segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Compota de limão cravo e geleia de limão cravo

Só fiz tudo isso porque comprei um descascador de laranjas

Aproveitando os últimos limões rosa da safra, aproveitei para usar o aparelhinho que comprei para descascar laranjas. É ótimo também para o limão fresquinho, ainda bem firme. As casquinhas podem ser secas para aromatizar chás - não esqueça de lavar bem os limões com paninho ou bucha vegetal antes de começar a descascar. 

Descasquei todos e separei as cascas


Cortei ao meio os limões descascados - regule ou aparelho para tirar casquinhas bem finas sem a parte branca. Se não tem o aparelhinho, use faca bem afiada e tire com cuidado. Elas serão todas picadas para a geleia.

Tire o suco dos limões para a geleia e separe as conchas para a compota. Aqui, brevemente, como fiz cada coisa.



Geleia de limão rosa

4 xícaras de água

As casquinhas dos limões picadas

2 colheres (sopa) de sementes e polpa amarrados numa trouxinha

Suco de 22 limões cravo (cravo, rosa, lava-tacho, china, capeta, cavalo etc) - tente deixar as conchas intactas, sem quebrar

2 xícaras de açúcar

Numa panela, coloque a água e as casquinhas de todos os limões, picadas bem fininho. Junte a trouxinha com as sementes e a polpa. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até as casquinhas ficarem macias e o líquido reduzir à metade. Se precisar, junte mais água quente. Tem que restar 2 xícaras de líquido. Retire a trouxinha, espremendo bem, e junte o suco e o açúcar. Deixe cozinhar em fogo baixo até chegar ao ponto de geleia. Coloque em vidros fervidos e secos, feche bem e guarde na geladeira. Fica bem azedinha e ligeiramente amarga, boa para comer com queijos ou ser usada como parte de molhos agridoces para saladas. 

Para saber o ponto de geleia

Siga um desses truques para saber:

levante a geleia com uma colher de pau, a última gota deve ser grossa e demorar a cair;
tire um pouco, coloque num pires gelado, deixe esfriar e empurre a superfície com o dedo – deve formar ondinhas;
apóie uma tigela pequena de inox sobre uma bacia de gelo e coloque um pouco da mistura sobre ela – veja se está com consistência de geleia.

A geleia quente é molenga e, quando fria, é gelatinosa. Se tiver dúvidas, desligue o fogo, coloque um pouco num copo e deixe na geladeira. Se ainda tiver mole depois de gelada é porque precisa de mais um tempo de fogo.



Compota de casca de limão cravo 

Fiz a compota do mesmo jeito que faço compota de laranja amarga (da terra) ou limão zamboa.  A diferença é que fiz como minha avó fazia, sem tirar o bagaço. Apenas descasquei fininho, tirei o suco com as sementes para fazer a geleia e deixei as conchas de molho em água fria por 4 dias, trocando a água 2 vezes por dia. 


O limões descascados e já sem o suco.
E a calda aromatizada com manjericão cravo 



Coloque as cascas já demolhadas e escorridas em uma panela. Cubra com água e leve para ferver por cerca de 10 minutos ou até que estejam bem macias. Enquanto isso, faça uma calda com 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de água e umas folhas de manjericão cravo.  Deixe engrossar um pouco, mas sendo ainda uma calda rala. Junte as cascas bem escorridas e deixe aferventar por uns 5 minutos. Desligue o fogo, tire as folhas e espere esfriar. Ferva novamente e coloque ainda quente em vidro aferventado ainda quente também. Feche, espere esfriar e guarde na geladeira. Se faltar calda, faça um pouco mais à parte e despeje sobre a compota para que fique coberta.  Sirva com creme, bolo, iogurte, queijo de cabra, queijo cremoso.  As folhas, claro, são opcionais. Não precisa deixar de fazer se não as tiver por perto.  Basta não colocar, que também vai dar certo e ficar deliciosa a compota. 


Para ver outra compota de limão cravo aqui no blog,  tem a receita do querido Ocílio, que já se foi. 

8 comentários:

engaztop2 disse...




شركة تنظيف سجاد بالجبيل
شركة تسليك مجارى بالقطيف
شركة تسليك مجاري بالخبر
شركة تنظيف منازل بالدمام
شركة تنظيف منازل بالجبيل
شركة تنظيف سجاد بالجبيل
شركة تسليك مجاري بالقطيف
شركة تنظيف سجاد بالجبيل
شركة تسليك مجارى بالاحساء
شركة تنظيف سجاد بجدة




Anônimo disse...

Adorei 😻

Anônimo disse...

Será que funciona com limão siciliano? Vou tentar.

Anônimo disse...

Meu nome Ivonete stern

Juliana disse...

Achei a idéia ótima! Amo limão cravo, mas nunca tentei fazer geléia, vou tentar fazer!

Anônimo disse...

Boa tarde Neide.Como você está?Fiz conserva de limão siciliano e ficou maravilhoso. Será que no lugar do sal colocar açúcar também dá certo?Agradeço a atenção. Abraços.

Anônimo disse...

Meu nome é Iraimattos@gmail.com.

james disse...

Great idea!! I love lemon. but I can't try to make a jam. I am going to try it. Now its time to availshop fittersfor more details.