terça-feira, 25 de novembro de 2014

Mel de meliponas direto do pote


Neste final de semana teve oficina de meliponicultura no Sesc Belenzinho e no sítio do professor, Jerônimo Villas-Bôas, como parte do projeto Comer é Mais, sob minha curadoria. Para muita gente que participou foi uma grande descoberta saber que nossas centenas de espécies de abelhas nativas não têm ferrão, não têm abdome listrado em preto e amarelo e não produzem mel tão doce e espesso. Já no sítio, em Itapecerica da Serra, Jerônimo mostrou os modelos de caixinha e abriu algumas do seu meliponário para vermos a estrutura interna e provar do mel fresco e do pólen bem ácido. O mel é fluído e pode ter coloração bem amarela, esverdeada ou bem pálido a depender do tempo de maturação nos potes de cera ou do tipo de floração. Mas de um modo geral é um mel mais ácido, menos doce, mais fluido e, por tudo isto, facilmente fermentável, o que lhe dá uma complexidade de sabores ainda maior. 
Quem participou da atividade, gratuita, ainda ganhou o livro do Jerônimo sobre o assunto - um manual técnico editado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) onde você pode encontrar todas as informações necessárias caso queira se dedicar à meliponicultura. Por sorte, o livro também pode ser baixado gratuitamente no site do instituto: http://www.ispn.org.br/arquivos/mel008_31.pdf
Aqui, algumas fotos:



Na parte de cima da caixinha fica a melgueira com estes potes com mel e
pólen que garantem a sobrevivência da colônia 
Jerônimo com a faca para abrir as caixinhas


A filha é sua assistente e entende tudo de abelha sem ferrão

Estes potes são uma tentação  

10 comentários:

Anônimo disse...

Neide existe algum mel que o Diabético pode consumir.Ja existe tanto tipo de mel?Bjs (Diulza)

Anônimo disse...

Que pena, Neide, a foto da rainha não apareceu aqui para mim. Foi problema da foto ou do meu computador?

beijos,
Joana

Neide Rigo disse...

Diulza,
os meles de abelhas sem ferrão são apenas menos doces e mais ácidos e podem entrar em pequena quantidade em molhos para salada, por exemplo. É só fazer a contagem de carboidratos contando com ele. Mas, mel específico pra diabético, nunca vi.

Joana, a primeira foto não aparece pra você? Ela está lá.

um abraço,n

Guibro disse...

Neide, a primeira foto também não abriu aqui (a única que não apareceu). Mas conferi no arquivo .pdf. Queria um pote de mel aqui!

Neide Rigo disse...

Joana e Guibro,
e agora abriu? Mudei o tamanho.
Um abraço,n

Anônimo disse...

Oi, Neide,

Não, infelizmente continua não abrindo. Mas segui o exemplo do Guibro e vi no pdf. valeu a pena. as fotos são sensacionais!

Beijos,
Joana

juju gago disse...

que coisa mais linda estes potes com mel!
e esta gente cheia de saber.
adorei :)

(a primeira foto também não abre pra mim!)

Neide Rigo disse...

Juju, Joana e Guibro,
troquei a foto. COntinua não abrindo?
Obrigada pela compreensão, n

Anônimo disse...

Neide, agora abre!

Beijos,
Joana

Uakari disse...

Fiz um curso de criação de abelhas nativas sem ferrão, mas ainda não consegui começar a criar. Dizem que aqui em Campos do Jordão, onde moro, tem muita mandaçaia. Enquanto isso, vou enchendo meu quintal de flores.
David Kim