quarta-feira, 23 de maio de 2012

Livro gratuito sobre abelhas nativas

Minha caixinha de jataí
O Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) acaba de lançar um manual técnico que é muito mais que isso. É um livro essencial para todos aqueles que criam abelhas sem ferrão. Tem tudo o que eu gostaria de saber para ter sucesso com minhas três caixinhas de jataís. Desde que trouxe os mimos de Porto Alegre, estava insegura para abrir as caixas, mas agora, com o livro super bem detalhado, com várias fotos ilustrativas, estou me sentindo uma profissional.   Fala sobre legislação, tipos de abelhas, instalações, extração, etc. O autor, Jerônimo Villas-Bôas, é ecólogo, especialista em abelhas sem ferrão e também membro do Slow Food -  faz parte da comissão nacional da Arca do Gosto, da qual também já participei.  O objetivo do livro é orientar produtores da agricultura familiar, mas mesmo que você não tenha sua própria criação de abelhas sem ferrão, sei que com o livro vai ter muita vontade de ter ao menos uma caixinha na varanda do apartamento por prazer.  



Você vai encontrar o link para baixar o livro em pdf aqui: 

Para ver outras publicações do ISPN, como a de manejo de frutas  nativas, clique aqui:




11 comentários:

eng, panerai disse...

QUE BELEZA DE LIVRO! Obrigado pela partilha deste magnífico trabalho.
Tenho uma caixa de Jataí em casa, mas agora tenho chance de colher algum mel.

Anônimo disse...

Oi, Neide. Também tenho uma caixa de Jataí, vou ler o livro para saber lidar com elas, obrigada, mas ultimamente tenho convivido com umas AST (abelhas sem teto), pois moro em uma chácara e uma colmeia das africanizadas adotaram meu telhado para moradia e meu jardim como restaurante. Só a roupa é delas mesmas, só forneço a casa e a comida. Estou pensando em pedir reintegração de posse, antes que chegue a primavera e o verão e elas, através de intensas ferroadas, façam o meu despejo! rsrsrs.
Abç. Izabel

Gilda disse...

Puxa, Neide! Que beleza! Temos várias abelhas sem ferrão aqui em Ubatuba e eu sempre desejei poder identificar de que tipos são. Acho que agora vai ser garantido! Obrigada!

Patricia disse...

Eu não crio abelha,mas gosto de ler e aprender,já baixei,muito obrigada pela iniciativa,e sorte com tua criação,Neide!

Ana Cardia disse...

Neide, nao consegui abrir o link...
Queria mandar p/ meu tio q eh apicultor, ele vai gostar desse livro.
Teria como voce me passar o link diretamente por e-mail? (quem sabe abre dessa maneira, nao sei...)
Obrigada
Ana

Neide Rigo disse...

Ana, e cadê seu email? Bem, o link é este mesmo: http://www.ispn.org.br/arquivos/mel008_31.pdf. Espero que consiga. Um abraço, N

Anônimo disse...

Bela indicação!

Usei sempre o livro do Nogueira-Neto, mas este livro (em PDF) e muito bem feito!

Sempre lembrando quem cria abelhas se interesse e cuida do seu redor. Observando e plantando arvores e arbustos que servem como alimento para elas.

Abraço

Uwe

Marcelo Del Fiore disse...

Oi Neide,

desculpe por dizer, mas essa abelha não é jataí, mas sim uma abelha do gênero Apis, daquela que tem ferrão. Mas de qualquer jeito é uma linda foto.

Neide Rigo disse...

Marcelo,
o que seria de mim sem meus leitores? Obrigadíssima pela correção. Já substituí a foto. Um abraço, N

Kenia Bahr disse...

Neide, obrigada pelos links! Vai ajudar muitos nos meus trabalhos atuais com desenvolvimento rural sustentável para pequenos produtores.
Beijos!

Unknown disse...

Neide você é d+ mesmo,muito, muito, muito obrigada pelo livro sobre abelhas nativas adorei. era tudo o que estava procurando