quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Não manguem do mangarito. Coluna do Paladar 2

Aquele mangarito roxo que ganhei do Seu João Lino está lá no Paladar de hoje. 

http://blogs.estadao.com.br/paladar/nao-manguem-do-mangarito-2/
http://blogs.estadao.com.br/paladar/salgado-ou-doce-ele-joga-nas-duas/


O bolo também está, mas este eu fiz com passas de jabuticaba - as cascas secas no forno baixo, antes esfregadas com um pouco de açúcar - post para breve - e foi degustado pelo próprio João Lino que apareceu aqui de surpresa, me trazendo mais mangaritos. Por coincidência, tinha acabado de tirar o bolo do forno. Ele gostou, ficou emocionado.  Fui até lá fora me despedir e encontrei com a Dora, vizinha querida, que também foi convidada a provar do bolo. Também gostou.  Para o caso de você ser um linkófobo, aqui vai  a receita: 


Bolo de mangarito

1 xícara de mangarito roxo cozido e amassado (220g)
1 xícara de farinha de trigo (120g)
1/2 xícara de manteiga com sal em temperatura ambiente (100g)
1 xícara de açúcar (180g)
3 ovos pequenos
1/4 de xícara de kefir ou
iogurte natural (60 ml)
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de raspa de limão
1 colher (chá) de fermento em pó

Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa, sem desligar, junte o açúcar aos poucos e bata até formar um creme esbranquiçado. Misture os ovos ao iogurte e acrescente à mistura, aos poucos, sem parar de bater. Junte os outros ingredientes e bata em velocidade baixa, só para misturar. Ponha em forma de anel ou de bolo inglês, untada e enfarinhada, e asse em forno médio por cerca de 40 minutos ou até dourar a superfície. Se quiser, junte passas de uvas ou de jabuticaba.


4 comentários:

Anônimo disse...

Não acho que tenha sido coincidência Neide, mas sim o universo conspirando para que você continue a receber mangaritos do seu amigo. A propósito, ele tem cara de quem gosta de contar causos. Abç.
Izabel

MINHA VIDA DE CAMPO disse...

Oi, que delicia de receita, só não conheço esse mangarito. Então dá para fazer jabuticaba seca. E essas cascas que legal, dá para fazer lindas bandejas. Lindo seu blog cheio de sugestões, virei uma seguidora.
Tenha uma ótima semana.
Anajá
http://livingonfarm.blogspot.com.br/

Neide Rigo disse...

Izabel, eu havia feito a compra por telefone, que seria entregue por motoboy, quando então o pagaria. Pois seu João resolveu vir da zona sul pra zona oeste entregar pessoalmente e teimou que era presente. Agora tenho suficiente para plantar mais e colher.

Anajá, tenho certeza que um dia vai se deparar com ele. Sim, eu seco só as cascas da jabuticaba. Logo farei um post a respeito. Obrigada!

Um abraço, N

silva paul disse...

temos mangarito a venda regiao de Minas
agroruralmf@gmail.com