terça-feira, 18 de janeiro de 2011

É tempo de manga verde 1. Suco cru e refresco cozido


Suco de manga verde



As da sacola, verdes e maduras, foram colhidas no último piquenique. As de baixo são de hoje. Das mangueiras da praça que crescem ao deus-dará sem pesticidas ou fertizantes
Já falei das mangas maduras ou verde-verdolengas (salada, bolo e picolé e chutney de manga madura). Mas hoje falo apenas das verde-verdes. No meu bairro praticamente toda praça tem uma mangueira, plantada talvez por moradores. Quando conseguimos colher maduras, elas são ótimas, docinhas, cremosas, fiapentas. Mas há seres que chegam muito antes, quando a casca ainda está verde, apenas começando a amarelar. São os periquitos que crescem aqui aos montes. Deixam apenas os fiapos esbranquiçados grudaços ao caroço preso ainda à mangueira.
E mangas, assim como jacas e bananas, asiáticas que são, deveriam ter chegado por aqui com manual de instrução. No campo e nos quintais muitos frutos são desperdiçados simplesmente porque a maioria de nós não consegue enxergá-los como legumes que podem fornecer alimento desde a mais tenra idade. Nas terras de origem estes alimentos são usados assim, verdes ou maduros, como legumes ou como frutas. Quando verdes, têm mais amido, que se transformam em açúcar à medida que amadurecem. Por isto são mais densos, ideais para preparos salgados.
Dos três frutos citados, a manga verde é a mais versátil, porque não mancha, não tem visgo nem taninos, é de fácil manuseio e pode ser consumida crua ou cozida, doce ou salgada. O único inconveniente, mas que pode ser uma qualidade quando ela é direcionada ao uso certo, é a acidez. Pode ser usada como limão com a vantagem de ter uma massa nutritiva, mais rica em vitamina C. Então, além de fazer sucos crus e refrescos, pode ser transformada em polpa cozida, usada para refrescos, sorvetes e sorbets, para acidificar molhos etc. Se ralada, seca e triturada, faz ainda um tempero indiano, o Amchur, usado para condimentar curries e diversos outros pratos agridoces.
Suco de manga verde (cru): Foto lá em cima. É só bater no liquidificador a polpa de uma manga verde pequena descascada (a minha, coquinho, rendeu 60 g - que pode ser substituída por qualquer outra) com 200 g de água. Coe e adoce como quiser e se quiser. Sirva com gelo. Se quiser mais forte, à vontade, é só juntar mais manga. Para quem não conhece, lembra uma limonada ou limoneide. Pode-se juntar outras frutas e temperos, como melissa, capim limão, hortelã, cardamomo etc.
A polpa cozida: lave bem e descasque quantas mangas verdes tiver. Corte em lascas, coloque numa panela, cubra com água, deixando mais ou menos 3 centímetros acima das mangas, e leve ao fogo. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até que as mangas fiquem macias. Passe por peneira ou liquidificador (neste caso, coe depois) e está pronta para usar em sucos, sorvetes, molhos. Pode ser guardada na geladeira por dois ou três dias ou ser congelada para usar depois.
Refresco de manga (cozida): coloque numa jarra cerca de 1 xícara de polpa e 3 xícaras de água ou menos se quiser mais forte e cremoso. Junte açúcar e gelo a gosto. Se preferir, bata no liquidificador com gelo e um pouco de leite. Também fica bom. Para quem não conhece, este refresco fica com sabor de suco de umbu - quem não conhece umbu, é só provando as duas coisas para saber.
Na sorveteira, o suco vira um sorbet delicioso. Pode ainda virar picolé (que mostro depois que gelar)

Amchur, que comprei em Lisboa, vindo da Índia

Nesta outra praça, lichia, mexerica, nêspera, abacate e manga

Em seguida: curry de frango com manga verde e chutney cru de manga verde

12 comentários:

Angela Escritora disse...

O O o O OOOO brigada!
Obrigada, obrigada, o-bri-gada!
(é música de bandeirante que fui!)

Mangueiras: me aguardem!

http://cafezinhocombiscoito.blogspot.com

Unknown disse...

Tô numa fase de comer manga todo dia! Vou ver se acho umas pelas praças daqui, haha!

Kenia disse...

Eu sempre comi mangas verdes, quando era criança amava e continuei cultivando o hábito. Sempre coloquei nas saladas de todos os tipos. Vou experimentar os sucos, os dois.

Mudando de alhos para bugalhos, li em uma de suas postagens um comentário seu sobre a ancestralidade do gostar/saber cozinhar. Você conhece um livro chamado "O Caminho da Prática - a cura feminina através da alimentação, da respiração e do som" - Bri.Maya Tiwari? Esse livro, da filosofia Ayurveda, traz um belo texto, permeado a todo momento por lembranças ancestrais da produção de alimentos. É legal.

Beijo grande, até breve.

Kenia

Dom_Torresmo disse...

Oi Neide. nada a ver com este post. Mas lembro que uma vez você fritou bolinhos explosivos. Então, não frite gnoccis também, olha o que acontece:

http://www.youtube.com/watch?v=UkXy12xVnRs

Abraços!

Luis

Neide Rigo disse...

Ângela, esqueci de dizer que o post foi pra você, já que motivou o post com sua manguinha enigmática. Obrigada!!

Cela, tomara que encontre.

Kenia, não, não conheço o livro. Vou procurar saber. Obrigada!

Luis, que divertido! Vale mais ainda pelas gargalhadas dele. Eu ria junto. Obrigada! (o meu foi muito pior, pipocava até o teto)

Um abraço,
N

Sabrina Romano disse...

Neide, tenho feito suco com a casca da manga (orgânica); fica muito denso e saboroso! Quando não quero bater na hora, congelo as cascas e depois bato no liquidificador com água; já incrementei com raspinhas de laranja e ficou ótimo. Obrigada pelas receitas! Abraço

gunnar disse...

Ao ver sua polpa cozida, lembrei que minha mãe, alemã e sempre tentando adaptar as receitas de lá às frutas de cá, preparava a polpa de mangas verdes com algum açúcar. Comíamos com leite, tal qual umbuzada; um verdadeiro sacrilégio para os vizinhos nordestinos nas idos de 60.

Doce Refúgio disse...

Olá Neide,gosto muito do seu blog.Foi através dêle que fiquei conhecendo melhor o cruá e,estou fazendo até uma tégula para cultivá-lo.,uma fruta que deve ser muito divulgada,pois,além de ser muito fácil de produzir é muito saborosa.Também aprendi a fazer suco de manga verde e, aproveito toda a casca .Parabéns !Continue brilhando.Beijos...Irai.

Galdino disse...

Post muito legal... adorei>

Unknown disse...

Tava procurando saber o que fazer com a manga que cortei ontem para por na salada e estava verde, e achei o suco.Obrigado

Unknown disse...

Gosto muito da polpa de manga cozida batida com leite gelado e açúcar. Chamamos de Manguça.

Lucas reis disse...

Sou Lucas, estava procurando o que fazer com as mangas verdes que ganhei e aprendi muito com suas postagens,
Obrigado. Hoje mesmo vou fazer o suco com a manga cru e a polpa cozida.