terça-feira, 8 de maio de 2012

Acrelândia 2012. O menino Thiago


Ontem falei do Thiago, mas esqueci do principal: a foto que ele tanto quis que eu tirasse com meu celular pra que eu a tivesse como recordação. Foi nesta hora que ele me disse: "é que gostei muito da aula da senhora" e que fez minha janela da alma embaçar. 


O menino leva jeito pra cozinha. Diz que a mãe não o deixa fazer muita coisa na cozinha, mas que sempre soca o alho ou pica alguma coisa. E fica sempre de olho. Mas ajuda em todo o resto na arrumação da casa. Durante a oficina passou o  tempo me ajudando ou observando com a maior atenção. Sentou-se pertinho e nem piscava. Era o que mais fazia perguntas. Queria saber como plantar a cúrcuma, se as bolinhas de coentro germinariam na terra, como eu fiz o leite de castanha, se poderia substituir uma coisa pela outra etc. Perguntou se uma panelinha, daquelas de menina brincar, poderia ser usada no lugar de minha xícara padronizada, porque tinha impressão de ter o mesmo volume  (se couber uma parte de um litro dividido em quatro, pode, respondi, e ele entendeu). Quis saber o que eu achava de alimentos lights e diets e participou o tempo todo com contribuições e perguntas inteligentes. Deu muito gosto ver. Disse que vai ser chef ou piloto de avião e eu sei que qualquer que seja a escolha, vai exerce-la com paixão. Apenas vai ter que sair de Acrelândia, ir pra Rio Branco, mas sei que vai conseguir.  Um beijo e boa sorte pro Thiago!






10 comentários:

Angela Escritora disse...

É um troço, né? quando eu ia em colégios , e eu ia muito, era comum alguma criança me dar aqueles abraços de agarradinho nas minhas pernas. E meninos de famílias ricas, não deveria ser carência, mas era de atenção, certamente.

Anônimo disse...

Parabéns, Neide. Fico feliz, por voce atravessar o Brasil e conseguir este resultado, parabéns também ao Tiago, pela força e dedicação, certamente conseguirá triunfar em sua profissão...

Flavia Semenow disse...

Que lindo! Muita sorte pro Thiago!
um beijo Neide!

Anônimo disse...

Pela idade das jovens mães, é uma sorte o Thiago ter nascido menino, o que certamente lhe facilitará lutar por seus sonhos. Desejo boa sorte às futuras mamães e ao sonhador Thiago e obrigada a você pelo retrato desse pedaço do Brasil. Abç
Izabel

izilda maria disse...

Neide, que maravilha seu blog, senti falta dele, mas a surpresa do resultado de Acrelandia foi excepcional, é uma região que não conhecemos e tive uma grata surpresa com o amor que conduzem suas vidas, o menino Thiago emocionou-me pela sua inteligencia e afetividade, boa sorte para ele em seus sonhos e sucesso sempre para vcs e sua casinha ... bjs

Cristina disse...

Emocionante, que Deus abençõe seus sonhos!É lindo ver a curiosidade e o dom de uma criança!

Gabi disse...

Só de ler, os meus olhos tb encheram d'água e imagino a vozinha dele :)

Ele vai conseguir cozinhar mais vezes na cozinha da mãe dele. Tenho certeza!

Dricka disse...

Ah Neide! que vida rica essa de conhecer tanta gente maravilhosa, essa criança é um exemplo do que faz minha fé na humannidade ser recompensada. E você é outro, afinal bons sentimentos sempre atrai bons sentimentos.
Bjs no coração. E Thiago vai vencer porque desde criança já demonstra garra, determinação, reconhecimento e humildade, lindo de ver.

Gilberto disse...

Neide, você faz ideia do quanto seus posts embaçam a alma dos leitores?

Gina disse...

Que fofo esse menino, Neide!
Ele vai longe, ah se vai!
Tomara que os caminhos conspirem a seu favor, porque a paixão ele tem.
Bjs. e bom final de semana!