quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pão com farinha de banana

Esta e outras fotos do piquenique estão aqui


A farinha de banana, trouxe do Acre, do Projeto Reca, mas há várias outras cooperativas que aproveitam a fruta desidratando-a e triturando para ter outros usos e durar mais.  E foi só juntar à farinha ao meu pão de todo dia (imagino que você já não aguenta mais esta velha fórmula 1 colher de sal, 3 de açúcar e blablablá). Bem, como esta receita é infalível, vou adaptando aqui e acolá e não tem erro.   Levei para o piquenique no domingo, para comer com guacadura e queijinho de kefir. Tanto a farinha de banana quanto a de babaçu, também do Reca, tem uma tendência a deixar  massa do pão um pouco mais seco. Então, usei manteiga em vez de óleo para ficar mais úmido e macio. E ficou bem bom (e nutritivo, e econômico etc). Se quiser preparar um igual usando esta ou qualquer outra farinha, posso garantir que funciona. Faça assim: 

Farinha de banana e também de babaçu do Reca  - funciona com as duas 
Pão com farinha de banana 

Numa bacia coloque 1 envelope de fermento biológico seco (10 g). No total você vai  usar 3 xícaras de água morna (se estiver frio - se não, fria). Para diluir o fermento, coloque só um pouco desta água e depois o restante. Acrescente 3 colheres (sopa) de açúcar e 1 de sal - rasas.  Junte 250 g de farinha de banana  e um ovo. Misture bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos - você vai usar quase um quilo. Vá juntando a farinha e sovando até conseguir formar  uma bola homogênea com a massa. Mantenha as mãos sempre enfarinhadas. Agora junte 100 g de manteiga sem sal (se estiver gelada, rale o corte em pedacinhos).  Sove a massa para uniformizar a manteiga. Se possível, sem juntar mais farinha, só mantenho as mãos enfarinhadas. Cubra a bacia com plástico e deixe crescer até dobrar de volume. Divida a massa em quatro, modele os pães, molhe-os com água e role-os sobre castanhas picadas ou gergelim (ou não molhe e só polvilhe farinha de trigo)  e coloque-os em assadeira untada e enfarinhada. Deixe crescer novamente. Antes de levar ao forno, corte com lâmina fina.  Asse em forno bem quente por 10 minutos. Abaixe o fogo e deixe mais 50 minutos ou até ficar bem dourado. Sirva com abacate temperado com alho, pimenta, coentro, sal, limão, a que chamamos guacadura. Ou queijinho tipo chancliche (veja lá na foto do piquenique


4 comentários:

Clara Padrón disse...

Fiquei curiosa por essa guacadura!

Gilda disse...

O pão, como sempre lindo. Ri muito da guacadura. Fica muito lindo também, em vez da cara meio de comida de preguiçoso que tem a guaca-mole. Boa idéia.

Leticia Cinto disse...

Eu tb gostei da ideia da guacadura! Fica bem mais bonita que a guacamole, tem algum macete ou é só temperar o abacate inteiro como se faz na guacamole?

Ederson disse...

Vou aproveitar essa sua receita de pão, certamente.

Ótima a guacadura.