sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Sapucaia ou castanha-sapucaia. Espere que caia.



Prometi voltar por aqui só em janeiro, pois viajei para o Rio e pra Ilha do Marajó e deixei acumular montão de trabalho que tinha que dar cabo antes do Natal. Consegui e agora sobrou este tempinho. Prometo, depois, contar com mais calma sobre minhas descobertas amazônicas, mas não quero deixar passar a época festiva para falar das castanhas (sinto falta aqui do termo inglês nut, que engloba amêndoas, avelãs, macadâmias, pecãs etc). Como nesta semana sairam no Estadão duas reportagens excelentes sobre o tema – primeiro no Caderno Agrícola sobre nozes cultivadas no Brasi e depois no Paladar, mostrando todas as que costumam aparecer no mercado, o Come-se não pode ficar de fora. Tudo já foi dito, bem explicado, bem mostrado, apetitoso. Mas deixaram para mim a feliz oportunidade de falar justamente da sapucaia que acabei de comprar no Mercado Ver o Peso, em Belém, e da qual ninguém se lembrou (mas também, imagine os leitores ligando para o jornal querendo saber onde comprar - eu entendo).


Não sou adepta destes alimentos agora com este calorão. Não combinam com nosso dezembro tropical que pede alimentos frescos, frutas suculentas e tal. Mas já que comê-las no Natal virou tradição, fazer o quê? Falar delas. O mais louco é que mesmo aquelas cultivadas aqui não têm a safra coincidente com as festas de fim de ano. Claro, estão boas no inverno, quando deveríamos comê-las aos montes. Estas oleaginosas são colhidas aqui entre abril e junho e conservadas em câmaras frias para serem comercializadas aos poucos ao longo do ano e, lógico, mais nesta época. A gente, às vezes, nem imagina o impacto ambiental de se comer castanhas no Natal. A castanha portuguesa, esta sim, tem a safra no fim do ano. Mas, também, ela tem baixíssimo teor de gordura quando comparado a outras que deveriam ser comidas no tempo frio – 2,2% ante 66 % na castanha do Brasil e 73% na macadâmia, por exemplo.


Não sei qual é a época da sapucaia, mas esta é que não é, pois a que comprei, embora apareça aí maquiadinha na foto, estava toda fungada por dentro e eu sequer pude comê-la. Então, tem disto também. A castanha-do-brasil (antes "do-pará"), por exemplo, não raro é contaminada pelo Aspergilus flavus, aquele mesmo que produz aflatoxina no amendoim. O pior é que a gente nem vê este fungo. Quando outros mofos visíveis mostram a cara, é quase certo que ele esteja lá também. Sem falar do ranço frequente. Então, talvez seja hora de começarmos a incluir a iguaria nas festas juninas e não no natal.


Mas agora que já joguei um balde de água gelada para refrescar o natal gordo de muita gente, (sorry, de verdade), me redimo falando das maravilhas da sapucaia.
Conheci o fruto em 1991 pelo lindo e útil livro do meu fotógrafo favorito Silvestre Silva (Frutas, Brasil, Frutas). Chamada de Lecythis pisonis (ou L.usitata), a planta é da mesma família da castanha-do-brasil. Logo depois, me deparei uma sapucaieira enorme no IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e fui apresentada pessoalmente a ela pelo meu amigo e pesquisador de lá, Carlos Colombo. Colhemos algumas castanhas espalhadas pelo chão e quebramos ali mesmo, entre duas pedras, uma delas. Foi uma deliciosa surpresa. A amêndoa é crocante e macia como a castanha-do-brasil, porém, tem sabor mais delicado, leitoso, adocicado, com algo de coco. Talvez porque fossem fresquíssimas. Tinham acabado de cair.


Aliás, esta é uma das dificuldades para encontrá-la no comércio. Como as castanhas-do-brasil, suas sementes também são protegidas por um ouriço ou fruto lenhoso como madeira (usadas para artesanato – eu já tive um pilão dele, feito pelo Marcos, mas bichou). Mas, diferente daquela cujos ouriços têm que ser quebrados ou serrados, a sapucaia se abre naturalmente quando amadurece espalhando as sementes que tem que ser colhidas do chão. Ela é encontrada principalmente na região Norte, mas como se deu bem em Campinas, quem sabe frutifique também em Fartura. Vou tentar.


