quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Quase um tofu da Birmânia

Outro dia a leitora Alice me perguntou se eu já tinha feito o shan tofu com a farinha dos grãos fermentada. E, não, nunca fiz. Mas como ultimamente tenho deixado sempre uns grãos de molho além de farinhas fermentando, calhou de eu ter grão de bico, ervilha e feijão fradinho demolhados por 24 horas (eles começam a fermentar e ficam mais fáceis de digerir).  E ficam também bem molinhos e aí foi fácil. Achei melhor que usar a farinha.

Na verdade, este não é um tofu como o que conhecemos, feito a partir do leite de soja coagulado.  Feito na Birmânia com grão de bico e ervilha, este tipo é como uma polenta que é resfriada e cortada em pedaços. Depois os pedaços são temperados ou preparado como curry.  Fiz ontem como salada mas esqueci de tirar foto...

Para o preparo, fiz minhas intromissões, misturei os grãos e ainda forrei a forminha com folha de cúrcuma para aumentar o perfume da especiaria - normalmente o que se usa é só o pó neste tipo de tofu.  Se quiser, use um só tipo ou dois de grãos e também vai dar certo.

Tofu de ervilhas e outros grãos 

1/2 xícara de grão-de-bico demolhado e escorrido
1/2 xícara de feijão fradinho sem pele demolhado e escorrido
1/2 xícara de ervilha seca demolhada e escorrida
1 e meia xícara de água
1 pitada de sal
1 pitada de cúrcuma

Coloque os grãos no liquidificador, junte a água e triture até virar uma massa bem lisa. Leve ao fogo baixo com os temperos e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 15 minutos ou até formar uma mistura cremosa que se solta do fundo. Se precisar, junte mais água quente. Tem que ter consistência de polenta. Despeje num tabuleiro, espere esfriar, espere gelar e corte em cubos. Eu forrei a forma com folha de cúrcuma, mas foi intromissão minha. Não precisa.
Tempere como salada - pode levar molho de peixe, limão, shoyu, cebolinha, pimenta, coentro, cebola roxa frita. Ou faça um caril com os cubos.

É isto.  Depois mostro os pratos prontos.


7 comentários:

Alice ] disse...

Nossa Neide, pedi uma dica e ganhei um post de presente. Obrigada.

Unknown disse...

Hummmmm!! Vou tentar. Deve ter gostinho de abará, mas sem o dendê... Estou adorando esses posts com receitinhas veganas... Este blog é sensacional!!

Unknown disse...

Hummmmm!! Vou tentar. Deve ter gostinho de abará, mas sem o dendê... Estou adorando esses posts com receitinhas veganas... Este blog é sensacional!!

diu disse...

Neide de olhar parecia pamonha,e bateu vontade sabe de que comer Berem.brigadu.

Gabi disse...

Bas ta entrar no blog para aprender algo diferente!Amei Neide!

Gabi disse...

Sobre o feijão fradinho, você tira a casca um por um ou tem um jeito milagroso? rsrsrs E o grão de bico, tira a casaca um por um?

Neide Rigo disse...

Alice, eu que agradeço!
Gabi, o jeito milagroso é comprar o feijão fradinho já sem pele - no Mercado da Lapa tem. Do grão de bico, esfrego e tiro o que consigo depois de demolhado. O que não consegui tirar fica.
Um abraço,n