terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Entre comida e fauna. Serra da Canastra

Cansei de falar de comida. A coisa tá ficando chata, glamourosa demais, conceitual além da conta, marqueteira a não mais poder e desmesuradamente cara. De hoje em diante vou falar de pássaros e bichos soltos e vivos.

É lógico, tudo isto é mentira, afinal um outro mundo é possível e eu não vou fugir da minha paixão.  E é deste outro mundo alimentar que vou continuar falando. Da comida de que gosto, da comida que as pessoas comem em suas casas ou nos restaurantes de verdade, da comida gostosa que alimenta todas as fomes, desejos e sentidos. Vou falar da comida da Serra da Canastra amanhã, mas por hoje fique com a enrolação das fotos dos bichos de lá.

Se você vai pra Serra esperando silêncio, esqueça. Desde os primeiros raios de sol, é um imenso barulhinho bom de maritacas e curicacas, canarinhos, graveteiros e marias-pretas, siriemas e tucanos ao longe. Ao redor da casa, galos e galinhas ciscando, cachorros quase quietos sob ou sobre bancos, cobras em barrancos e, claro, bezerros apartados berrantes que colocam a gente cedinho de pé pra ir ao curral segurando nas mãos uma canequinha de café sobre a qual se espirra o leite espumoso e quente direto da fonte.















Fubá, cachorrinho do Zé Mário aprendendo a descer do banco

Fubá, do Zé Mário e João Vitor, filho do Zé Pão e Romilda



   

10 comentários:

Yolanda disse...

Neide, passei a minha infância numa casa cujo rio São Francisco passava maravilhosamente na frente, e ele nasce na Serra da Canastra bem distante de Sergipe. Bjs amei as fotos, gostaria muito de conhecer esse lugar.

Truehappynest disse...

Adorei!
Concordo quando você fala da comida de casa e dos restaurantes de verdade. Estou cansada de ver comida "teatral", espumas variadas e respingos artisticos em pratos. Gosto de falar e ouvir sobre comida de verdade, como você diz: a que mata todas as fomes.
Aproveite ao máximo a delícia que é a serra da Canastra...amo o queijo típico dessa região.
beijão
Rosemary

Anônimo disse...

Lindo!
Manuela Soares

lili disse...

#previlégio

Leticia Cinto disse...

Raspou o prato hein? Lindas fotos da natureza, mas a do menino com o cachorrinho ficou maravilhosa :) Comida é tudo de bom, tem gente que sai do prumo, mas vc está sempre ligada no que é mais importante, de verdade. Bjs!

marta disse...

Lindas fotos! desculpe minha ignorância, mas aonde fica exatamente a serra da Canastra? bem que gostaria de um "retiro" num lugar como este!!!

Anônimo disse...

Neide lindas fotos!

Esse lugar é maravilhoso...!!!

bjus
Telma

Gabi disse...

Feliz lindo 2014 Neide querida!

As fotos estão todas lindas! Mas a do Fubá olhando para o chão está demais! :D :D :D

bjs e abraços!

silvia lopes disse...

Neide querida, delícia de texto, como sempre. As fotos da cozinha me lembraram muito uma série feita por Stela Alves, fotógrafa de Londrina que morou alguns anos aqui em Salvador e hoje vive na Alemanha. Ela fotografou várias cozinhas de cidades da Chapada com seus utensílios de alumínio areadíssimos.
Nem preciso dizer o quanto é prazeroso ler seus relatos quando volta das viagens.
Beijo

Paulo Roberto Thomaz Falco disse...

O verdadeiro motivo pelo qual eu fiquei reprovado em orgânica 1 com a Lages, foi porque a Lages deu 4 décimos e uma segunda prova final para a Emanuele Lima Silva passar em orgânica 1 e eu não. Quer dizer que todos os alunos só têm direito a 3 provas e a Emanuele tem direito a 4?

Eu não sabia que para passar em orgânica 1, eu tinha que puxar o saco da Lages, eu pensei que para passar em orgânica 1, eu só precisava estudar. Infelizmente eu não consegui vaga com outra pessoa e tive que puxar orgânica 1 com a Lages de novo. Então a minha missão na segunda vez que eu fiz orgânica 1 com a Lages, foi evitar que a Lages fizesse o que ela fez comigo, com qualquer outro aluno, eu não queria mais que Lages prejudicasse ninguém. Infelizmente eu não consegui vaga de orgexp 1 com outro professor e tive que fazer orgexp 1. Eu perguntei a Lages, se ela estava precisando de um monitor voluntário para a disciplina de orgânica 1 teórica, que eu queria ser monitor. A Lages falou que tinha que esperar abrir processo seletivo. Só que nunca abriu processo seletivo para a disciplina de orgânica 1. Ano passado, eu descobri que a Lages chamou você para ser monitor dela, mesmo sem ter aberto processo seletivo para ser monitor de orgânica 1, você deve ter puxado muito o saco da Lages, você abusou do fato de ser monitor da Lages para disponibilizar ilegalmente uns livros de química orgânica protegidos por direitos autorais na sua pasta no Google Drive. Pirataria é crime, agora eu descubro que você virou representante discente do COAA da farmácia. É isso que acontece com quem comete um crime vira membro do COAA, você deve ter puxado muito o saco de alguém da coordenação da farmácia para virar membro do COAA igual você puxou o saco da Lages. Eu sei tudo sobre você, eu achei o seu perfil no Instagram e no Linkedin:

https://www.instagram.com/paulorobertofalco/

 

https://br.linkedin.com/in/paulo-falco-856772268?trk=public_post-text

 

Mas também você é amigo do Guilherme de Sousa Barbosa. Ano passado, o Guilherme ameaçou me bater mesmo sem eu ter feito nada contra ele. O Guilherme nunca falou comigo na faculdade, a única vez que ele veio falar comigo é para ameaçar me bater. Depois que o Guilherme ameaçou me bater mesmo sem eu ter feito nada contra ele. A Camilly Enes Trindade, a Ana Carolina Vieira Metello, a Bruna Coelho de Almeida, a Giulia Amarante de Almeida Mussi da Silva, a Leticia de Sousa Albuquerque, o Nathan Genovez Dias de Fonseca e o Vinicius Gomes Gadini foram fazer queixinha sobre mim na coordenação da farmácia.

Por causa dessa queixinha, algum FDP da coordenação da farmácia da UFRJ vazou as minhas informações pessoais para uma pessoa, que nem me conhece, que nunca fez uma disciplina junto comigo e que já concluiu o curso de farmácia. Se esse FDP achou que iria me calar, ele pode ter certeza que ele não conseguiu, eu nunca vou me calar em frente às injustiças. Se esse FDP morasse aqui na minha rua, os traficantes já mandariam esse FDP subir até a boca de fumo. Os traficantes não gostam nada de gente, que faz as coisas para sacanear os outros. Aqui em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino, que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas.

A vida é boa para quem faz iniciação científica, para quem não faz só resta à morte, eu não vou perder a minha bolsa.