V). Caminha nas estradas que ele caminhar, esteja junto dele nas sete estradas da vida, nos sete caminhos, e que em nenhum caminho que ele andar ele consiga se livrar da minha presença(V), pois a sua presença é a minha! Envolve o(IAO) com a sua beleza, com a sua força e com a sua magia! Que a sua presença ao lado do (IAO) seja como um jardim florido e que a sua ROSA VERMELHA exale um perfume encantador que hipnotize o(IAO),seduzindo-O e fazendo se lembrar de mim (V), pois o meu nome (V) tu soprarás no ouvido dele(IAO) até que todas as forças dele sejam vencidas e que ele (IAO) venha até mim(v) Que o seu punhal corte todas as amarras que possa impedir o(IAO) de caminhar até a minha presença (V). Que a lua que clareia a noite, as nossas mentes e nossas magias, possa se esconder no céu quando for necessário e escureça as vistas de (IAO) para as outras mulheres, para que ele não veja encanto e beleza nelas só em mim (V)e que me deseje muito. Que o seu leque mova os 4 ventos e afugente tudo o que possa estar a volta de (IAO), que o impeça de chegar até a minha presença (V). Que o sol seja para (IAO) um bálsamo quente e renovador como SERÃO nossas noites de sexo e amor, que ao lembrar destes momentos ele sinta vontade de me procurar(V) e não resista. Que a fogueira do povo cigano, possa servir de cúmplice para as noites de luar e que tu minha cigana, baile em volta de (IAO) vencendo todas as forças dele e encantando-o com a magia da sua saia. Que a sua voz aos ouvidos de (IAO) seja como o violino encantado dos ciganos que traz magia a noite! Que o prenda com os sete nós na sua saia e que todos os caminhos que ele (IAO) possa percorrer o traga até mim (V). E por fim minha cigana, crave seu punhal e seu olhar definitivamente no coração e nos olhos de (IAO), para que como minha guia e guardiã, possa vencer ele no amor com a sua magia, que sua ROSA VERMELHA exale para ele (IAO) o fogo da paixão que encanta seduz e abranda qualquer problema, que ele me procure(V)logo como quem tem sede que procura um oásis no deserto! Que a lua cheia desta noite fortaleça seu encanto! Vai minha ROSA VERMELHA, minha cigana gira e traga-o pra mim o mais rápido possivel cheio de amor e tesão! ASSIM SEJA, ASSIM SERÁ, ASSIM ESTÁ FEITO E NÃO PODERÁ MAIS SER DESMANCHADO.AMÉM

Bruna Vieira disse...

Não é mesmo muito lindo este taro? Comprei um tão parecido mas não roxo, aqui em Miracema, interior do Rio, chamam de inhame cabeça.