sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Cante Alentejano, patrimônio da humanidade



Ontem a Unesco proclamou em Paris o cante alentejano como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Tive o privilégio de gravar este vídeo, que já publiquei outras vezes (aqui com a letra do que é cantado).  Depois do vídeo de como fazer tapioca, com 170 mil visualizações, este é o mais popular, com 125 mil. Estar junto a estes cantores é emocionante, o canto coletivo é tocante. E ainda há o ensinamento - aqui, de açorda de coentros e alhos, uma delícia.   Como hoje é dia de recordar, aqui fica para cantar junto no fim de semana e homenagear os cantores.

5 comentários:

Olivia disse...

Neide, vi o filme Alentejo, Alentejo quando estava em Portugal, justamente sobre o cante, que estava pra ser declarado patrimônio da humanidade. O documentário é lindo e muito emocionante (e veio pra mostra de cinema de SP, talvez consiga ser exibido em circuito logo mais). Imagina que, em setembro, um dos grupos de cantores do Alentejo percorria Lisboa cantando para promover o documentário... Vontade de voltar pra terrinha!

Anônimo disse...

Wow this is amazing. Never knew you could hack anyone on facebook this easily.
Try it out guys, it works.
hackfbaccountlive.com/?ref=6219581

Bombom disse...

Neide, hoje os meus Parabéns são para ti pela gentileza de partilhares este vídeo e de felicitares os Cantores do nosso Alentejo pela proclamação do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
Ainda não tinha visto nenhum blog fazer-lhe referência e tu que estás do outro lado do Oceano fizeste-o. fico-te muito grata pela tua sensibilidade e atenção. Um abraço da Bombom

Neide Rigo disse...

Olívia, que bom saber. Quero ver o filme.

Bombom, é mesmo muito merecido o título recebido. E não importa de que lado do oceano estamos, o que é bom tem que ser valorizado.

Um abraço,n

Beth disse...

Oi Neide!
Estive no Alentejo no mês passado e acabei de ver um trecho sobre o Cante postado por uma amiga de Portugal.
Mais uma vez vez fico emocionada ao ler o seu post.....