segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Nhambutitana, jabutitana ou marupazinho


Pois é, só a Alessandra acertou a

última charada. Não é ruibarbo, não é tiririca, nem chalotas das roxas e muito menos rabanetes. Mas mesmo assim obrigada aos leitores que arriscaram.

Trata-se da espécie Eleutherine bulbosa, que uma amiga, a Sueli, me trouxe da terra dela, Jacupiranga-SP, no Vale do Ribeira, onde é conhecida como nhambutitana ou jabutitana e é usada para diversos males, mas também para comer de brincadeira. Segundo Sueli, quando era criança, aproveitava para assar no forno junto com batatas-doces, para aproveitar o calor. Ou apenas cozinhava com sal. Mas me contou também que não conhece uma receita culinária em que o bulbo aparece. Não era comida, era diversão. É como ingá ou destas frutinhas que se come pra alegrar a boca.
Mas antes de comer, fui atrás de saber mais. Com o nome científico, se tiver curiosidade, vai encontrar no Google Acadêmico inúmeros trabalhos na área de fitoterapia, falando dos princípios ativos - naftoquinonas, eleutherinona, eleuterina, isoeleuterina e eleuterol -, e suas propriedades como antifúngicos, antileishmaniose, antibacteriano, antitumoral etc.
No livro "Plantas Medicinais no Brasil - Nativas e exóticas", do Harri Lorenzi e F.J. Abreu Matos, a espécie, conhecida também como marupari, marupazinho, marupá-piranga, palmeirinha, lírio-folha-de-palmeira ou wá-ro, é descrita como herbácea bulbosa e rizomatosa, nativa da América tropical, incluindo os campos secos da Amazônia brasileira. Os autores falam da facilidade de se multiplicar através dos bulbos tornando-se erva-daninha, fala que durante o inverno, nas regiões sul e sudeste, ela perde a parte aérea (quando seca, é hora de colher, segundo a Sueli, e não precisa mais plantar, que sempre sobrarão batatinhas no solo). Dizem que o hábito de usar a planta como medicina caseira vem dos índios - para diarreia, problemas gástricos e vermes, entre outros usos -, e que não tem comprovação científica. Mas não cita o uso do bulbo como alimento, o que me fez buscar outras literaturas.

De fato, você vai encontrar muita bibliografia a respeito desta planta com bulbo escamado como uma pequena cebola roxa (mas as folhas não são como as da cebola, em caninho, e sim retas e plissadas longitudinalmente como as de uma palmeira), mas sempre falando das propriedades medicinais ou do pigmento avermelhado - diferente da antocianina da cebola roxa, que descolore com o calor da cocção, neste caso o pigmento persiste tingindo o caldo em que é cozido num tom lindo rosado. O pigmento já é explorado comercialmente e a planta é cultivada em vários países fora da América.

Se não encontrei referências a ela como alimento, também não encontrei trabalhos dizendo que a planta poderia ser tóxica se consumida. Já estava quase desistindo da pesquisa, quando me deparei como a seguinte informação neste site : Eleutherine bulbosa, Sisyrinchium bulbosum, Galatea bulbosa - Family: Iridaceae - Lagrimas De La Virgen, Yahuar Piripiri - Origin: Central to South America - A low-growing plant (1 ft tall) with plaited leaves and scented white flowers that open in late afternoon. Can be grown in pot or outside in full sun. In Sabah they use it in cooking and pickling. The bulb is like a miniature red onion and spicy.

Tudo bem que era uma site comercial, mas com esta informação, ficou um pouco mais fácil. E saber que em algum lugar do mundo, além do Vale do Ribeira, se come esta planta foi um consolo. Descobri que na Ilha de Borneu (Malásia e Indonésia) o bulbo pode ser usado na cozinha como uma cebola selvagem. O único nome que descobri para ela foi "bawang tiwai", que quer dizer "cebola tiwai". Mas novamente tudo o que achei com este nome tratava do assunto fitoterapia. Imagino que haja outros nomes asiáticos com que possamos encontrar mais referências do ingrediente na cozinha. Uma receitinha que seja.

Enquanto não descubro (e, claro, qualquer informação de leitor será bem vinda), resolvi fazer a primeira coisa que costumo fazer quando alguém me diz que a coisa é de comer - cozinhar em água e sal. A água ficou com uma coloração linda e o bulbo com consistência macia, mas densa sem ser crocante como uma cebola crua nem mole como uma cebola cozida. O sabor é especial, lembra muito de longe uma cebolinha verde, mas sem a picância. Apenas um quê de amargo. Eu gostei muito. Um tanto, plantei no quintal. Outro, usei para o arroz e o confitado no azeite. Agora é esperar a produção e mais pesquisas. Uma sugestão para alunos de nutrição, biologica, química, bioquímica, engenharia de alimentos. Lembrando que muitas dos nossos alimentos são também medicamentos ou alimentos funcionais.

