quarta-feira, 24 de abril de 2019

Torta com farinha de raspa e recheio de cupuaçu integral com castanha



A receita da massa é a mesma daquela de manga verde, só que em vez de usar farinha de trigo, usei farinha de raspa de mandioca - aquela que já mostrei aqui e acolá.  Trata-se da mandioca mansa (ou macaxeira ou aipim) fatiada, seca ao sol e triturada até ficar bem fininha, ou seja, farinha crua e integral de mandioca.

A gente sabe que a semente do cupuaçu é comestível, então, podemos fazer doce usando a polpa inteira, com caroço que, depois de batido no liquidificador, fica com aspecto de castanha-do-brasil. Para aumentar a sensação, acrescentei castanhas no doce e, depois, mais umas 6 picadas, cobrindo o recheio.

Aqui vai a receita.

Torta com farinha de raspa e recheio de cupuaçu integral com castanha

Massa
200 g de farinha de raspa
100 g de açúcar
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo

Recheio 
300 g de polpa de cupuaçu com caroço
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de água ou mais
100 g de castanhas-do-brasil

Para pincelar
1 ovo batido ou misturado com garfo
Para untar 
Manteiga

Faça a massa: coloque numa tigela a farinha de raspa peneirada, o açúcar, a manteiga e o ovo e misture bem até formar uma massa homogênea.  Embrulhe e deixe na geladeira enquanto prepara o recheio.
Prepare o recheio: coloque no copo do liquidificador a polpa do cupuaçu e o açúcar. Acrescente 1 xícara de água e bata, juntando mais água se for preciso, até formar um creme granulado. Separe umas 6 castanhas para colocar por cima e junte as demais ao creme. Bata um pouco mais para quebrá-las. Coloque esta mistura numa panela e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar, sem parar de mexer, por cerca de 10 minutos ou até formar um doce que se desprenda do fundo da panela. Espere esfriar. Rende mais ou menos 500 g
Unte com manteiga uma forma de torta com 24 centímetros de diâmetro. Reserve mais ou menos 1/5 da massa para o acabamento. Com o restante, forre o fundo e laterais da forma. Despeje por cima o recheio de cupuaçu e espalhe por cima as castanhas reservadas picadas.  Com a massa reservada, faça cordões para fazer um trançado em cima do recheio.  Pincele com o ovo batido e leve ao forno médio. Deixe assar por cerca de 40 minutos ou até a massa ficar dourada.  Espere esfriar e deixe na geladeira até o momento de servir. Fica melhor gelada.

Rende: 8 porções




Nenhum comentário: