quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sambal com tamarindo (molho de pimenta asiático)

Outro dia comprei no bairro da Liberdade um sambal, molho tailandês com pimentas. Nos ingredientes, apenas pimenta, sal e ácido cítrico. Resolvi pesquisar sobre outras variações e achei uma infinidade de receitas deste molho asiático. Indonésia, Malásia, Tailândia, Singapura, Filipinas, todos têm seu sambal. Alguns levam cebolas, outros camarões secos, molho de peixe, gengibre, cebolinha, açúcar, suco de limão, vinagre, tamarindo, às vezes uma combinação entre estes temperos. O tipo de pimenta também pode variar. 

O meu,  fiz com pimentas dedo-de-moça e cumari, ambas colhidas no sítio neste último final de semana. Segui a receita deste vídeo aí embaixo, só mudando o tipo de pimenta e estimando a quantidade de óleo e água. Mas o que se vê no vídeo não parece ser a quantidade pedida de açúcar. Ou seja, ficou quase uma geleia, mas maravilhosa, melhor que aquela feita com maçãs, muito mais intrigante, o ácido do tamarindo, o picante da pimenta, o salgado, o doce,  o gosto de cebola dourada. Experimente e me conte. Nem preciso dizer que combina com tudo. Um pouco na salada de mamão verde, uma colher dela sobre um bolinho frito, sobre uma carne assada, na sopa, no pão, na sobremesa, na banana, na laranja, no queijo, pura de colherada - pra chorar de picante, sofrimento bom! Aqui vai a receita do jeito que fiz e, lá embaixo, o sambal comprado aqui. Este, feito em casa, é muito melhor. 

Sambal com tamarindo 

1 xícara cheia de pimenta dedo-de-moça madura, lavada, sem os cabinhos, mas com sementes
1 colher (sopa) de pimenta cumari madura 
1 cebola roxa média picada 
1/2 xícara de água 
1/4 de xícara de óleo 
1/2 xícara de açúcar (pode ser a metade) 
1/2 colher (chá) de sal 
4 colheres (sopa) de tamarindo diluído em água 

Coloque no liquidificador as pimentas, a cebola e um pouco da água - o suficiente para bater. Bata até triturar bem.  Numa frigideira, aqueça o óleo e despeje a mistura do liquidificador. Deixe fritar bem, até a mistura começar a se separar do óleo, soltando perfume de cebola dourada. Junte, então, a água restante, o açúcar, o sal, o suco de tamarindo e deixe cozinhar até ficar cremoso e denso, mexendo de vez em quando. Coloque em vidro aferventado enquanto ainda está quente - aos poucos, o vidro sobre um pano, para não quebrar.   Rende 1 xícara. 

Marca tailandesa comprada aqui, no bairro da Liberdade, só com sal 





12 comentários:

Anônimo disse...

Neide,

Eu amo geléia de pimenta.
Adorei a tua receita mas, moro aqui em Fpolis e nunca vi tamarindo para vender. Dá para substituir por outra fruta?
Abraço,
Júlia

Prof. Paulo Antonini disse...

Assim que minhas pimentas ficarem maduras (dedos-de-moça no vaso), vou fazer esse sambal!
Parece ser muito bom!

Como ganhar dinheiro com a FRPromotora disse...

Publique meu comentário, Troco Links, Favorito seu blog no meu!

http://ganhedinheiroapartirde2013.blogspot.com.br/

Quantas histórias de sucesso com a internet você ve por ai?? Hoje em dia é rotina não é mesmo, na tv vemos diariamente blogueiros, donos de sites, empreendedores, lojas virtuais... Aí você pensa, como essas pessoas alcançaram isso? Eu lhe digo, com Atitude! é preciso ter atitude! disposição e correr atras... Como qualquer outro ramo de negócio, porém o mercado da internet é infinito nas possibilidades! E o que é melhor, ele esta aberto inteiramente grástis para qualquer pessoa. Pensando nisso considere o anúncio abaixo.

Trago a voce uma oportunidade de trabalho que tem mudado a vida de milhares de pessoas. Pesquise e comprove!

