terça-feira, 20 de agosto de 2013

Site Cerratinga e frango caipira com umbu


Cerratinga



Tenho o maior orgulho de ter dado uma pequena contribuição para o conteúdo do Cerratinga, site que une informações sobre o Cerrado e a Caatinga, mostrando e valorizando seus produtos e as comunidades que os produzem. Não se trata de um site de vendas, mas você encontra lá o contato de vários produtores que vendem produtos super especiais que a gente não vê nos supermercados. É só contatá-los e combinar como comprar (ou consulte o site da Central do Cerrado e Bodega da Caatinga).  Não é uma enciclopédia gastronômica, mas é uma ótima fonte de consulta sobre as frutas dos Gerais e da Caatinga. Embora não seja um site de assuntos rurais, se seu interesse é plantio e informações técnicas sobre as culturas, o Cerratinga lhe dará acesso a publicações gratuitas na forma de manuais sobre boas práticas e manejo sustentável de várias espécies, como buriti, babaçu e pequi entre outras, além de especialidades como mel de abelha nativa etc. Tampouco é um site de comida, mas você poderá ter muitas ideias de como usar os ingredientes apresentados a partir das receitas ali descritas. É o caso do  frango caipira com umbu, que desenvolvi para a Coopercuc, lá de Uauá, na Caatinga da Bahia. 

Ah, quem fez, pra quê e por quê? O site é um projeto do Instituto Sociedade, População e Natureza - ISPN, que trabalha com povos tradicionais e agricultura familiar, viabilizando soluções ecossociais para suas necessidades. E isto em parceria com a Cooperativa Central do Cerrado (um dos sites onde podemos comprar produtos de outras cooperativas), a ong Agendha e a Bodega de Produtos Sustentáveis do bioma Caatinga. E basta ver o desenho do site para saber que foi feito pela equipe da Dodesign-s - sempre tão lindos os sites feitos pela Anna e pelo Marcelo. 

Sites de interesse
Instituto Sociedade, População e Natureza: www.ispn.org.br
Cooperativa Central do Cerrado: www.centraldocerrado.org.br
AGENDHA – Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia: www.agendha.org.br
Bodega de Produtos Sustentáveis do bioma Caatinga: www.agendha.org.br/bodega.php


E a receita do frango - lá no Cerratinga você pode encontrar outras tantas com umbu, baru, cagaita etc



Frango ao molho verde com umbu

1 frango caipira com cerca de 1 quilo
3 colheres (sopa) de óleo
3 dentes de alho socado
2 colheres (chá) de sal1 frango caipira com cerca de 1 quilo, limpo e cortado em pedaços
3 colheres (sopa) de salsa picada

Para o molho
6 umbus
1 ou 2 pimenta dedo-de-moça verde, sem sementes
3 pimentas cumaris inteiras
1/2 cebola picada em rodelas
2 dentes de alho
4 colheres (sopa) de coentro picado
1/2 xícara de cebolinha verde picada
2 quiabos

Numa panela de ferro aqueça o óleo e doure o alho. Junte os pedaços de frango e o sal e refogue até dourar, mexendo de vez em quando, com cuidado. Coloque água quente, aos poucos, à medida que for secando, até a carne ficar macia (40 minutos ou mais, dependendo da idade da ave).
Enquanto isso, prepare o molho: coloque o umbu numa panela junto com as pimentas, a cebola e o alho. Coloque 1 xícara de água e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até o umbu começar a soltar a pele. Desligue o fogo, espere esfriar um pouco e tire a pele e os caroços do umbu. Despeje o conteúdo da panela no liquidificador junto com a polpa de umbu, o coentro, a cebolinha e os quiabos. Bata até ficar macio. Se precisar, junte um pouco mais de água. Acrescente o molho à panela do frango quando ele estiver macio e só restar um pouco de caldo. Cozinhe por 10 minutos, juntando mais água se for preciso para corrigir a espessura do molho. Desligue o fogo e acrescente o cheiro-verde. Sirva com arroz.

Rende: 4 a 6 porções
Mais fotos sobre modo de preparo desta receita você encontra no blog Umbuauá, que criei só pra receitas com umbu. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Devia imaginar que você contribuiu! Adorei o site.

Beijos!

Kenia

Julia Jardim disse...

