terça-feira, 20 de agosto de 2013

Site Cerratinga e frango caipira com umbu


Cerratinga



Tenho o maior orgulho de ter dado uma pequena contribuição para o conteúdo do Cerratinga, site que une informações sobre o Cerrado e a Caatinga, mostrando e valorizando seus produtos e as comunidades que os produzem. Não se trata de um site de vendas, mas você encontra lá o contato de vários produtores que vendem produtos super especiais que a gente não vê nos supermercados. É só contatá-los e combinar como comprar (ou consulte o site da Central do Cerrado e Bodega da Caatinga).  Não é uma enciclopédia gastronômica, mas é uma ótima fonte de consulta sobre as frutas dos Gerais e da Caatinga. Embora não seja um site de assuntos rurais, se seu interesse é plantio e informações técnicas sobre as culturas, o Cerratinga lhe dará acesso a publicações gratuitas na forma de manuais sobre boas práticas e manejo sustentável de várias espécies, como buriti, babaçu e pequi entre outras, além de especialidades como mel de abelha nativa etc. Tampouco é um site de comida, mas você poderá ter muitas ideias de como usar os ingredientes apresentados a partir das receitas ali descritas. É o caso do  frango caipira com umbu, que desenvolvi para a Coopercuc, lá de Uauá, na Caatinga da Bahia. 

Ah, quem fez, pra quê e por quê? O site é um projeto do Instituto Sociedade, População e Natureza - ISPN, que trabalha com povos tradicionais e agricultura familiar, viabilizando soluções ecossociais para suas necessidades. E isto em parceria com a Cooperativa Central do Cerrado (um dos sites onde podemos comprar produtos de outras cooperativas), a ong Agendha e a Bodega de Produtos Sustentáveis do bioma Caatinga. E basta ver o desenho do site para saber que foi feito pela equipe da Dodesign-s - sempre tão lindos os sites feitos pela Anna e pelo Marcelo. 

Sites de interesse
Instituto Sociedade, População e Natureza: www.ispn.org.br
Cooperativa Central do Cerrado: www.centraldocerrado.org.br
AGENDHA – Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia: www.agendha.org.br
Bodega de Produtos Sustentáveis do bioma Caatinga: www.agendha.org.br/bodega.php


E a receita do frango - lá no Cerratinga você pode encontrar outras tantas com umbu, baru, cagaita etc



Frango ao molho verde com umbu

1 frango caipira com cerca de 1 quilo
3 colheres (sopa) de óleo
3 dentes de alho socado
2 colheres (chá) de sal1 frango caipira com cerca de 1 quilo, limpo e cortado em pedaços
3 colheres (sopa) de salsa picada

Para o molho
6 umbus
1 ou 2 pimenta dedo-de-moça verde, sem sementes
3 pimentas cumaris inteiras
1/2 cebola picada em rodelas
2 dentes de alho
4 colheres (sopa) de coentro picado
1/2 xícara de cebolinha verde picada
2 quiabos

Numa panela de ferro aqueça o óleo e doure o alho. Junte os pedaços de frango e o sal e refogue até dourar, mexendo de vez em quando, com cuidado. Coloque água quente, aos poucos, à medida que for secando, até a carne ficar macia (40 minutos ou mais, dependendo da idade da ave).
Enquanto isso, prepare o molho: coloque o umbu numa panela junto com as pimentas, a cebola e o alho. Coloque 1 xícara de água e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até o umbu começar a soltar a pele. Desligue o fogo, espere esfriar um pouco e tire a pele e os caroços do umbu. Despeje o conteúdo da panela no liquidificador junto com a polpa de umbu, o coentro, a cebolinha e os quiabos. Bata até ficar macio. Se precisar, junte um pouco mais de água. Acrescente o molho à panela do frango quando ele estiver macio e só restar um pouco de caldo. Cozinhe por 10 minutos, juntando mais água se for preciso para corrigir a espessura do molho. Desligue o fogo e acrescente o cheiro-verde. Sirva com arroz.

Rende: 4 a 6 porções
Mais fotos sobre modo de preparo desta receita você encontra no blog Umbuauá, que criei só pra receitas com umbu. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Devia imaginar que você contribuiu! Adorei o site.

Beijos!

Kenia

Julia Jardim disse...

Site fantástico, Neide, grata pela dica - já foi pros favoritos e já foi passeado de cabo a rabo. Foi aqui pelo seu blog que eu conheci o umbu, aliás - e poucos dias depois achei da geleia da Coopercuc numa loja no Mercado Central de bh. Comprei e me apaixonei, e anotei na agenda pra te pedir mais informações sobre o vinagre, que fiquei doida pra experimentar. Acabou que a loja parou de vender da geleia e eu nunca perguntei do vinagre... Aliás, devo infinitos agradecimentos a você por esse blog - ele é minha fonte primária de busca para qualquer dúvida sobre alimentos incomuns, e mesmo sendo minhas pesquisas quase sempre um tanto loucas, ele até hoje não falhou comigo.

Neide Rigo disse...

Kenia, que bom que gostou.

Julia, o vinagre a gente não acha pra comprar. Só nas feiras locais. Mas você pode entrar em contato com a Coopercuc e perguntar do vinagre (quem sabe eles se animam a comercializá-lo) e da geleia.

Um abraço,n

Isabel Figueiredo disse...

Querida Neide, ficamos muito felizes com seu post sobre o Cerratinga, nós é que ficamos orgulhosos de poder contar com sua super colaboração! Vamos planejar parcerias mais estreitas, é só o começo!
Beijos,
Isabel

Neide Rigo disse...

Isabel, o trabalho de vocês é sempre inspirador.
Um abraço, n