O engraçado é que embora eu tenha comprado a sapucaia em Belém, deu a impressão que era mais pra turista ver, uma porque como já disse, estava fungada – selada, só fui saber disto quando ela se abriu naturalmente depois de uns cinco dias, já aqui em casa. E outra porque paraense nenhum a quem perguntei a conhecia. No Ver o Peso só havia dela numa barraca. Tampouco achei muitas opções de receitas com ela, mas sei que pode ser comida crua ou assada e usada em substituição a qualquer tipo de castanha oleosa e crocante. Bolos, biscoitos, pudins, prato salgados. Imagino que uma moqueca feita com seu leite em vez do leite de coco deva ficar muito boa.


Só para lembrar: sua composição é parecida com a da castanha-do-brasil. É rica em gorduras (62%) e tem ótimos teores de proteína (22%). Como ela não é encontrada facilmente por aí, estas informações não vão mudar em nada a sua vida, mas pelo menos se um dia se encontrar perdido no interior da mata quente e úmida amazônica e especialmente nas várzeas, onde é mais facilmente encontrada, já sabe que não vai morrer de fome.

Os dois ouriços: o maior, sapucaia. O outro, castanha-do-brasil (parece que as sementes foram colocadas aí dentro - todas soltinhas)

Apesar de pouca gente conhecer, sapucaia não foi ignorada pela maioria dos grandes viajantes que rodaram por estas terras e nos deixaram relatos. Só por curiosidade, numa rápida pesquisa nos arquivos do Museu da Casa Brasileira, vejam o que encontrei (Jean de Léry chegou a confundi-la com coco!! Ah, santo google da atualidade...):


"[...] dá um fruto do tamanho de dois punhos juntos; formado a feição de uma taça, neles se encerram pequenos caroços como amêndoas e quase com o mesmo gosto. A casca desse fruto, que julgo ser o coco da Índia, é utilizada para fazer vasos que, torneados e bem trabalhados, são encastoados de prata cá na Europa."

LÉRY, Jean de. Viagem à Terra do Brasil (1555-1557). São Paulo, EDUSP/ Biblioteca Histórica Brasileira/ Martins Editora, 1972.

---------
"[...] cujos frutos são uns vasos tapados [...] cheios de saborosas amêndoas, os quais depois que estão de vez se destapam e, comidas as amêndoas, servem as cascas de grais para pisar adubos ou o que querem."

SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil (1590-1627). São Paulo, Edições Melhoramentos, 1954.
--------------
"Esta árvore é das grandes e formosas desta terra; cria uma fruta como panela, do tamanho de uma grande bola de grossura de dois dedos, com sua cobertura por cima [...]. Das panelas usam para grais e são de dura [...]"

CARDIM, Fernão. Tratados da Terra e Gente do Brasil (1583-1593). 2º edição, São Paulo, Biblioteca Pedagógica Brasileira/ Companhia Editora Brasileira, 1939.
-----------
" 'sapucaia'[...] dá umas pinhas, dentro nas quais se acham castanhas gostosas para comer; 'abaiba" [...] tem o sabor de figos; 'enguas'[...] doces no gosto; 'macujé', fruta excelentíssima [...] 'jambos', como ameixas brancas; 'peiti'[...] mui gostosos; 'canafístula', que se cria nos matos em grandes canudos abastecidos de sua medula."

GANDAVO, Pero de Magalhães. Diálogos das Grandezas do Brasil (1618). Introdução de Capistrano de Abreu, Notas de Rodolpho Garcia, Rio de Janeiro, Oficina Industrial Gráfica, 1930.
-------------
"As amêndoas são muito saboreadas pelos índios, que as consideram petisco, comendo-as cruas ou assadas e pulverizadas, conversadas em panelas; o próprio coco é usado como copo."

SPIX, Johann Baptiste von e MARTIUS, Carl Friedrich Philippe von. Viagem pelo Brasil (1817-1818). vol. I, Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1938.
-----------
"Os frutos indígenas são numerosos e ricos, e, nas terras distantes do interior, encontram-se muitas nozes e cocos comestíveis, entre os quais nenhum é mais curioso do que o fruto triangulado da castanha do Pará [...] ou a Sapucaia [...]. Esta última é uma cápsula do tamanho da cabeça de uma criança, cheia de pequenos grãos oleosos e comestíveis [...]. Os abacaxis e as bananas de várias espécies, merecem ser citadas pela sua excelente qualidade."

