segunda-feira, 25 de abril de 2022

Capeba como couve

 


Ontem tive que fazer poda no quintal e a capeba (Piper embellatum) foi pro chão.  Era tanta capeba que já não estava conseguindo passar.  A planta de sombra é parente da pimenta do reino, tem aroma com uma suave lembrança da especiaria, mas não é picante. É muito usada como planta medicinal, mas também é comestível das boas. Tem um certo amargor bem gostoso e pode ser usada como invólucro, refogada, cozida, na sopa, como tempero. A planta adulta tem os frutos na forma de dedinhos como a pimenta de macaco ou  pimenta longa e são comestíveis e aromáticos também. Os frutos maduros são docinhos.  Depois falo deles. 






Por enquanto é só pra dizer que pode usar as folhas como couve.  Pique fininho e refogue no alho.  Se estiver muito firme, acrescente um pouco de água quente e deixar cozinhar. Em poucos minutos estará macia e deliciosa.  A minha ainda tempero com pimenta do reino. 

6 comentários:

Anônimo disse...




sublime text crack
signal desktop crack
visual seo studio crack
bandicam crack

Micheal Jackson disse...

I sauteed onions in a little butter chinesebuffetnearmenow.net
and added sliced ​​shitake mushrooms. some dismembered shimeji and the flowers of a heart. I sautéed, stirring constantly, over high heat, until the mushrooms

Data Macau disse...

some dismembered shimeji and the flowers of a heart

JO disse...

Four-time Olympic champion Simone Biles says "there is no room for racism in any sport" after a video went viral on social media of a black girl not given a medal at an Irish gymnastics event ceremony. รับ สร้าง บ้าน เชียงใหม่

Anônimo disse...

Gratidão, como sempre.
Terei de cortar alguns pés e não sei fazer charutos vegetarianos. Então queria preservar algumas folhas (vou manter uns 2 pés ainda). Vou deixar secar e ver como fica como temperinho e escaldar umas folhas para o preparo como a couve. Como gosto de amargos (jiló, chicória) espero que o sabor também me agrade.
No litoral, encontramos Caapeba pelas ruas - e outras plantinhas também. Papai do Céu providenciou um paraíso, uma pena nao preservarmos e as construções tomarem conta da Mata tão linda e diversa.

JO disse...

Scientists have discovered five รับเหมาสร้างบ้าน new species of soft-furred hedgehogs รับสร้างบ้าน เชียงใหม่ from South East Asia.