Você pode ganahr dinheiro no conforto da sua casa trabalhando nas suas horas livres sem precisar comprar ou vender nenhum tipo de produto. Excelentes ganhos semanais e mensais. Ótimos benefícios como, chip de telefone pago pela empresa, plano de saúde e previdência privada. entre outros benefícios e bonus por metas atingidas!

Você concerteza deve ter conhecido várias empresas por aí que trabalham no mesmo ramo, porem todas lhe cobram um altíssimo valor para entrar no negócio, e lhe entopem de produtos mirabolantes com promessas fantásticas não é verdade?

Conheça a empresa FRPromotora e veja como funciona! Dedique alguns minutos a assista o video com atenção para entender http://www.youtube.com/watch?v=wVBqHGMH4iU

Caso seja de seu interesse acesse o site http://www.frpromotora.com/44731533
Me Adicione em seu facebook para maiores informações ou entre em contato pelo e-mail contato@suarendaextra.net.ms
Visite http://ganhedinheiroapartirde2013.blogspot.com.br/

Trabalhe Ajudando outras pessoas a melhorarem suas condições financeiras!
É Realmente gratificante quando você percebe que ajuda muitas pessoas.
Trago um depoimento real meu, compartilho minha experiência própria neste ramo e portanto lhes apresento como uma oportunidade de negócio.

Caso não seja de seu interesse, Desconsidere a oferta!
Agradeço sua Atenção, e Boa Sorte.

Unknown disse...

Olá Neide! Apesar de não estar comentando, é sagrado acompanhar o seu ótimo trabalho. Lembro-me de uma vez ter-lhe mandado este link http://sunflower-recipes.blogspot.com.br/2009/04/sambal-tumis.html . Já fiz três vezes e recomendo, além do seu, é claro! Um abraço.
Felipe Santiago

Anônimo disse...

Oi Neide! Experimenta misturar o sambal com uma bela porção de quiabo refogado só com sal e limão e acompanhar com arroz de coco! É uma sensação! (aqui em casa tb faço o meu, parecido com o seu, porém acrescento pimentas secas e tiro as sementes de tudo, para não ficar ardido demais. aprendi essa receita no livro Plenty, do Ottolenghi). Um beijo, Roberta -- a do leite em pó ;)

Neide Rigo disse...

Júlia, coloque limão ou, quem sabe, suco de butiá.. - um suco ácido, enfim.

Paulo, depois me conte.

Felipe, é mesmo, não me lembrava. Mas vou lá relembrar. Obrigada!

Roberta, eu vi esta receita quando estava pesquisando o sambal. Parece bom! Obrigada.

Um abraço, N

Unknown disse...

Olá, acho bacana seu blog e até já usei como referência lá no meu blog ;)

http://dicadalela.blogspot.com.br/

Ricardo Souza disse...

Uma forma de ganhar uma renda extra é através da FR Promotora e funciona MESMO.
Entrei na empresa pra ganhar uma renda extra e hoje ganho um verdadeiro salário (tirei mais de R$ 1500,00 esse mês). Hoje em dia eu trabalho só em casa com divulgação.
A empresa ensina como faz o trabalho, dá apoio e suporte, na FR Promotora só não ganha dinheiro quem não quer.
Caso desejem fazer parte da minha equipe, sendo um Promotor Digital acesse:
www.frpromotora.com/45194420
Qualquer dúvida envie mensagem para ricardosouza994@yahoo.com.br
Sucesso a todos...

MESSIAS ROCHA disse...

Olá Júlia, se ainda precisar lhe indico um fornecedor de pasta de tamarindo. Abs.

Valéria Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valéria Silva disse...

Oi Neide como amo aprender com você. Vi tamarindo na feira essa semana,não comprei,me arrependi.Vou ver se acho.Obrigada querida por nos ensinar essas delicias.Uma pena é ver o blog invadido por esses comentários de ganhar dinheiro

Unknown disse...

Com abacaxi tem fica legal, fiz dos dois tipos, mas dose a água e o açúcar caso o abacaxi esteja mais maduro.