terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Entre comida e fauna. Serra da Canastra

Cansei de falar de comida. A coisa tá ficando chata, glamourosa demais, conceitual além da conta, marqueteira a não mais poder e desmesuradamente cara. De hoje em diante vou falar de pássaros e bichos soltos e vivos.

É lógico, tudo isto é mentira, afinal um outro mundo é possível e eu não vou fugir da minha paixão.  E é deste outro mundo alimentar que vou continuar falando. Da comida de que gosto, da comida que as pessoas comem em suas casas ou nos restaurantes de verdade, da comida gostosa que alimenta todas as fomes, desejos e sentidos. Vou falar da comida da Serra da Canastra amanhã, mas por hoje fique com a enrolação das fotos dos bichos de lá.

Se você vai pra Serra esperando silêncio, esqueça. Desde os primeiros raios de sol, é um imenso barulhinho bom de maritacas e curicacas, canarinhos, graveteiros e marias-pretas, siriemas e tucanos ao longe. Ao redor da casa, galos e galinhas ciscando, cachorros quase quietos sob ou sobre bancos, cobras em barrancos e, claro, bezerros apartados berrantes que colocam a gente cedinho de pé pra ir ao curral segurando nas mãos uma canequinha de café sobre a qual se espirra o leite espumoso e quente direto da fonte.















Fubá, cachorrinho do Zé Mário aprendendo a descer do banco

Fubá, do Zé Mário e João Vitor, filho do Zé Pão e Romilda



   

9 comentários:

Yolanda disse...

Neide, passei a minha infância numa casa cujo rio São Francisco passava maravilhosamente na frente, e ele nasce na Serra da Canastra bem distante de Sergipe. Bjs amei as fotos, gostaria muito de conhecer esse lugar.

Truehappynest disse...

Adorei!
Concordo quando você fala da comida de casa e dos restaurantes de verdade. Estou cansada de ver comida "teatral", espumas variadas e respingos artisticos em pratos. Gosto de falar e ouvir sobre comida de verdade, como você diz: a que mata todas as fomes.
Aproveite ao máximo a delícia que é a serra da Canastra...amo o queijo típico dessa região.
beijão
Rosemary

Anônimo disse...

Lindo!
Manuela Soares

lili disse...

#previlégio

Leticia Cinto disse...

Raspou o prato hein? Lindas fotos da natureza, mas a do menino com o cachorrinho ficou maravilhosa :) Comida é tudo de bom, tem gente que sai do prumo, mas vc está sempre ligada no que é mais importante, de verdade. Bjs!

marta disse...

Lindas fotos! desculpe minha ignorância, mas aonde fica exatamente a serra da Canastra? bem que gostaria de um "retiro" num lugar como este!!!

Anônimo disse...

Neide lindas fotos!

Esse lugar é maravilhoso...!!!

bjus
Telma

Gabi disse...

Feliz lindo 2014 Neide querida!

As fotos estão todas lindas! Mas a do Fubá olhando para o chão está demais! :D :D :D

bjs e abraços!

silvia lopes disse...

Neide querida, delícia de texto, como sempre. As fotos da cozinha me lembraram muito uma série feita por Stela Alves, fotógrafa de Londrina que morou alguns anos aqui em Salvador e hoje vive na Alemanha. Ela fotografou várias cozinhas de cidades da Chapada com seus utensílios de alumínio areadíssimos.
Nem preciso dizer o quanto é prazeroso ler seus relatos quando volta das viagens.
Beijo