Nhabutitana e chalotas roxas
Nhabutitana no alho e azeite: cozinhei no vapor e passei no alho refogado. Sal e salsinha pra finalizar.
Nhabutitana com arroz: refoguei os bulbos junto com alho, juntei o arroz e cozinhei normalmente com água e sal.

48 comentários:

Claudia disse...

Nossa, nunca tinha ouvido falar...valeu! bjs

Dona Kaetana disse...

Fala sériu!!!
Eu jurandoque era ruibarbo!

remall disse...

Que cara boa ficaram as comidinhas.
Vou procurar pelos lados aqui de Minas, fiquei com agua na boca só de imaginar no azeite.
Valeu a dica !
Seu blog esta cada dia melhor.

Angela Escritora disse...

Caramba, o nome da coisa lembra as pegadinhas que o Prof. Raimundo fazia com a pobre Zezé Macedo, Dona Bela, e ela caía no chão!
Coragem, seu nome é Neide!
Comeu sem saber se era comestível! Se continuar inteira daqui a dois dias, também quero plantar! :-))

http://cafezinhocombiscoito.blogspot.com

smello disse...

SEN-SA-CIO-NAL!!!! Vou mandar o link agora mesmo pra minha mãe, ela vai adorar ler tudo o que voce descobriu... Por sinal, ela viu a foto e não sabia o que era.
Se é uma planta usada na Malasia e Indonesia, então pergunta aqui nesse blog (eu acompanho):
http://rasamalaysia.com/
Eu morei na Asia e tenho imensa curiosidade sobre culinária asiática. Infelizmente não devo ter visitado bons restaurantes quando estive em Bornéu, pois não gostei muito da comida. E olha que eu gosto de comida étnica...
Bom, mas adorei sua pesquisa. Agora te pergunto: você conhece uma planta chamada "Polygonum"? Fui a um workshop de culinária vietnamita e a salada que a menina fez levava folhas dessa planta, que ela chamou de "Laksa" (mas não é o prato indiano, não). Parece que também chamam "Coentro Vietnamita".

Neide Rigo disse...

Dona, no rui barbo comemos os talos que são vermelhos.

Obrigada, Remal!

Angela, pode comer sem medo. Só não vale fazer "dieta da nhabutitana"

Smello, obrigada pelo link. Vou ver. Quanto à erva, conheço o coentro vietnamita (há quem o chame de menta, mas não é) só de literatura, mas nunca vi por aqui. O curso foi aqui?

Um abraço,
N

Margot disse...

Vivendo e aprendendo, Neide! Jurava que era uma echalote ou Chalota. dei uma olhada rapida do lado de cah, soh achei esse link da Tailandia (http://translate.google.co.th/translate?hl=th&sl=th&tl=en&u=http://www.foodietaste.com/cookingtips_details.asp%3Fid%3D256), que fala dos ingredientes para o curry tailandes. Entre eles, esta Eleutherine bulbosa que eles dizem que muitas pessoas confundem com a cebola roxa (pra mim, esses bulbos sao as caras de uns fucinhos de outros). Aqui, pra eu fazer uma das pastas do curry tailandes, eu compro no supermercado asiatico, o que eu achava, ateh ontem, que era uma echalote. Bjs!!!

Neide Rigo disse...

Margot, elas são mesmo muito parecidas, como você pode ver na foto comparativa. Obrigada pelo link. Agora, sério que elas são vendidas no mercado asiático? Pode tirar uma foto e me mandar? beijos, N

Margot disse...

Neide, o que eu quis dizer, eh que, no link que eu te mandei, os tailandeses dizem que as pessoas confundem a Eleutherine bulbosa, por cebola roxa (ou chalota roxa). Ateh entao, eu sempre achei que era chalota tambem. Enfim, pra tirar essa historia a limpo, na proxima vez que voltar lah no mercado, eu pergunto aos Tailandeses se eles conhecem aquele bulbo por Eleutherine bulbosa ou se o que compro eh a chalota mesmo. Ufa! Quem sabe, vc nao confere pessoalmente :-)

Flora Maria disse...

