terça-feira, 16 de julho de 2013

Quentão de hibisco com cachaça

Já vi muitas receitas de quentão de hibisco sem álcool, por isto a redundância do nome, afinal quentão que é quentão leva cachaça. Sim, estas infusões são deliciosas e eu costumo fazer de vez em quando perfumando com gengibre, cravo, canela, casca de laranja ou tangerina. Agora,  um quentão de verdade, com cachaça mesmo, tingido e acidificado com hibisco,  fica melhor ainda. Nem precisa ser muito forte, mas uma boa cachaça é essencial para o sabor. Ou, em vez de cachaça, vinho tinto. Um vinho quente com menos vinho sem perder a tintura fica muito bom e você pode tomar mais despreocupadamente. Para as crianças e abstêmios, chazinho sem álcool, caprichando no gengibre. De resto, é igual.  Usei aqueles hibiscos que sequei na secadora de roupas. 

Quentão de hibisco com cachaça: ferva tudo junto por 10 minutos: 500 ml de água, 1/4 de xícara de açúcar, 1 dedo de gengibre fatiado, um pau de canela quebrado, dois cravinhos e uma mãozada de hibisco seco. Junte meia xícara de cachaça, espere começar a ferver e desligue o fogo. Com uma pipoquinha, glupt! 

7 comentários:

Unknown disse...

Uhn....

Deve ter ficado bem azedinha delicia.
As minhas mudinhas estão lindas, mas crescendo devagar neste frio de inverno.

E essa cachacinha... preciso de dar mais.

Neide Rigo disse...

Você vai gostar, Fernando. Agora, ô cachacinha difícil no Mercado, hem? Diga pro seu pai que ele precisa vender, poxa vida. Ela é muito boa!

Um abraço, n

Camila disse...

Olá Neide, tudo bem? Eu tenho desse hibisco aqui, mas as flores são roxas e os frutinhos com a cápsula verde ao inves de vermelha... é a mesma coisa? Olha aqui: http://2.bp.blogspot.com/_0rZDuFD-ra8/S9TeLX02cnI/AAAAAAAAABg/fXNsx2otTF0/s400/DSC_0020.jpg

Bjos

Neide Rigo disse...

Camila,
todas as flores de hibisco são comestíveis, algumas, porém, mais gostosas. O hibisco verde pode ser usado como legume - no Senegal eles usam assim. E as folhas do seu podem ser usadas em saladas.

Um abraço,n

eng, panerai disse...

Casualmente no sábado ganhei uma muda de hibisco e já plantei em um vaso. Vamos multiplicar e colher sementes.
Bela receita de quentão, pois aqui no sul fazemos quentão sómente com vinho tinto, carvo e canela.
Vou experimentar este hibisco com cachaça.
sucesso!

Camila disse...

Mas desse verde da flor roxa dá pra fazer geléia?

Anônimo disse...

Boa tarde o ibisco para emagrecer so pode ser o vermelho?