terça-feira, 26 de abril de 2022

Frutos de capeba


 

Como disse no post de ontem, tive que podar uns pés de capebas e estavam todos carregados de frutinhos. A capeba é parente da pimenta do reino, do mesmo gênero Piper. Quando verdes são aromáticos mas não picantes e podem ser usados em temperos para peixes, files de frango, legumes etc. Pode incluir em qualquer tempero que levaria pimenta do reino. Eu prefiro raspar (verde ou maduro) para tirar a polpa com as micro sementes - pois no meio tem um talinho mais firme. Mas se for fazer algum prato ensopado ou cozido, pode colocar os dedinhos inteiros. 

Quando amadurecem, a polpa fica molinha e escura. Basta raspar e usar como tempero ou comer, raspando com os dentes ou com a faca, descartando o talinho duro.  É uma iguaria docinha, macia e crocante. Se tiver muitas, dá até pra pensar em fazer uma sobremesa. As sementes minúsculas devem ter o tamanho das sementes de baunilha, mas não são tão aromáticas. No entanto, dão uma crocância interessante. 

A polpa do fruto maduro, dá pra comer como sobremesa  

Os frutos maduros 

No pilão com alho, sal, tomilho e orégano

O talinho duro sem a polpa 

A polpa sem o talo

O tempero já socado 





5 comentários:

analice disse...

Neide adorei. Já tinha usado as folhas, mas não sabia dos frutos. Vou experimentar. Obrigada por tanta informação interessante e útil.
Ana ALice

Anônimo disse...

Nunca ouvi falar de capeba, muito curiosa para conhecer, será que encontro em SP?

Micheal Jackson disse...

Close to paradise offered in one of these How To Make Nachos In Microwave?
residences will meet your needs and help you to remain active and dignified.

Syair Macau disse...

Nunca ouvi falar de capeba, muito curiosa para conhecer

JO disse...

Scientists have discovered five รับเหมาสร้างบ้าน new species of soft-furred hedgehogs รับสร้างบ้าน เชียงใหม่ from South East Asia.