quinta-feira, 8 de junho de 2017

Marmelada de dilênia - fruta-cofre, maçã-de-elefante, pataca.

Continuando a coluna do Paladar sobre dilênia (já havia falado dela também aqui), tenho um acréscimo a fazer: esta marmelada que decidi fazer com a polpa cozida e sem as fibras.

Para fazer o doce, usei a polpa das sépalas que cozinhei na panela de pressão. Veja post anterior linkado aí em cima.

Passei a polpa pela peneira grossa e me rendeu 800 g - acho que tinha umas duas. Pesei 200 g  de açúcar cristal orgânico, misturei tudo numa panela e levei ao fogo, sem parar de mexer. Deixei cozinhar até que a massa começasse a se soltar do fundo. Juntei, então, 8 g de agar-agar em pó diluída em um pouco de água. Deixei cozinhar por mais 5 minutos mexendo sempre, esperei amornar e despejei a massa em um molde de madeira forrado com plástico. Levei a geladeira e esperei solidificar. Desenformei e coloquei por cima umas florzinhas de sabugueiro só pra enfeitar. Mas não precisa, claro. E o molde pode ser qualquer vasilha. Pode usar, por exemplo, uma embalagem de catupiry, e ficará como este doce de batata doce roxa que mostrei aqui.
Fica com textura de marmelada, ácida, perfumada, gostosa!

A água de cocção virou chá de "maçã". Apenas juntei cravo e canela pra ferver junto e ficou delicioso.




6 comentários:

Brigitte Fernandes disse...

Olá Neide, adorei seu artigo sobre a dilênia. Achei que essa furta não se come. Vi ela pela primeira vez no Parque da Luz. Lá tem algumas árvores já bem antigas. Agora vou ficar de olho para ver se descubro outras e testar as suas receitas.

Unknown disse...

Estou aqui no parana está perto da casa da minha filha tem vou leva pra são Paulo porque tenho artrose artrite vi que é bom

Adriana disse...

Olá, de qual cidade do Paraná?

Unknown disse...

Boa tarde. Também fiz doce com essa fruta. Ficou maravilhoso. Parecia marrom glacê, porém cozinhei junto da maçã de elefante batata doce, passei tudo na peneira e fiz o doce com o purê que obtive. Coloquei açúcar e deixei apurar até se soltar um pouco do fundo da panela. Ficou muito saboroso!!!!!

Unknown disse...

Olá! Gostei tanto que fiz essa marmelada várias vezes. Grata! Só não usei agar agar, pois não precisou para dar ponto. ;)

COCO disse...

Megan Rapinoe suffered a painful end to her football career as the American star had to leave the pitch just three minutes into her farewell game. รับสร้างบ้านลำพูน