quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Goiaba madura na beira da estrada

Fico muito mais tranquila de catar goiabas empoeiradas na beira de uma estrada de terra onde raramente se vê um carro, como foi o caso destas de Piracaia. E muito mais feliz que comprar goiabas nos supermercados -  grandes, limpas, sem bichos nem bicadas. E insípidas ou sabendo a BHC. 


Marimbondo, se tinha eu não vi na goiabeira da beira da estrada. Mas bichadas, estas goiabas públicas e orgânicas, sempre estão. No campo ou na cidade, os bichos chegam sempre na frente. Neste caso, basta descascar, partir ao meio e tirar o miolo. Se as goiabas são brancas como estas que colhi, você pensa que está vendo uma semente quando de repente ela se mexe. 


Na dúvida se tem ou não bicho, descarte todo o miolo e pronto, é só usar a parte densa da goiaba, que conserva todo o sabor e ainda poupa seu trabalho de coar a bebida. Os moranguinhos silvestres - Rubus rosaefolius, também de Piracaia, só entraram pra fazer festa de pó de arroz, dar um quê de ar de bosque e um tantinho mais de vitaminas. Um pedaço de banana, aí sim, contribui com a doçura e sabor. Adocei o kefir com mel, juntei pedras de gelo, bati tudo no liquidificador até espumar e, como diria meu amigo Luiz Horta, Glupt. 


8 comentários:

Denise Rocha disse...

oi Neide. Passeando pelo mundo virtual me deparei com o seu blog. Gostei das coisas deliciosas q tem por aki. Estou levando seu link p o meu p acompanhar de pertinho cada novidade.
Está convidada à visitar o meu qdo desejar.
nacozinhacomateia.blogspot.com

Um abraço e uma ótima tarde.]

Téia

Maria Cristina Stolf disse...

...tá bichada Zé, ou tem marimbondo no pé...

Unknown disse...

oh:( nao conheço a goiaba..tenho pena..
bjus
Cila

jeanne disse...

linda, esta foto sua de cogumelos nos dentes. Pirata da botanica!

Stefano disse...

Tem problema não de ver bicho na goiaba, problema é só quando vê a metade dele...mas de qualquer maneira, bicho de goiaba se alimenta de goiaba, entonces...

Angela Escritora disse...

Eu tenho e sempre bichos.. ah.. mas a parte gostosa é exatamente a com bicho!! e tenho muitos desses negócios que você chamou de moranguinho.. eu achava que era framboesa, amora silvestre.. sou burra pacas.

Bruna Buesso disse...

Nunca me esqueço uma vez que eu, minha mãe e meu irmão fomos para Jaguariúna, na mini-chácara de uma amiga da minha mãe. Lá em Jaguariúna colhemos goiaba a doidado, mas eram das vermelhinhas. Trouxemos para casa e fizemos doce de goiaba cascão! E ficaram umas casconas deliciosas! Saudades!

Beijos!

Cristina disse...

Adorei essa "vitamina" adoçada com mel!Tenho goiabas brancas aqui, mas por gostar mais das vermelhas, nem olho pra elas, vou me redimir e colher algumas!
Um abraço...