Já estou passeando pelo seu blog há algum tempo e descobrindo surpresas incríveis ! Olha só a postagem que eu fiz em novembro:

http://floradaserra.blogspot.com/2010/11/procura-se.html

É incrível como você vai descobrindo tantos alimentos diferentes !
Confesso que tenho um pouco de receio de usar esses ingredientes tão inusitados, mas fico fascinada com a riqueza de alimentos que existem à nossa disposição !

Beijo

João Vicente disse...

Ola ...Neide! Meu nome é João Vicente, descobri seu blog por acaso, porque estudo, pesquiso e cultivo esta espécie a mais de cinco anos. Tive informação de que é comestivo, mas não tinha confirmação de alguem, agora, esta receita fara parte dos meus trabalhos e pesquisas. Só gostaria de fazer uma alerta, para que não consumam o bulbo inteiro, pois estão impedindo a proliferção da espécie e esta atitude é ecologicamente incorreta, alem do consumo exagerado de plantas sem orientção de especialista, pode provocar reações indesejáveis.Tenho vários trabalhos: agronômico, técnico, fisico-quimico,científico.Atualmente estou produzindo fitoterápicos.Esta planta tem várias utilidades. Quem interessar pelos nossos produtos, pode acessar os E.mail(s)jo.vin33@hotmail.com ou jo.vi3333@hotmail.com
Abraços...

Anônimo disse...

na minha terra conhece se por Cebola Berrante,,,Camila da Bahia

Unknown disse...

Estou precisando de mudas de eleutherine plicata
quem pode fornecer

Anônimo disse...

Grato. Me chamo Julio, estou passando dificuldades com o marupazinho em meu sitio. Até então desconhecido para mim. Como falado nas mensagens é uma planta medicinal. Mas para mim não estou vendo utilidades e precisando pelo menos diminuir um pouco dela que esta se alastrando como daninha. Gostaria de saber se tem uma forma de controle, pois assim poderei agora te-la como medicinal e ao mesmo tempo fazer um controle de sua expansão. Sou de Ipatinga-MG.

Anônimo disse...

Grato. Me chamo Julio, estou passando dificuldades com o marupazinho em meu sitio. Até então desconhecido para mim. Como falado nas mensagens é uma planta medicinal. Mas para mim não estou vendo utilidades e precisando pelo menos diminuir um pouco dela que esta se alastrando como daninha. Gostaria de saber se tem uma forma de controle, pois assim poderei agora te-la como medicinal e ao mesmo tempo fazer um controle de sua expansão. Sou de Ipatinga-MG. Contato
31988602629.

Unknown disse...

Muito bom saber um pouco mais sobre essa planta, conheço desde criança porque minha mãe usava para tingir as cascas de ovos para a Páscoa.

Ingrid Olga Sniedze disse...

Aqui em Rolante-RS usamos a água vermelha que sai após o cozimento para pintar ovos de galinha para Páscoa. Ficam com a coloração mais forte se colhidos uns 15 antes do uso, quando estão mais secos.
Imagino que daria para pintar cabelo também....se eu fosse jovem faria um teste .....

Anônimo disse...

A mãe de meu sócio, Dna. Maria Grando Strapasson, usava também para colorir ovos de páscoa, isto lá por 1960, na região de Tucunduva, Horizontina. Recentemente ele conseguiu(divulgando seu interesse na comunidade São Braz), um exemplar que está cuidando para reproduzir. A Ana Gerhard e Ingrid Sniedze, poderiam divulgar a receita como era feita a pintura. Gosto muito destes corantes naturais. Obrigado
Helmut Weiblen helmutw@terra.com.br 55 9 9977 4168. Tenho uma amiga que usa plantas para colorir lãs.

Unknown disse...

Miga eu bem que ja sabia disso ta

Contilia disse...

marupá ou marupazinho cura até câncer. fazer o chá das cebolinhas e tomar todos os dias. Marupazinho é encontrado em áreas mais úmidas. minha irmã estava com um caroço no anus e não conseguia ficar sentada, sentia muitas dores, depois do chá o caroço sumiu e as dores acabaram. nada melhor que produtos naturais.

Lorena disse...

Quando eu era criança morávamos no sítio,minha mãe usava essa cebolinha para cozinhar ovos no tempo da Páscoa,primeiro derretia cera fazia o desenho no ovo e fervia os ovos com a cebolinha, onde tinha a cera ficava branco o restante do ovo ficava vermelho

Anônimo disse...

Olá sou do Pará aqui o marupazinho é muito usado pra infecção intestinal tanto em crianças quanto adultos conheço deste de crianças.

Bruno Rodrigues disse...

