segunda-feira, 22 de julho de 2013

Folhas de batata doce

No último post, em que mostrei a batata doce de Piracaia, alguém comentou sobre o uso das folhas pelos asiáticos. Há uma verdura do mesmo gênero e com folhas mais finas, da espécie Ipomea aquatica, que é usada na Tailândia Mas as folhas das batatas doces comuns, Ipomea batata, também são usadas pelos chineses e podem ser compradas no bairro da Liberdade. Ou qualquer pessoa pode plantar em casa, mesmo em vasos, mesmo que não produza batatas. Elas lembram um pouco espinafre, mas tem perfume e sabor próprios, muito agradáveis 

Já dei receitas com elas nestes três posts. 





E neste fim de semana, aproveitei um pouco das folhas do sítio, que abundam. Não tem receita é só um refogadinho simples, com fatias de alho e pimenta. Aqueci um pouco de azeite com fatias de alho e rodelas de pimenta dedo-de-moça com sementes e, antes que o alho começasse a dourar, juntei um pouco de folhas lavadas com os talos. Mexi e remexi até que murchassem. Juntei um pouco de água quente e deixei cozinhar um pouco, coisa rápida, tipo 2 minutos. Ficaria melhor se eu tivesse antes branqueado as folhas por 1 minuto em água fervente com sal e só depois passasse pelo azeite  - elas ficam mais verdinhas, mais brilhosas, com um aspecto melhor. Mas de todo jeito, ficam gostosas. Com frango caipira, arroz. E nhac! 

As folhas de talos roxos também servem - estes são daquelas batatas do
último post linkado lá em cima


4 comentários:

Henrique K disse...

Oi Neide

Minha avó fazia uma salada só com os talos das folhas de batata doce, descascados, cortados em pedaços de 5cm e depois branqueados. Descasca fácil igual talo de mandioca, pura diversão, e ainda fica uma delícia.

Abcs

João Inácio disse...

Quem mora em apartamento e tem pouco espaço, pode "plantar" a batata-doce em um vidro com água, colocado próximo de uma janela. Claro que não dá batatas, mas rende muita folha para se consumir. Quiche de folhas, torta salgada com queijo, omelete, etc, dá para fazer muita coisa com as folhas. E, se não me engano, são muito mais saudáveis que espinafre.
Abraços!

Anônimo disse...

Foto do seu blog copiada aqui nesse site, Neide: http://chabeneficios.com.br/cha-das-folhas-da-batata-doce/

wilson santos Santos disse...

Amei esta muito querendo saber se era comestível as folhas da batata doce,obrigado!