quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Não manguem do mangarito. Coluna do Paladar 2

Aquele mangarito roxo que ganhei do Seu João Lino está lá no Paladar de hoje. 

http://blogs.estadao.com.br/paladar/nao-manguem-do-mangarito-2/
http://blogs.estadao.com.br/paladar/salgado-ou-doce-ele-joga-nas-duas/


O bolo também está, mas este eu fiz com passas de jabuticaba - as cascas secas no forno baixo, antes esfregadas com um pouco de açúcar - post para breve - e foi degustado pelo próprio João Lino que apareceu aqui de surpresa, me trazendo mais mangaritos. Por coincidência, tinha acabado de tirar o bolo do forno. Ele gostou, ficou emocionado.  Fui até lá fora me despedir e encontrei com a Dora, vizinha querida, que também foi convidada a provar do bolo. Também gostou.  Para o caso de você ser um linkófobo, aqui vai  a receita: 


Bolo de mangarito

1 xícara de mangarito roxo cozido e amassado (220g)
1 xícara de farinha de trigo (120g)
1/2 xícara de manteiga com sal em temperatura ambiente (100g)
1 xícara de açúcar (180g)
3 ovos pequenos
1/4 de xícara de kefir ou
iogurte natural (60 ml)
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de raspa de limão
1 colher (chá) de fermento em pó

Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa, sem desligar, junte o açúcar aos poucos e bata até formar um creme esbranquiçado. Misture os ovos ao iogurte e acrescente à mistura, aos poucos, sem parar de bater. Junte os outros ingredientes e bata em velocidade baixa, só para misturar. Ponha em forma de anel ou de bolo inglês, untada e enfarinhada, e asse em forno médio por cerca de 40 minutos ou até dourar a superfície. Se quiser, junte passas de uvas ou de jabuticaba.


4 comentários:

Anônimo disse...

Não acho que tenha sido coincidência Neide, mas sim o universo conspirando para que você continue a receber mangaritos do seu amigo. A propósito, ele tem cara de quem gosta de contar causos. Abç.
Izabel

Anajá Schmitz disse...

Oi, que delicia de receita, só não conheço esse mangarito. Então dá para fazer jabuticaba seca. E essas cascas que legal, dá para fazer lindas bandejas. Lindo seu blog cheio de sugestões, virei uma seguidora.
Tenha uma ótima semana.
Anajá
http://livingonfarm.blogspot.com.br/

Neide Rigo disse...

Izabel, eu havia feito a compra por telefone, que seria entregue por motoboy, quando então o pagaria. Pois seu João resolveu vir da zona sul pra zona oeste entregar pessoalmente e teimou que era presente. Agora tenho suficiente para plantar mais e colher.

Anajá, tenho certeza que um dia vai se deparar com ele. Sim, eu seco só as cascas da jabuticaba. Logo farei um post a respeito. Obrigada!

Um abraço, N

Unknown disse...

temos mangarito a venda regiao de Minas
agroruralmf@gmail.com