Muito legal, moro no vale do Ribeira em Cajati, aqui se encontra aos montes pelo mato, mais nunca provei, vou fazer o teste

Unknown disse...

Nossa!!! Fui pesquisar nabutitana e encontrei isso. Muito legal. Lembro que quando criança fiquei com o intestino preso uma semana. Minha mãe prdiu pra ima mulher fazef uma garrafada de ervas e tinha essa raiz. Tomei a garrafada toda e sarei.

Unknown disse...

Melhor remédio pra infecção intestinal, no Amapá chamasse de marupazinho

Tadalafila ou sildenafila disse...

qual-e-melhor-tadalafila-ou-sildenafila

Unknown disse...

Nossa, aqui é marupazinho e eu tomava o chá dele. Não sabia que dava pra fazer outras coisas.

Unknown disse...

Poxa,seve para câncer minha mãe está desenganada,mas desde criança não velo mais dessa planta

Unknown disse...

Oi ,fui na casa de uma amiga , reparei as plantas e perguntei se era palmeira ela disse que não era palmeira e sim ruibarbo , logo vi que não era pois eu conheço o mesmo e ela disse que serve pra chás fiz a pesquisa pois achei interessante e fiquei surpresa ,ganhei algums bulbos já plantei também vou fazer um arroz obrigado

Unknown disse...

Ola , só dá cebolinha do coroado não

Unknown disse...

Que legal só do Paraná moro em roncador eu tenho nós ocranianos usamos pra pintar ovos fica lindo com uma cor intensa agora vô da maís valor nesta planta eu tenho alho do mar e gostaria de saber pra que serve

Unknown disse...

Desde criança tive contato com essa planta,usei um aplicativo essa semana para saber o nome desta planta e estou fascinado bem saber que é comestível além de bonita.

Unknown disse...

Esse marupá é largamente usado aqui no Amazonas contra amebas e giardia.Ate mesmo para combater as terriveis diarreias amebianas.Muita gente tem na sua horta.

Nilvande disse...

Alguém sabe onde posso encontrar o marupazinho?

Anônimo disse...

Alguém pode indicar se no interior de São Paulo tem essa planta???? Onde posso encontrar?

Anônimo disse...

Onde posso encontrar no interior de São Paulo????

Anônimo disse...

Sou de cajati adorava comer a mâe fazia como chá para nós daí pesquisei porque achava que era coisa da mãe

kubetvn333 disse...

Try our fachai9 arcade games to earn more.

바카라 disse...

와서 놀다 바카라 그리고 많은 경품을 받아

바카라 disse...

전 세계 수백만 명의 플레이어와 함께 최고의 무료 온라인 바카라 게임을 즐겨보세요!
바카라 세계에서 가장 오래되고 가장 인기있는 카드 게임 중 하나입니다.
지금 플레이하여 기술을 연마하고, 경험을 쌓고, 새로운 사람들을 만나고, 역대 최고의 바카라 플레이어가 되십시오!

Anônimo disse...

Conheço essa planta como,Palmeirinha ela e muito boa,para fazer chá pra bebê com espremedeira,curei a espremedeira do meu filho com essa planta

Anônimo disse...

Boa noite. Sou Edil Ramos e vivo em Santo Andre SP. Meus familiares são de Rondônia e recentemente estive lá.
Tenho uma irmã que teve câncer, bem agressivo, fez tratamento e o médico disse que morreria em 3 meses. Ela ficou sabendo de uma pesquisa de uma faculdade de Presidente Médici RO, sobre está planta.Marupazinho. Fez e continua fazendo uso. Agora fez os exames, segundo o médico dela. Está curada.

Anônimo disse...

Conheço desde criança só não sabia q podia comer

Anônimo disse...

Eu também conheço como ruibarbo, minha mãe curou minha anemia com isso, uma mistura de ruibarbo com quina

Anônimo disse...

No meu sítio a Eleutherine bulbosa virou um problema, uma erva daninha resistente. Gostaria de uma dica de como reduzir a ocorrência. Por favor.

Anônimo disse...

Eu sei que é bom pra aliviar a dor quando está nascendo dentre. Meu sobrinho deu pro filho dele que chorava a uma semana , foi só tomar o chá kbô a dor.

Anônimo disse...

Eu moro no Brasil. No Estado do Rio Grande do Sul. E estou vendo essa planta ser extinta pela ignorancia dos "gafanhotos", pessoas que comem tudo o que veem pela frente e não preservam.

Anônimo disse...

Eu doaria para quem está precisando. Vejo muitos comentarios ai, de pessoas que gostariam de ter.