terça-feira, 7 de maio de 2013

O que trouxe do 7º Paladar Cozinha do Brasil

Mini milho para pipoca, da aula da Lígia do Clos de Tapas, e suporte
de inox que ganhei da Aninha, feito pela Emi, irmã da Mari Hirata 
Além de trazer à tona discussões sobre produtos, ingredientes, produtores, técnicas, receitas clássicas, releituras, inovações e pirações, o Paladar Cozinha do Brasil propicia trocas impagáveis nos corredores, ao fim da aula e nos pontos de parada. Troca não só de ideias mas também de presentes mesmo. Um objeto aqui, uma semente ali. Sem falar na troca de promessas de visitas, de trabalhos conjuntos, de grandes e pequenos projetos, como a que aconteceu entre mim e a Fernanda, do Hortelões Urbanos. 

A Ana Rita Suassuna sorteou todos os trecos que trouxe para a aula de café sertanejo, até o caco lascado. Marisa Ono me veio com um pacotinho de ervilhas doces que dona Margareth me mandou para plantar agora no outono. Aninha me presenteou com este lindo suporte da foto, feito de inox pela irmã da Mari Hirata, a joalheira Emi Kawabata, que tem peças expostas para venda no Mesa 3.  Lígia Karazawa, do Clos de Tapas, me deu os milhinhos e me prometeu sementes de tomates diferentes.  Edinho Engel, do restaurante Manacá, em Camburi, me deu galhos para plantar de pau d´alho. Paulo Machado, que a esta hora está representando o Brasil nos fogões da China, me trouxe mandioca rosa (e prometeu  manivas). E Thiago Castanho, do Remanso do Peixe,  me deu tudo o que tinha na mesa, vegetais do Norte, pois do contrário iria tudo para o lixo. 

Pra completar, todos os palestrantes ganharam um kit Tramontina lindo que se juntou ao que ganhamos no ano passado. Aliás, fazendo propaganda, uma vez uma faca minha da Tramontina quebrou o cabo. Fiquei frustrada porque era parte de um jogo e não encontrei no mercado outra igual para repor. Já não tinha mais a nota, já não era novo o jogo, nem sei se tem garantia, e ainda assim  resolvi ligar reclamando, afinal faca boa é pra vida inteira. Fui super bem tratada, não ligaram para o fato de eu não ter nota, simplesmente pediram para eu mandar a faca quebrada por correio. Em pouco tempo tinha eu outra faca igualzinha, que nunca mais se quebrou.  Isto já tem anos. Então, trato com o maior carinhos estes meus kits. 

E assim minha sacola Paladar voltou cheia e cachola cheia de ideias. 

Bem, há receitas do evento no site: http://infograficos.estadao.com.br/public/paladar/setimo-paladar-cozinha-do-brasil/receitas.html . E na quinta não deixe de ver o Estadão, que vai estar tudo lá. 

Mudas para plantar - sobras da aula do Thiago

Capim santo e gengibre silvestre

Cariru

Cacau do Norte, puríssimo, embrulhado em folha

Hortelã do brejo

Sementes de fruta pão

Jambu

Ariá, hortelã gorda e vindicá 
Mandioca rosa 

Kits Tramontina 






Um comentário:

Anônimo disse...

voçe me deixa louca, com tanta coisa meu Deus Neide que beleza que bom que voçe vai poder plantar tem muita coisa que conheço com outros nomes.queria ter ido mais quando sei ta em cima mais espero que voçe volte ao sesi para dividir estais coisas com a gente bjs. (Diulza)