sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Cogumelos da Lapa



Estou torcendo para que chova bastante para que possa coletar alguns cogumeloso por aí. Não reconheço a maioria deles e neste caso apenas fotografo e tento identificar. Mas os Pleurotus são razoavelmente fáceis de se reconhecer. Este, colhi na Horta City Lapa, num toco de uma yuca que caiu de podre.

Se não tem familiaridade com cogumelos, não se arrisque. Apesar da facilidade de se reconhecer esta espécie, comece observando os Pleurotus que você compra, observe os cogumelos que crescem por aí, fotografe, entre em fóruns, aprenda sobre os hábitos de cada cogumelo, enfim, dedique-se. Eles não te farão falta caso não tenha segurança na identificação. E lembre-se daquele ditado que vale pra cogumelos e plantas. Todos são comestíveis, alguns uma só vez.



A auriculária ou orelha-de-judeu, colhi no do quintal e tansagem também, que é praticamente um cogumelo - a planta tem associação com fungos que lhe conferem sabor de cogumelos apesar do amargor.



Na foto, a canjiquinha de milho crioulo e o queijo são da Serra da Bocaina e o complemento, cogumelo, auriculária e tansagem, fiz apenas passando na manteiga cebola, cogumelos, auriculária e tansagem, tudo picado. A canjiquinha, refoguei como arroz e deixei cozinhar com um pouco mais de água.


3 comentários:

Ana disse...

O melhor blog do país! Adofei as postagens, os videos... tudo respira inteligencia e respeito! Cozinho nada... só sei comer e apreciar. Obrigada.
PS familia de origem Pará, Acre, Pernambuco, Sicilia, Libano.

El despertar disse...

Que mão-de-obra tan hermosa que está realizando

كشف تسربات المياه بجدة disse...


كشف تسربات المياه في جدة
كشف تسربات المياه بجدة
شركة كشف تسربات المياه بجدة
شركة كشف تسربات المياه بالطائف
عزل خزانات المياه بالطائف