quinta-feira, 18 de julho de 2013

Casca de coco cake e outros usos


Se passei incólume pela fase do cup cake (acho que ainda não acabou, né?),  me rendi aos encantos da casca do coco quando o Manuel das mandiocas trouxe na semana passada, à feira, uma cocada disposta na própria casca da fruta. Ele está incrementando o negócio. Agora tem também tapioca e esta cocada. 

Achei singelo (a cocada, vendida a 3 reais, estava deliciosa) e usei a mesma casca como forma para o bolo de fubá, que foi o bolo possível de fazer na hora em que pensei. Poderia ser o próprio bolo com a massa de mandioca. Não deve ser nenhuma novidade, afinal nunca na história da humanidade se desprezou facilmente uma boa cuia. Mas com este bolo de fubá, pode ser.  




Antes disso, fiquei pensando em usar aquela assadeira de bolo de fogão para outras finalidades. E matutei um pouco no que colocaria no fundo como apoio para assar rapidamente peixe e batata doce sem usar o forno e sem encostar os alimentos no fundo da forma - queimaria antes de assar. Pensei em pedras, mas não encontrei no quintal as de tamanho apropriado. No próprio jardim vi os pedaços de coco que havia jogado ali para se decomporem - pelo jeito demoram anos. Lembrei que tinha coco na fruteira e foi só quebrar, guardar o coco e usar os pedaços de casca. Era o suporte ideal, pois são leves e curvados, compondo vãos. E se um pedaço ou outro encostado no alumínio viesse a carbonizar daria ainda um bom aroma de madeira defumada ao peixe. Foi o que fiz e deu certo. O defumado não chegou a acontecer, mas o peixe ficou assado e gostoso.  Embrulhei em folha de bananeira pedaços do peixe temperado (vermelho) com coco, dendê, coentro e pimenta e sal,  assei por cerca de 15 minutos e nhac. 

Claro, se você só quiser apenas fazer um estilo com casca de coco, há maneiras muito mais práticas, como comprar estas cuias de cerâmica da minha amiga Silvia Lopes, ceramista baiana. http://www.silvialopes.com.br/ - silvialopesvita@gmail.com 




7 comentários:

Iara Rodrigues da Cunha disse...

Adorei essa cocada na casca da própria fruta...parece estar deliciosa! abs

Dricka disse...

Sabe que eu tambem sou apaixonada pela casca de coco? Sempre fico imaginando como poderia usa-las. adorei a ideia do bolo, nunca me passou pela cabeça. Já usamos como comedouro/bebedouro de passaros, porta sabão, mas forma é novo para mim.
Bjs

Analuci disse...

Que legal! Gostei de todas as ideias!

fabiana jardim disse...

Neide, na minha fase de fazer velas, eu usava cuia de cupuaçu, compradas na feira de flores do Ceasa. Ficavam lindas :-)
Beijos.

Neide Rigo disse...

Iara, e é!

Dricka, e como suporte pra vela também fica bonito. Sem falar nos quadradinhos de mosaico.

Fabiana, veja no google imagens como tem velas lindas com casca de coco.

Um abraço,n

Unknown disse...

Que lindeza... parece lava saindo de vulcão!

Anônimo disse...

Boa ideia para uso da casca de coco. Prefiro o original mesmo. Com as fibras soltando. Abraço