KIDDER, Daniel Parish e FLETCHER, James Cooley. O Brasil e os Brasileiros (1855-1865). vol. 2, São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1941.

Para saber mais:

FRUTAS COMESTÍVEIS DA AMAZÔNIA. Paulo B. Cavalcante. Cnpq/ Museu Emilio Goeldi. 1996

ARVORES BRASILEIRAS. Harry Lorenzi. Instituto Plantarium de estudos da Flora Ltda. 2000

FRUTEIRAS DA AMAZÔNIA. Vários autores. Embrapa. 1996

FRUTAS, BRASIL, FRUTAS – Silvestre Silva. Empresa das Artes Projetos & Edições Artísticas Ltda. 1991.
NA REDE: Equipamentos da Casa Brasileira – Usos e Costumes. Arquivo Ernani Silva Bruno. Museu da Casa Brasileira:
AQUI NO COME-SE outras castanhas brasileiras:
Sobre castanha de pequi
Sobre baru, texto de Janaína Fidalgo, Folha de São Paulo

70 comentários:

Unknown disse...

ó linda! eu comia sapucaias lá no rio, no parque do jardim zoológico, com meu pai :)

Gourmandisebrasil disse...

A moqueca deve ficar realmente mto boa, já fiz manjar...e ficou dos deuses!
Feliz Natal!
bjo,
Nina.

mon cahier disse...

No interior do Maranhão, região onde fui criada, existe muita sapucaia.Quando criança costumava catar as castanhas e quebra-las à sombra dos "pés de sapucaia" que eram enormes. Quando li seu texto senti saudades da minha infância.São realmente saborosas!

Fabrícia disse...

Oi Neide ....
Adoro sapucaía. Meus pais têm um pé no sítio deles. No interior do estado de SP costuma dar em julho-agosto. Muito suculentas ...... adoro!!!!
bj.

Eduardo Jardim disse...

Olá Neide!
Parabéns pelo excelente blog!
Aproveito para convidá-la a conhecer o meu (http://e-jardim.blogspot.com), que fala principalmente sobre as frutas nativas do Brasil e minha experiência de cultivo das mesmas. Temos cerca de 20 matrizes de sapucaia (Lecythis pisonis) cultivadas. Recentemente adicionei uma foto em nosso site (www.e-jardim.com), que igualmente convido-a a visitar.
Grande abraço,
Eduardo

DIONE disse...

Gostaria de saber qual a eficiência do coco de sapucaia para dores articulares,ossos, coluna. Isto está comprovado? Obrigada desde já

Fernando Cunha disse...

Excelente texto, sapucaia, uma amêndoa desconhecida da maioria dos brasileiros, mas que faz parte da rica flora do Brasil. Parabéns!!!!

Igreja Apostólica Nova Jerusalém disse...

Neide, vc disse que é dificil achar a tal da sapucaia mas eu acho que não é tanto assim pois moro em Guarapari/ES, cidade praiana, e meu pai sempre compra na feira, ele acha a fruta bonita e realmente ela é muito interessante (perfeitas). Pela perfeição e sabor acho que ela deveria ser mais divulgada.

Anônimo disse...

boa noite neide! sou dóra e moro em serra/e.s.quero saber onde encontrar o côco da sapucaia para ornamentar meu jardim, se alguem souber me comunique, meu email familia.seiberl@ig.com.br

Anônimo disse...

Neide,achei legal voce falar sobre a sapucaia,pelo jeito voce gosta muito das arvores,eu tenho uma arvore da "sapucaia"e eu gosto muito dela como se fosse um ser vivo(pois pra mmim e)so que o fruto da inha sapucaia e comprido e nao redondo e de outra especie?E a semente e comestivel?Gostaria de uma muda dessa sapucaia com fruto redondo,ai vou encher minha chacara de sapucaia,(inlima60@ig.com.br)
/Valeu/um abraco/Inacio

Neide Rigo disse...

