segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Pão de banana verde com farinha de castanha

Já que falamos do coração da banana, aqui está um bom jeito de aproveitar a banana também em suas outras fases não convencionais. A banana verde é um ingrediente amiláceo que pode ser usado como batata em vários pratos. O sabor é neutro, mas é um elemento nutritivo que deveria ser mais usado para incrementar pratos do dia-a-dia, da merenda escolar, de hospitais etc. No pão, ela confere textura macia como no pão de mandioca. 

A farinha de castanha-do-brasil (ou da Amazônia, do Pará, o importante é que entenda do que estou falando), ganhei da amiga Patrycia, de Rio Branco. A empresa Miragina tem feito (depois da extração do óleo) sob encomenda. As bananas verdes estavam aqui em casa numa cesta há dias sem querer amadurecer. Vieram do sítio, foram colhidas imaturas demais para amadurecer. Então, o negócio foi juntar tudo e fazer pão - já que venho treinando toda semana a incluir outros ingredientes pra diminuir o uso da farinha e incrementar a massa com os minerais, fibras, vitaminas e outros compostos benéficos vindos do mundo vegetal além do trigo. E, claro, para usar mais os ingredientes locais (lembrando que parte do trigo que consumimos vem de fora). 

A fórmula é fácil: 500 g de banana verde cozida, 100 g de farinha de castanha, 450 g de farinha de trigo e 175 g de levain, 13 g de sal, 10 g de melado e 250 ml de água. 

A banana verde, cozinhei com casca, inteira, na panela de pressão, por cerca de 10 minutos - ou até ficar macia. Descasquei e piquei. Usei o mixer para transformá-la em purê junto com o levain e a água. Bati com a batedeira, com a pá para pão, mas pode ser na mão, juntando o sal, o melado e a farinha - até formar uma massa bem macia e com brilho. Se precisar, junte um pouco mais de farinha ou água. 

O restante do preparo é igualzinho ao do pão de abóbora cabochá: 
http://come-se.blogspot.com.br/2015/06/pao-de-abobora-de-dois-tipos-cabocha-e.html



4 comentários:

Unknown disse...

Já fiz pão com banana verde e ficou uma delícia mesmo! Com farinha de castanha então deve ficar paradisíaco!!!
beijos,
adelia

Margarida disse...

Oi, Neide! tudo bem? aqui em minha cidade deve ser difícil encontrar esta farinha de castanha-do-brasil (é mais fácil a castanha in natura). Você me aconselha a substituir por outro ingrediente? curto muito sua página. Sucesso!

Neide Rigo disse...

Adélia, sim, fica muito bom. Os ingredientes se combinam.

Margarida, pode triturar no liquidificador as castanhas. Ou use farinha de amendoim ou de castanha de caju, por exemplo. Também dá certo.

Um abraço,n

Margarida disse...

Valeu, Neide! obrigadinha.