Site fantástico, Neide, grata pela dica - já foi pros favoritos e já foi passeado de cabo a rabo. Foi aqui pelo seu blog que eu conheci o umbu, aliás - e poucos dias depois achei da geleia da Coopercuc numa loja no Mercado Central de bh. Comprei e me apaixonei, e anotei na agenda pra te pedir mais informações sobre o vinagre, que fiquei doida pra experimentar. Acabou que a loja parou de vender da geleia e eu nunca perguntei do vinagre... Aliás, devo infinitos agradecimentos a você por esse blog - ele é minha fonte primária de busca para qualquer dúvida sobre alimentos incomuns, e mesmo sendo minhas pesquisas quase sempre um tanto loucas, ele até hoje não falhou comigo.

Neide Rigo disse...

Kenia, que bom que gostou.

Julia, o vinagre a gente não acha pra comprar. Só nas feiras locais. Mas você pode entrar em contato com a Coopercuc e perguntar do vinagre (quem sabe eles se animam a comercializá-lo) e da geleia.

Um abraço,n

Isabel Figueiredo disse...

Querida Neide, ficamos muito felizes com seu post sobre o Cerratinga, nós é que ficamos orgulhosos de poder contar com sua super colaboração! Vamos planejar parcerias mais estreitas, é só o começo!
Beijos,
Isabel

Neide Rigo disse...

Isabel, o trabalho de vocês é sempre inspirador.
Um abraço, n

Maria Miceli disse...

O meu objetivo na disciplina assistência farmacêutica era estudar bastante, tirar nota maior que a Julia Agnes Souza da Silva, provar que eu sou mais inteligente que ela e que eu só não passei em orgânica 1 porque ela não me deu cola.

Então eu estudei bastante para essa disciplina, porque eu achei que se eu conseguisse tirar nota alta numa disciplina que eu não gostava, eu provaria que eu era mais inteligente que a Julia Agnes Souza da Silva.

Na P1 da disciplina assistência farmacêutica, a professora Isabela Ramos Silverio imprimiu prova a menos, então a professora pegou as provas de volta e foi imprimir mais prova para entregar para a turma, só que você não devolveu a prova dela, enquanto a professora Isabela Ramos Silverio estava imprimindo mais provas, todo mundo da turma ficou tirando foto da prova que você não devolveu para a professora, todo mundo da turma colou na prova menos eu.

A sua cola me impediu de provar que eu era mais inteligente que a Julia Agnes Souza da Silva e que eu só não passei em orgânica 1 porque ela não me deu cola.

O pior é que a professora Isabela Ramos Silverio ainda me obrigou a fazer trabalho em grupo com você e com o seu namorado o Fabricio Pereira dos Santos Maia, o pior é que eu não podia falar nada, porque o Fabrício Pereira dos Santos Maia fazia parte do meu grupo da aula prática de farmacotécnica II, se eu me recusasse a fazer aula prática com você e com o seu namorado, a professora iria me colocar para fazer parte do grupo da Leticia de Sousa Albuquerque, a Letícia de Sousa Albuquerque passou colando em cálculo para farmácia usando o Photomath.

Eu sei muito bem que o seu namorado o Fabricio Pereira dos Santos Maia filmava o que eu falava na aula sem a minha autorização e mandava o vídeo para a Ana Beatriz de Lima, a Gabriela Santana Andrade e a Ana Luiza Vidal Pimentel Santos.

Eu descubro tudo, assim como eu descobri o seu Instagram:

 

https://www.instagram.com/mariaamiceli/

 

O pior é que você e o Fabrício Pereira dos Santos Maia fazem iniciação com bolsa e o Fabricio Pereira dos Santos Maia ainda publicou esse artigo científico:

https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC11771759/

O Fabrício Pereira dos Santos Maia caiu muito de nível na faculdade, para quem ficava com mulheres bonitas na faculdade como a Gabrielle Perroni Santos de Souza, começar a namorar com um troço feio igual a você é cair muito de nível. O Fabrício Pereira dos Santos Maia está perdido tendo você como namorada.

Eu não sei o que você viu no Fabricio Pereira dos Santos Maia, ele é burro, ele ainda estava fazendo farmacologia 2 semestre passado, você já passou até em farmacologia 3. Inteligência você não viu nele, já que ele é burro. A única coisa que vocês dois têm em comum é que vocês dois colam na prova.

Você deve ter começado a namorar com ele, porque você é feia pra caralho, então ninguém deve ter querido namorar com você, então você deve ter feito um acordo com o Fabricio Pereira dos Santos Maia, para ele começar a namorar com você, em troca de você dar cola para ele.

Se você morasse aqui na rua a história seria bem diferente. Em cima da minha rua funciona uma boca de fumo, em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornece material furtado para os traficantes fazerem barricadas.