Inácio,
Eu só conheço este tipo de sapucaia. E infelizmente não sei onde pode encontrar mudas. Talvez em algum viveiro. Obrigada, um abraço,
N

Denir disse...

Neide, cheguei ao seu blog procurando por imagens da sapucaia. Gostei muito das citações históricas! Dai fui consultar os arquivos do Museu da Casa Brasileira, e encontrei um mundo. Vou citar seu blog como fonte de informação, já que os interesses são comuns (árvores, livros e bibliotecas). Saudações, do Denir

Denir disse...

A propósito: seu blog é simplesmente delicioso! Parabéns!!
Denir

Neide Rigo disse...

Denir, que bom que lhe foram úteis as informações. E obrigada!!
Um abraço, N

Anônimo disse...

Que arvore maravilhosa!Moro ao lado da represa bilings,proximo da Imigrantes e tive o prazer de saber que havia uma arvore dessas na redondeza (nao sabia do que se tratava),e fui com meu irmao conhece-la e acabei descobrindo que sao duas e infelizmente nao consegui provar,porque os poucos cocos estao inacessiveis.Nao fiquei chateado com isso porque de ter conhecido uma especie maravilhosa ainda tenho a sorte de morar bem perto delas.

BLOGÃO DO ARTEMIS disse...

o que quero fazer não é comentário,eu quero adquirir uma muda de sapucaia ou sementes para fazer muda,para plantar em meu quintal, quem puder fazer este favor agradeço antecipado.

BLOGÃO DO ARTEMIS disse...

esqueci de deixar meu endereço de correspondencia, deixarei agora CEP18150000,Ibiúna SP,nome Artemis Ribeiro da Silva,quero adquirir u muda de sapucaia,ou sementes em condições de germinação,eu mesmo farei a muda obrigado pela a atenção

Anônimo disse...

Sou de Governador Valadares-MG e ao lado do meu serviço tem uma enorme árvore de Sapucaia. É enorme e quando florece fica linda, com suas flores rosas e de textura emborrachada, incrível. Pra completar minha curiosidade, cairam algumas cabaças do fruto no telhado da casa danificando nossa varanda, pra consertar foi necessário também cortar algumas cabaças pra não cairem novamente. Levei o fruto pra casa e depois de alguns dias ela abriu, mas pareçe que ainda não estão boas pra comer, parecem estar verdes. Então vou esperar mais uns dias pra ver o resultado.Ah, realmente é muito parecida com a castanha do pará.

Anônimo disse...

Olá!
Sou de Itabira/MG
No meu terreno tem pés de sapucaia e a fruta é realmente muito saborosa. gostaria de saber quais são as vitaminas e benefícios de comer esta fruta.
Obrigada
Helena

Isabela disse...

Olá, sou de São Lourenço-MG, trabalho na secretaria d emeio amb do municipio, estamos elaborando uma projeto paisagistico, e dentre as escolhidas queremos plantar a sapucaia. Ma olha mesmo neste santo google atual nao consegui descobrir onde consiguimos comprar as semente. Sabe me dizer? Obrigada e parabens pelo belo trabalho
meu e-mail é isabelamanatu@gmail.com
bjins

Anônimo disse...

Sou do interior do estado do Rio , Porciúncula morei numa fazenda onde tem um pé de sapucaia,uma semente muito saborosa,o morcego pega a semente quando abre o coco ,come o favo que prende ela dentro do coco e depois descarta a semente,eu pegava a semente no chão.

angelica disse...

Sou do interior do estado do Rio , Porciúncula morei numa fazenda onde tem um pé de sapucaia,uma semente muito saborosa,o morcego pega a semente quando abre o coco ,come o favo que prende ela dentro do coco e depois descarta a semente,eu pegava a semente no chão.

Carla disse...

PRECISO COMPRAR ESSE FRUTO COMO POSSO ADIQUIRIR COM MAIOR URGENCIA AGUARDO A RESPOSTA MEU MAIL É
dofonarj@gmail.com
meu nome é carla

Sirlei Terra disse...

