quinta-feira, 25 de abril de 2019

Bolo de mandioca (macaxeira, aipim) com abacaxi



Ando apaixonada por este bolo que inventei pra poder usar aquela massa de mandioca (a mandioca ralada e espremida que eu compro na feira com o Manuel  ). 


Bolo de macaxeira com abacaxi

Ingredientes
400 g de abacaxi picado
1 xícara (180 g) de açúcar
3 ovos inteiros separados (claras em neve)
50 g de manteiga sem sal derretida ou azeite de castanha ou óleo
1 pitada de sal
500 g de macaxeira ralada e espremida (no ponto de fazer farinha)
1 colher (chá) de fermento em pó

Complemento
Manteiga para untar
Farinha crueira, de raspa ou de trigo para polvilhar

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno à temperatura média. Separe uma assadeira retangular de 20 por 30 centímetros, unte com manteiga e enfarinhe.   Bata no liquidificador o abacaxi, o açúcar, as gemas, a manteiga e a pitada de sal. Passe para uma tigela e junte a macaxeira e o fermento. Misture bem e, por último, acrescente as claras em neve. Misture delicadamente, coloque na forma e leve ao forno. Deixe assar até ficar dourado.

Rende: 10 porções



Dicas
. Se quiser, asse na forma de bolinhos individuais em folha de bananeira. Coloque quadrados de 12 centímetros de folhas de bananeira (amaciados na chama do fogão) dentro de xícaras ou forminhas para pão de queijo ou forminhas de muffins, despeje porções da massa e leve ao forno.



. Se quiser fazer o bolo com recheio, espalhe no fundo da assadeira 200 g de abacaxi picado, 50 g de manteiga derretida e 50 g de açúcar mascavo ou rapadura ralada. Despeje por cima a massa. Depois de assado, desenforme o bolo, corte-o pela metade e coloque um pedaço sobre o outro, juntando os recheios. 

Nenhum comentário: