sábado, 23 de fevereiro de 2013

De Salvador a Uauá, a Bahia tem

Crianças pegando umbus no festival 
Uauá fica a mais de 400 quilômetros de Salvador, de onde saímos cedo para não pegarmos trânsito. Mas não teve muito jeito. Até chegarmos a BR 116, o percurso é meio tenso, com muito, muito, carro. Mas o caminho é interessante. A paisagem verdejante vai se transformando pouco a pouco numa caatinga castigada pela seca, vamos vendo aqui e ali peculiaridades na beira da estrada. Como é o caso dos enormes sacos de frutas e legumes variados, uma feira completa reunida em dois sacos, um de frutas e outro de legumes.  Depois, bacias de caju, porções de ciriguela, sacos de maracujá do mato, melancias, jacas e muito mais. E cidades curiosas como Jorrinhos e Caldas de Jorros, que despejam suas águas subterrâneas em fontes de banho nas praças. Foi em Jorrinhos que comemos um maravilhoso fígado de cabrito embrulhado em redanho e assado na brasa. Chega-se a um ponto da BR em que Canudos fica para um lado e Uauá pra o outro. Chegamos já atrasadas para a abertura do quinto Festival do Umbu - autoridades locais e até o governador da Bahia abriram oficialmente o evento. Mas encontramos o local lotadíssimo com muita gente conhecida - do Slow Food ou que conheci no festival passado. Os vários estandes mostram produtos do umbu ou assuntos correlatos, como é o caso do estande da Embrapa Petrolina que trouxe umbus de todos os tamanhos que chamam a atenção para a variabilidade genética da espécie e os estudos de melhoramento e perpetuação da espécie que tem sido feitos pela instituição. Ou o da EBDA, que trouxe folhas de palma comestíveis - para gente e bichos, além de estandes com artesanatos etc. Teve ainda um jantar com convidados, incluindo esta que lhe conta. E amanhã, se o sol não castigar, tem mais.  As fotos: 




Fígado de bode com redanho
Fígado de bode com redanho
Padaria em Caldas de Jorros
Vendedor de ceriguela
Leito seco do rio Salobro
Palmas para comer

Pesquisador Francisco da Embrapa mostrando umbuzeiro 

Variedades de umbus 
 


12 comentários:

Anônimo disse...

Sweet! I've just received my free minecraft giftcode!

>> Minecraftcodes.info <<

Gilda disse...

Que delícia de viagem! Mas eu, mesmo que pudesse ir, não sei se me arriscaria a passar tanto calor; por isto aproveito para viajar nas suas fotos e seu texto. Acho que aqueles sacões da feira podem bem ser os pais dos "sacolões" que abriram aqui no sul e que antigamente vendiam por um preço único, lembra? Coma bastante umbu por mim.

Paladares da Isa disse...

Adorei conhecer seu blog!!!

Parabéns!!!

Bjocas

Anônimo disse...

Que horror, pense nos animais!

Guilherme Ranieri disse...

Nossa, quanto umbu lindão!

marta disse...

Meu reino por uma destas sacolas de frutas e legumes!!!! não conheço umbu e palma doce,mas parecem gostosas. Adorei,uma vez que estive na Bahia, tomar suco de ceriguela, mas está fora de cogitação para mim provar " figado de bode", mesmo que na foto aparece tão apetitoso!!!!
A proposito, indiquei outro dia para vc.o site do "Papacapim" e trabalho voluntario da Sandra na Palestina. Adoro blogs que unem as duas coisas, alimentação e trabalho comunitário, no caso do come-se e Papacapim. O livro de receitas Palestinas, "Zaaki", projeto feito com mulheres no campo de refugiados, ficou pronto, se quizeres dar uma olhada, tem receitas tipicas do oriente médio.

http://papacapimveg.com/

Neide Rigo disse...

Gilda, vai ver que é, né? Comi muito umbu por você e por mim.

Isa, obrigada!

Guilherme, lindo e gostoso.

Marta, aqui é tudo muito bom. Sim, eu vi o site que você me indicou. Acabei me perdendo nele - tão bom - que esqueci de comentar. O projeto e o livro são muito interessantes.

Um abraço, N

Anônimo disse...

Oii flor..encontrei seu blog pois estou vendendo um liquidificador industrial da marca KitchenAid, NOVO, na caixa, nunca usado e com nota fiscal. Eu o ganhei e resolvi vender pois estou precisando do dinheiro e confesso que é muito pro meu pouco talento..você deve conhecer a marca melhor que eu. O preço está abaixo do preço de mercado, se vc se interessar lhe mando mais informações beijos
larissa salles
meu email: larinha_salles_@hotmail.com

Lúcia Guerra disse...

Maravilhoso Neide, que interessantes os sacos de frutas e verduras! Abs e mta umbuzada p/ vc. rsrsr

Anônimo disse...

Estou aguardando as novas fotos de Uauá, atualize o quanto antes o seu bom blog!! Marcos

Anônimo disse...

Achei o máximo o saco com frutas e legumes. Essa variedade é bem interessante! A parte do bode, por mim não precisa. KKKKK Como sempre, viajo nas tuas viagens! Nedi Ropke

teste disse...

GANHE DINHEIRO COM SEU BLOG OU SITE. Acesse www.rededeanuncios.com.br e Cadastre-se como Parceiro. Insira um banner no seu chat e passe a ganhar por cada clique efetuado proveniente do seu site!