Boa tarde. Um dia desses acordei cedo e fui assistir o Globo Rural. Fiquei surpresa quando vi o comentário sobre a sapucaia de pilão, pois eu moro em São Gonçalo RJ onde perto (mais ou menos), de minha casa tinha uma árvore estranha que dava uns frutos estranhos que ninguém, ninguém mesmo conhecia. Meu marido que faz artesanato, achou interessante aquele fruto, que por sinal, só conseguimos tocar na tampa da casca, porque estavam todos abertos e pendurados na árvore, só estavam no chão a tampa. Trouxemos a tampa para casa para ver se alguém nos desse uma explicação. Ninguém. A árvore ficava em um precipício de maneira que não dava para chegar perto. Assistindo o Globo Repórter, desvendei o mistério da árvore, porém, alguém (acho que um "espírito de porco incendiário"), botou fogo no morro da árvore e lá se foi a linda e misteriosa árvore. Fiquei triste, mais ainda agora que o seu blog me ajudou a descobrir que além de linda, ela também dava frutos comestíveis. Não sei nem onde conseguir sementes para o plantio.
Um abraço e obrigada por ter me tirado da ignorancia com relação a sapucaia.
Sirlei
pastora.terra@gmail.com

Raima disse...

No município de Lagoa do Mato-MA,a sapucaia é nativa, nesta época Junho/Julho elas já estão se abrindo ou seja no ponto de colher, secar e comer, com se fosse castanha do Pará.

Paulinho disse...

Ola´!Aqui em Itaipuaçu- rj.
realmente o pé da Sapucaia é lindo, tinha um no meu quintal centenário, agora só tenho o troco secou todo. O coco aproveito para fazer alguns trabalhos, bem criativo. A castanha é muito saborosa e afrodizíaco.No meu condomínio ainda existe alguns pés de sapucaia, É isso ai.

Anônimo disse...

Olha vc não sabe a riqueza que achou em Belém,deixa eu te contar, minha diabete estava lá para quantas e quase já não enxergava e remedio nenhum controlava,soube da sapucaia fui no ver-o-peso e comprei antes me ensinaram como usar, não a castanha mais sim a casca dura da mesma,tomei como agua não tinha gosto de nada,cada vez que sentia sede tomava,meu amigo fui fazer exame minha diabete estava normal e não aumentou mais depois disto,agora tomo um mes sim outro não está controlada,.graças a Deus que colocou esta fruta em meu caminho,.tem muitas pessoas de s.paulo e rio de janeiro e sudeste que controlam a diabete com esta sapucaia.se quizerem ensino como fazer o chá.SÓ ESTOU POSTANDO ISTO POIS TEM MUITA GENTE SOFRENDO COM ESTA DOENÇA,NÃO SEI SE VAI AJUDAR AS OUTRAS PESSOAS MAIS A MIM AJUDOU E ESTÁ AJUDANDO.

Abraços.
Paulo Santana
paulonalma@gmail.com

Unknown disse...

Tenho sapucaia no sitio do meu pai,interesante que so soube que podia come-la, ontem pesquizando sobre ela.Realmente e parecida com a castanha do para.
Claudia.

Anônimo disse...

ola adimiradores da sapucaia inclusive Helena de itabira. sou Mara caminhoneira, e moro em Betim. Gostaria mt de obter o coco da sapucaia e nao a poupa. Podem me ajudar?

maraari@hotmail.com

kleibinho disse...

Eu fico curioso como a publicidade nos influencia. a sapucaia está presente em quase todas as regiões do brasil, aqui em minas e no sudeste e nordeste em geral são tão nativas qto na amazonia, ela é a verdadeira castanha do brasil, no entanto não tem a mesma publicidade da sua prima amazônica a castanha do pará que só dá na amazonia. tem sabor parecido que causa discussões sobre qual é melhor e tem o fruto maior e vitaminas e acidos graxos semelhantes, mas mesmo sendo nativa na maioria das cidades brasileiras ninguém conhece.

SavianoMarcio disse...

Existem vários exemplares dela frutificanto no Parque Trianon em São Paulo - SP, inclusive peguei algumas cumbucas e várias castanhas 2 dias atrás, quem tiver a oportunidade de passar lá fica a dica.

Anônimo disse...

Sou de Teofilo Otoni/MG, meu pai precisa delas para remedio, ele mim falou que o fruto da sapucaia só dá depois de velha ( quando esta bem grande a arvore), se alguem conseguir entrem em contato comigo pelo telefone= (33)999420694 pelo Whatsapp= (33)988153446 ou pelo e-mail valfredonovais@outlook.com
Ele esta precisando muito, ñ sei pra que que serve nem sei se é pra ( matar vontade de infacia) comer.
Por favor quem tiver e puder mandar, entre em contato para negociar, pois na minha região é muito dificil achar
Desde já muito obrigado, Valfredo.

Gabriel disse...

Onde tem pé de sapucaia em GV?

Anônimo disse...

Qual o tipo de diabetes que vc tem? E como vc prepra o chá de casca de sapucaia? Agradeço desde já

Elisabeth Masiero disse...

Meu tio tem em sua propriedade um pé de Sapucaia, é uma árvore linda, com as amêndoas minha tia faz doce, que por sinal é uma delicia, eu quando o visito colho os cocos caídos no chão e faço, ninho de passarinho e vasos de plantas, gostei de saber que se colhidos direto no pé servem como pote de água e a mesma tem propriedades medicinais. Pirapetinga-MG

jackeline disse...

alguém sabe onde posso encontrar está castanha sapucaia eu tenho muita vontade de comer mais aqui onde eu moro não tem sou de vitória espírito santo

Anônimo disse...

alguém sabe onde posso encontrar está castanha sapucaia eu tenho muita vontade de comer mais aqui onde eu moro não tem sou de vitória espírito santo

Unknown disse...

Josafá Gomes De ALvarenga

Unknown disse...

Hoje Dia 09-09-2017 surprientenentemente encontrei na fera uma pessoa vendendo as frutas (sapucaia) eu não a conhecia por curiosidade perguntei o vendedor, e ele me falou sobre a fruta e me mostrou uma que estava madura e vi a semente e comi um pedacinho e resolvi comprar uma,havia umas 50 espalhadas pelo chão e me custou $10,00 reais o homem disse pra mim esperar um pouco que o tampão iria soltar pois estava quase maduro ; deixei na fruteira até amadurecer por completo.

DY CAMPOS disse...

Rima me arruma umas sementes pra eu fazer uma muda por favor sou de curitiba abraços

DY CAMPOS disse...

Oi guri me arruma umas sementes por favor grata

DY CAMPOS disse...

Oi claudia seria possível me arrumar umas sementes pra eu tentar fazer uma muda grata

DY CAMPOS disse...

Oi guria me arruma umas sementes por favor pra eu fazer uma muda grata

Thiago disse...

Esperar cair exige muita paciência

Vilma disse...

Nunca nem ouvi falar disso.

Unknown disse...

Ele te respondeu? Gostaria de saber também,pois minha mãe tem Diabetes tipo 2

Unknown disse...

Ola Paulo,você poderia me enviar a receita do chá de sapucaia?
Meu email. ruthemarry@hotmail.com

Unknown disse...

Tenho um pe de sapucaia no jardim da minha casa, lindo, adoro ficar em baixo, o problema eh que de vez em quando cai uma cachopa vazia, pos depois que as amendoas caem elas demoram até um ano para cairem.

Unknown disse...

Eu tenho

kingnaldo disse...

Esta fruta é saborosa, pois tem muitas propriedades nutricionais, é um bom companheiro para assistir filmes como Eu: Te filme - A vendetta del Signor S filme completo ou qualquer filme que me inspire a comê-lo

Unknown disse...

Uma delícia a castanha...estou comendo agora mesmo...coloquei para terminar de secar ao sol....

Anônimo disse...

A castanha da Sapucaia é quiçá mais gostosa que a castanha-do-Pará, mas é incrivelmente mais difícil de conseguir, mesmo aqui em Belém!

xakhal disse...

Conheço a castanha Sapucaia desde que me entendi como gente por volta dos 6 anos (por volta de 1960) , subiamos nas arnores menores pois são muito frondosas ou subiamos em outras árvores próximas para derrubar os ouriços e depois era a festa tiravamos a tampa na marra e ela tirada "verde" até a casca da castanha era e é consumida (já se esperar ela abrir sozinha compare com a casca da castanha portuguesa ou do fruta pão de caroço) típica da região norte em especial Pará e Amapá, difícil de ser encontrada devido a dificuldade de colher, há relatos de macacos roerem o talo que prende o ouriço e depois quebrar ou bater de alguma forma para tirar as castanhas e também contribuem para o crescimento espalhado pela floresta, pois muitas vezes levam os ouriços para longe da árvore mãe fugindo dos outros ou de predadores que sabem seus costumes e ficam à espreita (felinos), já me deparei com ouriço desta castanha até quilômetros após encontrar uma árvore em locais de difícil acesso e mesmo até inexplorados pelo pior ser da natureza "a raça humana" não são todos, mas a maioria.
Esta foi minha contribuição, frutas típicas da região norte conheço e consumo muitas até o dia de hoje, a disposição para dúvidas.

Luiz disse...

Onde se compra a castanha aqui em Campinas SP ?

Luiz disse...

Onde se compra a castanha aqui em Campinas SP ?

Luiz disse...

Onde se compra a castanha aqui em Campinas SP ?

Rebecca Michaelson disse...

Bom dia a todos lendo esta mensagem

se você está passando por tempos difíceis ou pobreza
se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
se você precisa de dinheiro para começar um negócio ou para qualquer situação importante
Então aconselho você a solicitar o cartão master / ATM já carregado, com este cartão master / ATM você pode sacar gratuitamente até $ 5000 dólares todos os dias durante 6 meses. Usei este cartão master / ATM e gosto que você também use-o e seja feliz. Para obter este cartão mestre / caixa eletrônico, ligue / envie uma mensagem de texto para +1 (985) 465-8370 E-mail para immedaite responde thomasunlimitedhackers@gmail.com

Agradecer

estimulante sexual masculino disse...

(estimulante sexual masculino)

MiraCard disse...

Obrigada pelo conteúdo. Já conhecia está fruto a algum tempo,só não sabia que era comestível.

ISLAMIC REFINANCING LOAN COMPANY disse...

Você precisa de um empréstimo legítimo, honesto, respeitável e urgente? Sua busca por um empréstimo legítimo termina aqui hoje, pois estamos aqui para satisfazer suas necessidades financeiras. Se você tiver sido recusado um empréstimo por bancos ou instituições financeiras por qualquer motivo, não se preocupe mais sobre seus problemas financeiros, pois somos a solução para seu infortúnio financeiro. Fornecemos bilhões (moedas diferentes) em empréstimos comerciais para mais de 32.000 proprietários de empresas. Usamos nossa própria tecnologia de risco designada para fornecer o empréstimo comercial certo para que você possa crescer seu negócio. oferecemos empréstimos de todos os tipos com uma baixa taxa de juros e também com duração para reembolsar o empréstimo. Você tem um crédito ruim? Você precisa de dinheiro para pagar as contas? ou você acha que é necessário começar um novo negócio? Você tem um projeto inacabado devido ao financiamento insuficiente? Você precisa de dinheiro para investir em alguma especialidade que irá beneficiá-lo? ISLAMIC REFINANCING LOAN COMPANY
objetivo é fornecer excelentes serviços financeiros profissionais e_mail: [islamicrefinancing@gmail.com]
Whatsapp; +15716666386

Maria disse...

Concordo com você. Felizmente a biodiversidade no nosso país é enorme,sapucaia também é nativa da Mata Atlântica.

casinositeguide.com disse...

I was reading some of your articles on this website and I conceive this web site is very instructive! Retain putting up. 카지노사이트

Unknown disse...

Bom comentário sobre as nossas castanhas. Sou da Amazônia, de Santarém. Cresci comendo castanhas do Pará e Castanha Sapucaia, dentre outras frutas do rico manancial daquelas parabéns. Apenas um reparo, com sua permissão. Continuamos com o nome Castanha do Pará e mão Castanha do Brasil. Bom saber que pessoas de outras regiões deste imenso Brasil se interessam por nossas riquezas.

Estimulante sexual masculino disse...

qual-e-o-melhor-estimulante-Natura

Saudemasculina disse...

Muito obrigado

آسمان disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
آسمان disse...

❤️❤️❤️❤️❤️❤️
سپتیک تانک چیست؟
سپتیک تانک (Septic Tank) یک مخزن از جنس پلاستیک، فایبرگلاس، بتن یا فولاد است که در سیستم فاضلاب خانگی استفاده می ‌شود. این تانک ‌ها برای جمع‌آوری، تجزیه و تفکیک فاضلاب خانگی به دو بخش آب و رسوب در نظر گرفته شده ‌اند.
فاضلاب خانگی شامل آب فاضلاب از حمام، دستشویی، آشپزخانه و لباسشویی است که به سپتیک تانک رسیده و از آنجا به سیستم فاضلاب عمومی یا چاه ‌های تخلیه خروجی می ‌یابد. در سپتیک تانک، با انجام فرایند تجزیه، بخشی از ماده‌ های آلی فاضلاب به گاز، بخش دیگر به مایع و رسوب تبدیل می‌ شوند.
مایع تصفیه شده در سپتیک تانک به سمت سیستم فاضلاب عمومی یا چاه‌ های تخلیه خروجی هدایت می‌ شود. رسوب نیز در سپتیک تانک باقی می‌ ماند که برای خروجی دادن به دور ریختن رسوب از سپتیک تانک ، باید با دوره‌ های زمانی منظم خالی شود.
با استفاده از سپتیک تانک ، فاضلاب خانگی به آب تصفیه شده و رسوب تبدیل می ‌شود که در نتیجه به حفظ محیط زیست و بهداشت عمومی کمک می‌کند. همچنین، استفاده از سپتیک تانک برای خانواده‌ ها و محل‌ هایی که از شبکه فاضلاب عمومی دور هستند، می‌تواند یک راه حل کارآمد و اقتصادی باشد.
سپتیک تانک 5 مترمکعب
سپتیک تانک 10 مترمکعب ❤️❤️
سپتیک تانک 15 مترمکعب
سپتیک تانک 20 مترمکعب
سپتیک تانک 25 مترمکعب
سپتیک تانک 30 مترمکعب
سپتیک تانک 35 مترمکعب
سپتیک تانک 40 مترمکعب
سپتیک تانک 45 مترمکعب
سپتیک تانک 50 مترمکعب
سپتیک تانک 55 مترمکعب
❤️❤️❤️❤️❤️❤️

چیلرتراکمی disse...

❤️❤️❤️❤️❤️❤️
دستگاه "فور" معمولاً به عنوان فوریتر (به انگلیسی: Fuzzifier) نیز شناخته می‌شود. این دستگاه یکی از اجزای مهم در سیستم‌های کنترل فازی (Fuzzy Control Systems) است. هدف اصلی فوریتر، تبدیل ورودی‌های عددی و واقعی به مقادیر غیر عددی و عضویت در مجموعه‌ها و اندازه‌گیری عضویت آن‌ها در مجموعه‌های فازی است.
در کنترل فازی، ورودی‌های سیستم و خروجی‌ها با استفاده از توابع عضویت (Membership Functions) در مجموعه‌های فازی مدل‌سازی می‌شوند. این توابع عضویت، با کمک دستگاه فوریتر به عنوان واسطه، ورودی‌های پیچیده و مبهم را به زبان سیستم فازی تبدیل می‌کنند.
دستگاه فوریتر (فور) معمولاً شامل تعدادی قاعده فازی است که هر کدام از آن‌ها شرایط مرتبط با ورودی‌ها و عضویت‌های مربوطه را دارد. این قواعد به صورت قاعده‌های IF-THEN هستند و با توجه به ورودی‌های مشخص، یک خروجی فازی تولید می‌کنند. سپس از این خروجی‌ها با استفاده از عملگرهای فازی (مانند عملگرهای MIN و MAX) برای تولید خروجی نهایی استفاده می‌شود.
استفاده از دستگاه فوریتر در سیستم‌های کنترل فازی، امکان کنترل سیستم‌های پیچیده‌تر را فراهم می‌کند و بهبود عملکرد کنترل‌ها و سیستم‌ها را ممکن می‌سازد.
❤️❤️❤️❤️❤️❤️
https://cinateb.com/four/

Anônimo disse...

Pela data vc ja conseguiu né.

Anônimo disse...

Acabei de conhecer uma muda aqui em goiania e vi a fruta no parque dos dinossauros em uberaba mg chacaras proximas a UFG